Blog Messer

Messer Gases: conheça a nossa história e saiba em quais segmentos atuamos

Messer Gases: conheça a nossa história e saiba em quais segmentos atuamos

A Messer Gases é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases do mundo. O Grupo Messer foi fundado em 1900, na Alemanha, e hoje representa um negócio de US$ 3,8 bilhões, com mais de 11 mil colaboradores e presença global.

Também temos um dos mais completos portfólios de produtos do mercado — além de gases industriais, medicinais e especiais como oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, CO2 e muitos outros,  oferecemos serviços sob medida para o seu negócio.

Nos nossos centros de pesquisa e competência de última geração, desenvolvemos tecnologias que são aplicadas nos mais variados segmentos: alimentos&bebidas, química, metalurgia, solda&corte, healthcare e engenharia.

A seguir, conheça mais a nossa história, os nossos pilares e as soluções que oferecemos!

Conheça a nossa história

A história da Messer começa na Alemanha, há mais de um século. Em 1900, Adolf Messer fundou a Frankfurter Acetylen-Gas-Gesellschaft Messer & Cie para fabricar geradores de acetileno e aparelhos de iluminação.

Dois anos depois, foi desenvolvido o primeiro maçarico de hidrogênio-oxigênio da história, além de equipamentos e maquinário para soldadura autógena e corte. A empresa Chemische Fabrik Griesheim-Elektron colocou a sua primeira central de oxigênio para funcionar em 1907.

Mas foi em 1965 que a história dessas duas empresas se cruzou. Hans Messer foi o responsável pela fusão de ambas e, no ano seguinte, o negócio se expandiu pela Europa Ocidental e chegou à América do Norte.

Depois de 120 anos de história, em 2019 a Messer já estava na Europa Oriental e Ásia quando iniciou as suas operações na América do Sul.

Chegamos ao Brasil com 40 unidades e já atendemos mais de 14 mil clientes nos segmentos de siderurgia, química, alimentos e gases medicinais, entre outros.

Premiações e certificações

Somos certificados nos Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001, o que garante a sustentabilidade do negócio e o alto nível de qualidade nos produtos e serviços.

Além disso, nossos produtos do segmento de alimentos são certificados em FSSC 22000, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos.

Em pouco tempo de atuação no mercado brasileiro, também já conquistamos alguns prêmios. 

A Messer é tetracampeã na Certificação Great Place To Work, realizada em mais de 50 países. No Brasil, fomos certificados em 2018-2019, 2019-2020, 2020-2021 e 2021-2022.

Também conquistamos o Prêmio Prata na categoria melhor operação B2B em atendimento, concedido pela Cliente SA.

E por 3 anos consecutivos, 2019, 2020 e 2021, somos  reconhecidos como a terceira empresa mais inovadora do segmento químico, papel e celulose no prêmio Valor e Inovação Brasil.

E nos últimos 2 anos, figuramos como a empresa de gás mais bem colocada no Anuário Época Negócios, neste ano a segunda melhor empresa do segmento químico e petroquímico.

Confiabilidade, sustentabilidade, qualidade e tecnologia são alguns de nossos valores

O Grupo Messer é comprometido com uma atuação responsável e sustentável como parte de nossa integração econômica e social. A sustentabilidade é um dos pilares da nossa estratégia e faz parte dos nossos valores.

A  confiabilidade é outro pilar muito importante para nós. Executamos nossas atividades de forma segura, consistente e com foco na melhoria contínua; por isso, somos referência em qualidade e temos padrões extremamente confiáveis.

Soluções para indústrias: saiba em quais segmentos atuamos

Os gases desempenham papéis decisivos em quase todos os setores da indústria, comércio e serviços, assim como em pesquisas e desenvolvimento.

Os nossos gases são utilizados pelos clientes para melhorar sua competitividade, reduzir custos no processo produtivo e elevar a qualidade de seus produtos.

Alimentos e bebidas

As soluções da Messer para o setor de alimentos e bebidas estão presentes em todo o mundo. A alta tecnologia dos nossos produtos propicia redução de custos e ganhos em produtividade e qualidade.

Para chegar a esses resultados, trabalhamos com uma linha de congelamento e resfriamento criogênico, feitos com nitrogênio líquido, que é desenvolvida para cada tipo de necessidade da indústria.

Com o congelamento rápido, os fabricantes de alimentos conseguem maior agilidade na produção, mais qualidade no sabor e na textura dos alimentos em relação ao congelamento mecânico, maior diversidade de produtos e redução da exsudação.

Os nossos gases também podem ser aplicados para aumentar o shelf life dos produtos, fazendo a manutenção de suas propriedades naturais.

Já no setor de bebidas, nossos gases são utilizados na carbonatação de águas saborizadas e gaseificadas, refrigerantes e cervejas. Por meio dessa tecnologia, é possível aumentar a cremosidade da espuma e intensificar a ação do gás.

Gases especiais

Os gases especiais incluem gases raros, da mais alta pureza, e misturas de elevada precisão, que geralmente são utilizadas em aplicações de alta exigência técnica.

Solda & corte

A Messer atua no segmento de solda & corte com tecnologia, gases e suporte técnico para os processos de soldagem MIG/MAG, TIG e soldagem laser. Também atuamos com processos de corte térmico como oxicorte, plasma e corte laser.

Além disso, disponibilizamos uma vasta linha de equipamentos para atender a esses processos, como reguladores de pressão e vazão e maçaricos de solda e corte.

Saúde/healthcare

Os gases medicinais da Messer são utilizados em hospitais e clínicas no tratamento de pacientes em diversos procedimentos como cirurgia, criocirurgia, diagnóstico in vivo e in vitro, anestesia, esterilização de instrumentos, tomografia computadorizada entre outros.

Metalurgia

A indústria metalúrgica enfrenta forte concorrência e rigorosos controles. As soluções da Messer possibilitam a harmonização dos custos com a produtividade nos mais diversos processos, desde a redução de minério e reciclagem de metais até o tratamento térmico.

Indústria química

As aplicações dos gases da Messer na indústria química vão desde a inertização de tanques e equipamentos até soluções personalizadas destinadas ao meio ambiente. Nossos gases são utilizados por refinarias petroquímicas, farmacêuticas, papel e celulose, entre outras.

Engenharia

No campo da engenharia, projetamos e executamos instalações que são usadas em uma uma ampla gama de campos: nos setores petroquímicos, em refinarias e instalações de fertilizadores, para tratar e liquefazer gás natural e até no setor farmacêutico.

O amplo espectro das nossas tecnologias é caracterizado pelo escopo das temperaturas aplicadas, variando de -217 °C em uma instalação criogênica para hélio líquido a 1.200 °C no processo de craqueamento de uma planta de olefinas.

Conheça nosso portfólio completo e compre pela Loja Messer!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos