Blog Messer

Desencalagem com CO2: conheça as vantagens da utilização do gás

A desencalagem é um dos processos industriais pelos quais o couro passa antes de ser distribuído para os consumidores. O objetivo dessa etapa é remover substâncias alcalinas, tanto as depositadas quanto as quimicamente combinadas.

A desencalagem normalmente é feita em peles que já passaram pelos processos de depilação e caleiro. O primeiro passo desse processo é a lavagem feita para eliminar parte da cal e as impurezas que resultaram da degradação da pele nos processos anteriores. Depois da lavagem, acontece a desencalagem propriamente dita.

Para esse processo é empregado produtos químicos, entre eles a desencalagem com CO2. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre essa técnica e explicar por que ela é vantajosa. Acompanhe!

Desencalagem com CO2: como funciona?

A desencalagem com CO2 é uma alternativa ao uso de desencalantes convencionais, como sais amoniacais, ácidos orgânicos e ácidos inorgânicos — o gás carbônico pode substituí-los total ou parcialmente.

A utilização do CO2 na desencalagem se baseia na formação de ácido carbônico (H2CO3), resultado da solubilização do gás na água. Esse ácido fraco reage com o hidróxido de cálcio e forma o bicarbonato de cálcio, que é um sal solúvel.

A principal vantagem da desencalagem com CO2 é a redução dos impactos ambientais, visto que as outras opções de desencalantes podem contaminar o solo e prejudicar os corpos d’água.

Benefícios de usar CO2 no processo de desencalagem

Além da menor carga de sais nos efluentes, o CO2 reduz o processo de desencalagem, já que é necessária a utilização de apenas um solvente e em menor quantidade, influenciando também a redução de custos.

Esses são os principais benefícios do CO2 para o processo produtivo:

  • redução gradual do pH;
  • remoção de cal de forma efetiva;
  • fácil controle do sistema;
  • baixos riscos operacionais;
  • baixo investimento;
  • facilidade de automatização do processo;
  • menor formação de sulfato de cálcio;
  • menos uso de água.

A desencalagem com CO2 deixa os poros da pele do couro mais abertos e homogêneos, além de tornar a tripa mais limpa e clara, resultando em um couro mais macio. Para os operadores, as principais vantagens são o trabalho operacional menos pesado e a menor emissão de gás sulfídrico e de amônia para o ambiente.

A seguir, conheça o fornecedor ideal para os seus processos de desencalagem com CO2.

Fornecedor de CO2 para desencalagem: conheça a Messer

O Grupo Messer Gases tem mais de 120 anos de história e é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases no mundo. Somos um empreendimento global de US$ 3,8 bilhões, com mais de 11 mil colaboradores e presença na Europa, na Ásia e nas Américas.

A Messer tem um dos mais completos portfólios de produtos do mercado. Além de CO2, fornecemos oxigênio, nitrogênio, argônio e outros gases e misturas.

Nosso centro de pesquisa de última geração desenvolve tecnologias que são aplicadas no uso de gases em quase todos os setores da indústria, na tecnologia de alimentos, medicina, pesquisa e ciência.

Prêmios e certificações

Por ser uma empresa com foco em qualidade, segurança e inovação, a Messer conquistou, ao longo de sua história no Brasil, diversas certificações que comprovam o nosso compromisso com clientes e funcionários:

  • ISO 9001: é um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil;
  • ISO 14001: essa certificação garante que uma organização desenvolve uma estrutura de proteção ao meio ambiente e consegue dar rápidas respostas às mudanças nas condições ambientais;
  • FSSC 22000: certificação voltada para o setor alimentício que garante a segurança e a qualidade na fabricação de alimentos;
  • Great Place To Work: a Messer é pentacampeã na certificação;
  • Melhor operação B2B em atendimento: prêmio concedido pela ClienteSA;
  • Empresa mais inovadora do segmento químico, de papel e celulose: por três anos consecutivos, somos reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras pelo Prêmio Valor e Inovação Brasil.

Diferenciais da Messer

A Messer vai ajudar você a comprar CO2 de fontes sustentáveis para o aceleramento da sua produção de couro, garantindo maior produtividade e contribuindo com a melhoria da qualidade dos produtos.

Estes são alguns dos nossos diferenciais:

  • garantia do fornecimento recorrente de CO2, possibilitando a produção continuada;
  • alto padrão na distribuição e logística de CO2;
  • sistema de telemetria, que consegue monitorar o volume do tanque online por 24 horas, durante os 7 dias da semana, e, ao chegar em um determinado volume, alerta para um processo de venda;
  • centro de distribuição focado — você consegue manter contato conosco a qualquer hora.

Compre CO2 em nossa Loja Messer

A Loja Messer é a nossa loja virtual destinada aos nossos clientes de operação B2B. Por lá, é possível fazer autoatendimento e solicitar os produtos sem a necessidade de conversar com os nossos consultores.

Ela está disponível 24 horas por dia e oferece mais agilidade e praticidade para você e sua empresa.

Conheça nossos produtos!

Novos usuários

Se você vai comprar em nossa loja pela primeira vez, é necessário acessar a página de login da Loja Messer e solicitar a criação do seu cadastro.

Em até 24 horas úteis, você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro e definir uma senha.

A partir disso, é possível acessar nosso e-commerce e aproveitar as nossas facilidades.

Clientes Messer

Se você já é nosso cliente, só precisa fazer login para começar a usar nossa Loja Messer.

Acesse agora a Loja Messer e garanta o seu estoque de CO2 para um processo de desencalagem mais produtivo e sustentável.

Gostou deste conteúdo sobre desencalagem com CO2? Veja também:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos