Blog Messer

Gás carbônico na conservação de alimentos: saiba como ele atua e as suas vantagens

Gás carbônico na conservação de alimentos: saiba como ele atua e as suas vantagens

O gás carbônico, em combinação com outros gases, é utilizado para conservação e no congelamento de alimentos ou na carbonatação de bebidas gaseificadas na indústria alimentícia. Com ele, é possível fornecer mais qualidade e agilidade ao processo de produção.

Quer saber mais?

Neste artigo, falamos com mais detalhes sobre as características do gás carbônico e suas aplicações na indústria de alimentos e bebidas.

Conheça as principais características do gás carbônico

O gás carbônico industrial é produzido pelo setor petroquímico ou pela queima de gás natural nos processos de cogeração. Para que ele esteja pronto para uso e seja de qualidade, é necessário que se apresente sob a forma liquefeita e seja incolor, inodoro e levemente ácido.

Composição

O gás carbônico é encontrado na atmosfera na forma de CO2, uma molécula composta de um átomo de carbono e dois de oxigênio.

Estado

Em temperatura ambiente, o gás carbônico encontra-se em estado gasoso — seu ponto de ebulição é de -78,46°C. Em estado sólido, recebe o nome de gelo seco.

Fontes emissoras

Na natureza, apenas 0,3% do composto é encontrado no ar. Essa quantidade é advinda de processos químicos, como a combustão e a respiração de seres vivos.

Mas o gás carbônico também pode ser emitido por outras fontes:

  • decomposição de seres vivos
  • erupções vulcânicas
  • desmatamento e queimadas
  • lavagem de polpa e celulose de papel
  • queima de combustíveis fósseis;
  • atividades como agropecuária e indústria

Como o gás carbônico é utilizado nas indústrias? 

O CO2 é utilizado para diversas aplicações nas indústrias em diferentes estados. Veja a seguir com mais detalhes.

Setor automotivo

Em misturas com nitrogênio, o gás carbônico é utilizado para calibração em testes de emissões de motores.

Mecânica

É amplamente utilizado como gás de proteção nos processos de soldagem MIG/MAG e arame tubular.

Alimentos e bebidas

Nesse tipo de indústria, o gás carbônico tem uma série de utilidades, como, por exemplo, na carbonatação de bebidas, no resfriamento, no congelamento e na conservação de alimentos. É do que trataremos em detalhes a seguir.

Conservação de alimentos: entenda a função do gás carbônico na indústria alimentícia

Quando se trata de conservação de alimentos, os gases são usados na etapa de armazenagem. A mistura ideal depende de alguns fatores, como o tipo de alimento, a microbiota presente e o mecanismo de deterioração do produto em questão.

Na prática, os gases são inseridos nas embalagens para substituir o ar que envolve o alimento. A ideia é que a mistura ofereça condições para a manutenção de suas propriedades físicas, químicas e microbiológicas.

Nesse sentido, o gás carbônico é um importante agente nesse processo. Ele age como bacteriostático e fungicida, o que desacelera o crescimento e a proliferação de bactérias aeróbicas e do mofo. Dessa forma, o alimento pode manter suas propriedades por mais tempo nas prateleiras do mercado e das casas.

Atmosfera modificada para preservação do sabor

Esse processo de conservação pode ser feito a partir do sistema Modified Atmosphere Packaging (MAP) ou simplesmente Atmosfera Modificada.

Por meio da alteração da atmosfera dentro da embalagem, os gases naturais aplicados garantem a manutenção da qualidade do alimento. Isso faz com que o produto mantenha as suas propriedades originais por mais tempo, aumentando a shelf life.

Por isso é bastante utilizado em saladas, chips, castanhas, lanches, cafés e produtos processados.

A Atmosfera Modificada é uma tecnologia bastante consolidada em diversos países do mundo, como Alemanha, Suécia e Estados Unidos, e no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço.

Criogenia para melhorar qualidade do congelamento

Outra tecnologia que utiliza o gás carbônico na etapa de armazenagem é a criogenia, ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas, além do comportamento de materiais nessas condições.

No congelamento de alimentos, a criogenia é feita a partir da combinação de nitrogênio líquido (-196 ºC) com dióxido de carbono (-78 ºC). Com a utilização de ambos no processo de alimentos, e o uso da tecnologia Messer, é possível ter um congelamento ultrarrápido.

Dessa forma, quando o consumidor final descongelar o alimento, ele manterá grande parte das suas propriedades e quase nenhuma perda de consistência e sabor.

Além disso, por ser um processo que acelera o tempo de congelamento do produto, é possível agilizar a produção e melhorar a logística da fabricação.

Confira, no vídeo abaixo, como acontece o nosso processo de criogenia de alimentos.

Benefícios do gás carbônico no ramo alimentício

  • maior agilidade de produção
  • mais qualidade no resfriamento e congelamento de alimentos
  • maior rendimento, devido a menor desidratação
  • maior diversidade de produtos
  • crusting de peças para fatiamento
  • aumento da shelf life (em comparação ao produto embalado sem ATM)
  • conservação das características naturais (frescor, sabor e cor)
  • redução da taxa de crescimento de microorganismos
  • minimiza o uso de aditivos e conservantes
  • redução de devoluções
  • melhora o processo logístico

Além do congelamento, o gás carbônico é fundamental para o transporte e a logística do produto

A logística do segmento de alimentos e bebidas também precisa de cuidados para que a qualidade e as propriedades dos produtos sejam mantidas. Quando se trata de alimentos congelados ou resfriados, é necessário fazer um rígido controle de tempo e de temperatura para evitar perdas.

O gás carbônico é fundamental nesse momento e pode ser utilizado de duas formas — como gelo seco ou neve carbônica.

Gelo seco

Nesse sistema, o gelo seco é colocado em um recipiente na parte da frente do baú. Seu consumo é calculado com base na temperatura desejada, no tipo de isolamento do veículo e no tempo de transporte.

Neve carbônica

Nesse método, a neve carbônica é aplicada sobre os produtos antes do fechamento das embalagens ou quando é importante baixar a temperatura antes do embarque. A quantidade de neve depende da temperatura desejada, do tempo de transporte e do isolamento da embalagem.

Onde comprar gás carbônico?

A Messer é a maior empresa do segmento de gases do mundo. Nós trabalhamos com uma série de gases utilizados por indústrias de vários setores para manter a sua competitividade, melhorar a qualidade dos seus produtos e ganhar produtividade.

O gás carbônico é um dos gases que fazem parte das nossas soluções e está disponível em cilindros de 6 a 40 litros ou na sua forma líquida, para armazenamento em tanques criogênicos.

Conheça nossos gases para indústria de Alimentos e Bebidas!

Loja Messer

Pela nossa Loja Messer você consegue comprar cilindros de gás carbônico de forma prática, sem sair de casa e com a forma de pagamento que melhor atende a sua empresa. 

Além disso, por meio da Loja Messer também é possível algumas facilidades, como:

  • acompanhar o andamento de compras realizadas;
  • emitir segunda via de boletos e notas fiscais;
  • conferir e quitar dívidas e muito mais!

Visite nosso site ou entre em contato conosco 24h pelo número 0800-725-4633.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos