Blog Messer

Conheça o argônio e as principais aplicações desse gás

O gás argônio é da família dos Gases Nobres (Grupo 8A), monoatômico, inodoro e com baixíssima reatividade química.

Esse gás é um dos mais utilizados na indústria pois está presente em diversos processos, como:

  • soldagem ao arco elétrico
  • marcação de chapas com o processo de corte plasma
  • resfriamento de lâmpadas de alta intensidade
  • utilização em analisadores
  • desgaseificação na fundição do alumínio
  • aplicações de soldagem Laser
  • vidros de parede dupla
  • atmosfera inerte em materiais sensíveis à oxidação.

Neste artigo, você vai conhecer as principais características do gás argônio e suas utilidades na indústria.

Conheça as principais características do gás argônio

O argônio é o gás nobre mais abundante do planeta. Cerca de 0,93% do ar que respiramos é composto por ele. Em temperatura ambiente, ele é incolor, inodoro e insípido.

Composição química

Por ser um gás nobre, ele não pode ser formado por reações químicas e apenas é retirado de onde se encontra presente. O argônio é representado pelo símbolo Ar, seu número atômico é 18 — apresenta 18 prótons e 18 elétrons — e a sua massa atômica é 40 u.

Nome

A palavra argônio vem do grego árgon, que significa preguiçoso ou inativo. Esse nome foi escolhido para o gás por ser pouco reativo ou quimicamente inerte — não forma compostos estáveis em temperatura ambiente.

Estado

Em temperatura ambiente, o argônio encontra-se na forma gasosa. O seu ponto de fusão é -189,34 °C, e o de ebulição, -185,84 °C. O ponto de oxidação do argônio é 0 °C.

Toxicidade

Mesmo em altas concentrações, o argônio não é um gás tóxico, diferentemente de outros gases, como o dióxido de carbono (CO2).

Obtenção

Em condições naturais, o argônio é obtido por meio do isótopo de 40K (potássio), do qual se desprende e migra para a natureza. Já em ambiente industrial, ele pode ser obtido por liquefação e destilação fracionada do ar.

Quais são as aplicações do gás argônio na indústria?

As características do argônio permitem que ele seja utilizado em muitas situações, principalmente em atividades industriais. A seguir, conheça as suas principais aplicações.

Soldagem MIG/MAG

Por ter ação anticorrosiva, o argônio é ideal para ser usado como gás de proteção em processos de soldagem.

Para soldagem MIG/MAG e TIG, o argônio pode ser usado tanto em sua forma pura como em misturas com o CO2, He ou O2.

Ele é utilizado na fase gasosa para proteger a poça de fusão (metal líquido), além de servir como condutor dos elétrons uma vez ionizado.

Além disso, também é utilizado em processo de purga para evitar a oxidação pelo ar atmosférico na soldagem dos passes de raiz e reforço de tubulações de aço inoxidável e vasos de pressão.

Pode ser usado também como gás de arraste na soldagem de aços inoxidáveis para evitar/diminuir o uso de ácidos para limpeza e passivação do cordão de solda e zona termicamente afetada após a soldagem.

A escolha depende do material a ser soldado:

  • puro ou em misturas com hélio: usado para soldagem de alumínio, cobre, níquel, metais reativos e suas ligas
  • em misturas com CO2: usado na soldagem de aços ao carbono e de baixa liga e em ligas de aço inoxidável
  • em misturas com O2: indicado para soldagem de ligas de aço inoxidável

Soldagem TIG

O argônio também é o mais indicado para a soldagem TIG, processo que acontece entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão, que possui proteção gasosa.

Para esse tipo de soldagem, ele pode ser utilizado tanto puro como em misturas. Assim como na soldagem MIG/MAG, na TIG a escolha depende do material a ser soldado:

  • puro: indicado para soldar aços inoxidáveis austeníticos, duplex, superduplex, ferríticos e muito ligados
  • em mistura com He: indicado para todos os casos em que é possível usar somente o gás puro e ainda para a soldagem de ligas de níquel
  • em mistura com N2 ou em mistura com He e N2: utilizado como gás de proteção em soldas de aços inoxidáveis duplex e superduplex

Outras aplicações

Além de ser utilizado como gás de proteção nos processos de soldagem, o argônio é aplicado em outros processos industriais. Confira, a seguir, os principais exemplos.

Fabricação de lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes são acionadas pela ionização dos átomos de argônio. Já as incandescentes usam o argônio para evitar a oxidação do filamento de tungstênio. Nas lâmpadas neon, o argônio também é utilizado, geralmente em misturas com outros gases.

Laser para medicina

Em cirurgias oftalmológicas, o argônio é aplicado em forma de laser para coagular tecidos e recuperar lesões. O laser de argônio também é utilizado em procedimentos odontológicos.

Preservação de vinhos

Apesar de não ser muito difundida, essa aplicação do argônio ajuda a manter conservadas as bebidas, mesmo depois de as garrafas estarem abertas.

Funciona assim: um mecanismo injeta o gás na bebida para que ela não entre em contato com o oxigênio e, assim, mantenha as suas propriedades.

Conservação de oxidáveis

Além do vinho, o argônio pode ser utilizado para a conservação de muitos materiais, inclusive em peças mantidas em museus. Por ser quimicamente inerte, ele protege as superfícies das substâncias ativas que promovem a oxidação.

Gás argônio: onde comprar?

A Messer é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases do mundo, com atuação na Europa, na Ásia e nas Américas.

Trabalhamos com uma série de gases que são utilizados por indústrias de vários setores para manter a competitividade, reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e ganhar produtividade.

O argônio é um dos gases que fazem parte das nossas soluções e está disponível tanto em sua forma pura como em misturas, em cilindros de 10 a 50 litros.

Conheça nossos produtos!

Loja  Messer

Na nossa Loja Messer, você pode comprar gases industriais e equipamentos com rapidez e praticidade.

Além disso, através da Loja Messer nossos clientes têm algumas facilidades, como:

  • acompanhar o andamento das suas compras
  • emitir segunda via de boletos e notas fiscais
  • conferir e quitar dívidas e muito mais!

Visite nosso site ou fale conosco pelo número 0800-725-4633.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos