Blog Messer

Conheça os principais gases especiais e como eles são utilizados na indústria

Conheça os principais gases especiais e como eles são utilizados na indústria

Os gases especiais são usados em diferentes cadeias produtivas, que incluem, por exemplo, a produção de eletrônicos, petroquímicos e produtos farmacêuticos.

Eles são intitulados “especiais” porque são gases raros ou que têm alta pureza (99,995% ou mais). Por esse motivo, geralmente são utilizados em processos mais tecnológicos e exigem mais técnica no seu manuseio.

Outro fator importante é que o armazenamento deve seguir corretamente as instruções, e o fornecedor precisa ser confiável para garantir um produto puro.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os principais tipos de gases especiais e as misturas que disponibilizamos para nossos clientes.

Classificações dos gases especiais

Antes de saber quais são os gases especiais, é preciso entender que eles são classificados em quatro grupos que se dividem entre os seus usos na indústria e as suas características:

  • gases analíticos: são aqueles com baixíssimos níveis de impurezas críticas
  • gases medicinais: podem ser utilizados na área da saúde para ventilação mecânica, anestesia, analgesia e em tratamento de doenças pulmonares
  • gases para dispositivo médicos: são usados principalmente em cirurgias oftalmológicas
  • biotecnologia/produtos farmacêuticos: ajudam a reduzir o risco de não conformidade e os custos operacionais em laboratórios. São usados para o crescimento de cultura celular e como reagentes em processos de reação de fluoretação seletiva

Conheça os principais gases especiais e suas aplicações nas indústrias

Seja para uso em processos industriais, em estações de monitoramento de qualidade do ar ou clínicas, os gases especiais ocupam um lugar importante em diversas atividades.

Confira, a seguir, a aplicação de nitrogênio, óxido nitroso, dióxido de carbono e hélio.

Nitrogênio

O nitrogênio é um gás especial que tem a capacidade de manter a temperatura abaixo do ponto de congelamento da água. Por isso, ele é utilizado nas indústrias, principalmente na melhoria de processos.

Uma de suas principais aplicações é no setor de alimentos e bebidas, no qual é utilizado para modificar a composição da atmosfera interna de embalagens, contribuindo para a conservação dos produtos e aumentando a sua vida útil.

O nitrogênio também é utilizado na produção de tubos de cobre para gases refrigerantes para evitar vazamentos de ar em pneus e na estimulação de poços na indústria de óleo e gás.

Óxido nitroso

O óxido nitroso é formado por dois átomos de nitrogênio e um de oxigênio (N2O). Na indústria, ele é utilizado como agente oxidante em motores de foguetes, na queima de combustível em motores e como propelente em aerossóis.

Na área da saúde, principalmente na odontologia, ele é utilizado como anestésico, também chamado de gás hilariante.

Na indústria de alimentos e bebidas, ele é utilizado na fabricação de chantilly.

Dióxido de carbono

Na indústria, o CO2 é utilizado em diversas aplicações, tanto em estado sólido, como gelo seco, quanto em estado gasoso.

Uma de suas principais aplicações é no setor de alimentos e bebidas. Ele é utilizado tanto no congelamento e na conservação de alimentos como na carbonatação de bebidas.

Na metalurgia, é utilizado como gás de proteção para o processo de soldagem MIG/MAG e, no setor automotivo, faz parte dos processos de calibração em testes de emissões de motores.

Hélio

O hélio é um gás especial quimicamente inerte e não inflamável. Ele é conhecido por ser o ar que enche balões, muito utilizados em festas infantis. Mas, na indústria, o seu uso se destaca, principalmente, na área automotiva e de transportes, sendo usado no teste de peças e como fonte de insuflação em airbags.

Já nas indústrias metalúrgica e mecânica, ele é usado como gás de proteção em processos de soldagem e de tratamento térmico.

Na saúde, ele é utilizado para atingir temperaturas criogênicas exigidas em imagens de ressonância magnética.

Onde encontrar gases especiais? Conheça as misturas disponibilizadas pela Messer

A Messer oferece produtos, equipamentos e serviços em fases especiais que podem ser utilizados em aplicações de alta exigência técnica e que contribuem diretamente para o sucesso dos processos dos clientes.

Aqui na Messer você pode encontrar todos os gases citados anteriormente em mistura padrão e mistura não certificada.

Mistura padrão

As misturas padrão primário (MPP) e calibração (MPC) são fornecidas em cilindros acompanhados de certificados individuais de ensaio, emitidos conforme a norma ISO 6141. Elas são utilizadas em uma grande variedade de aplicações, sendo as mais usuais a calibração de instrumentos analíticos.

Mistura padrão calibração (MPC)

Não produzidas por pressão parcial ou por gravimetria em balanças de alta precisão, calibradas com massas de valor rastreável à RBC – Rede Brasileira de Calibração. 

Seus resultados são emitidos pelo laboratório, respeitando as especificações constantes na tabela que define tolerância de preparação e incerteza analítica para cada faixa de concentração do componente solicitado.

Mistura padrão primário (MPP)

São produzidas por gravimetria em balanças de alta precisão, calibradas com massas de valor rastreável à RBC.

São elaboradas respeitando as especificações constantes na tabela que define tolerância de preparação e incerteza de produção para cada faixa de concentração do componente solicitado.

Mistura não certificada (MNC)

As MNC são produzidas por pressão parcial ou por gravimetria, podendo ser acompanhadas de certificado de garantia de produto, mas não são acompanhadas de certificado de Ensai.

Elas são elaboradas respeitando as especificações constantes na tabela que define a tolerância de preparação para cada faixa de concentração do componente solicitado.

Messer: a maior empresa do segmento de gases de capital fechado do mundo

A Messer é a maior empresa de capital privado do mundo do segmento de gases, com atuação na Europa, na Ásia e nas Américas. Nós temos um dos mais completos portfólios de gases do mercado, centros de pesquisa e competência de última geração e o parque industrial mais tecnológico de mercado de gases nacional.

Nossos gases são aplicados em quase todos os setores da indústria e nós temos um compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade dos nossos produtos.

Para adquirir os nossos produtos, basta acessar a nossa Loja Messer ou entrar em contato conosco nos canais abaixo.

Loja Messer

A Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, você consegue fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento.

Além disso, para quem já é nosso cliente, é possível consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Solicite o seu orçamento

Você também pode entrar em contato diretamente com o nosso Centro de Cuidado ao Cliente e solicitar o seu orçamento personalizado.

Centro de Cuidado ao Cliente:

0800 725 4633

cliente@messerbrasil.com

A nossa equipe está pronta para atender às suas demandas, sempre com foco na melhoria contínua.

Conheça nossos Gases especiais!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos