Blog Messer

Atmosfera modificada em alimentos: saiba como manter a qualidade, o sabor e o frescor do seu produto

Você já ouviu falar em atmosfera modificada em alimentos?

A atmosfera terrestre é composta de uma mistura de gases: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), argônio (0,93%), dióxido de carbono (0,039%) e outros (0,031%). Quando se aumenta ou diminui a participação de um determinado gás, alterando a composição normal da atmosfera, podemos dizer que ela é modificada.

A atmosfera presente dentro da embalagem de um alimento que não recebe nenhum tipo de tratamento é a mesma da natureza. Portanto, bactérias e micro-organismos continuam vivos ali, produzindo toxinas e degradando os alimentos.

Dessa forma, na indústria de alimentos, um grande desafio é aumentar o tempo de conservação dos alimentos em suas embalagens, e é por isso que as técnicas de atmosfera modificada em alimentos são empregadas.

Confira neste artigo como funciona a atmosfera modificada em alimentos e como aplicamos essa técnica.

O que é atmosfera modificada em alimentos?

A atmosfera modificada em alimentos é uma técnica utilizada para evitar a proliferação de micro-organismos e para prolongar o tempo de prateleira dos produtos.

Essa técnica é aplicada em diversos tipos de produtos. Alguns exemplos de produtos que costumam utilizar a atmosfera modificada em suas embalagens são saladas, nuts, chips, sanduíches naturais, embutidos, fatiados e café.

Além disso, a atmosfera modificada em alimentos pode ser aplicada a perecíveis, como carnes, aves, peixes, frutos do mar, legumes e verduras, pães e lácteos.

Como acontece a modificação da atmosfera nas embalagens?

O ideal é que a pressão dentro de uma embalagem com atmosfera modificada seja de, aproximadamente, 1 atm. Para isso, é utilizada uma técnica chamada de gas flushing, ou nivelamento de gás, que consiste na introdução contínua de gás dentro de uma embalagem.

Outra forma de modificar a atmosfera é utilizando equipamentos de embalagem termoformada, mais conhecida como termoformadoras. Nesse processo, usa-se um método de vácuo compensado para introduzir uma mistura gasosa. O vácuo é quebrado pela mistura de gases, e a embalagem é selada com calor.

Pode-se utilizar uma mistura de três gases para conseguir a atmosfera modificada em alimentos, oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, ou até mesmo outros gases, conforme necessidade e aplicação do produto.

Essa escolha vai depender da mistura da microflora que pode se desenvolver na embalagem, da sensibilidade do alimento ao oxigênio e gás carbônico e da estabilidade da cor desejada para o produto.

Quais são os benefícios de utilizar a atmosfera modificada no congelamento e na preservação de alimentos?

O principal benefício do processo de atmosfera modificada em alimentos é o aumento do shelf life dos produtos quando comparado ao alimento embalado. O processo reduz as taxas de crescimento de micro-organismos, minimiza o uso de aditivos e conservantes e ainda conserva as suas características por mais tempo — frescor, sabor e cor.

Isso traz outros benefícios para a empresa, como o aumento da produtividade e a melhoria nos processos de fabricação, a redução de devoluções, o melhor processo logístico e a possibilidade de ter maior participação no mercado.

Foi o que aconteceu com um cliente nosso do segmento de massas, que, após utilizar a atmosfera modificada em suas embalagens, aumentou o tempo de validade dos produtos em 55% (de 45 para 70 dias). Com isso, conseguiu distribuir para regiões que antes não eram atendidas, como o Sul do país, aumentando o seu market share e o faturamento.

Principais equipamentos utilizados na atmosfera modificada

A depender do tipo de alimento que será embalado com a técnica de atmosfera modificada, diferentes equipamentos podem fazer parte do processo.

Conheça os principais:

  • flow-pack vertical e horizontal: indicado para embalagens de chips, salgadinhos, massas congeladas, peixes e aves;
  • máquina seladora de bandeja: muito utilizada para embalar cortes de carnes e aves;
  • máquina termoformadora: utilizada em alimentos com embalagens que precisam de formatos personalizados, como sanduíches naturais;
  • máquina de câmara de vácuo: embala alimentos a vácuo, principalmente cortes de carnes;
  • máquina seladora de sacos bag-in-box: indicada para embalar produtos líquidos.

Abaulamento e estufamento de alimentos com ATM: o que fazer

Durante o processo de aplicação da atmosfera modificada em alimentos, alguns imprevistos podem acontecer nas embalagens, como estufamento ou abaulamento do plástico que sela as bandejas.

Nesses casos, é possível tomar algumas providências para corrigir e evitar que o erro continue acontecendo, como os ajustes:

  • tempo de vácuo;
  • tempo de injeção de gás;
  • composição da mistura dos gases.

Linha Gourmet: conheça nossa solução de atmosfera modificada para alimentos

Messer MAP Gourmet é a solução da Messer em atmosfera modificada para alimentos. Nela, a composição de gases e misturas utilizadas retardam a oxidação e a deterioração, aumentando o tempo de validade dos produtos.

A Messer fornece gases para atmosfera modificada, assim como sistemas de precisão para o fornecimento de gás e misturas de gases na relação e vazão corretos para o equipamento de embalagem.

Benefícios de usar a Linha Gourmet Soluções

A Linha Messer Gourmet traz uma série de benefícios para as indústrias de alimentos. Os principais estão relacionados à preservação dos produtos:

  • inibe a deterioração natural dos alimentos;
  • aumenta o tempo de prateleira;
  • mantém os produtos frescos e atraentes;
  • garante menor número de devoluções decorrentes de processos de deterioração.

Além disso, a linha Gourmet também traz benefícios para a distribuição dos produtos, que podem ser entregues com menos frequência e em distâncias maiores.

Soluções Gourmet

A nossa solução de atmosfera modificada em alimentos considera diversos fatores, como o manuseio do produto, a temperatura, as propriedades do material da embalagem e o volume de gás livre, entre outros.

Resultados obtidos

Veja, na tabela abaixo, os resultados obtidos com a nossa tecnologia em diferentes tipos de alimentos. Salientando que são dados provenientes de um teste realizado, dessa forma, os valores podem sofrer alterações de prazo por fatores diversos.

Entre em contato conosco

Se você quer aplicar a tecnologia de atmosfera modificada em alimentos no seu negócio e procura uma empresa confiável, conheça nossa linha gourmet ou entre em contato pelo telefone 0800-725-4633.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos