Blog Messer

Quais são os gases indicados para cada metal no processo de soldagem MIG/MAG?

Quais são os gases indicados para cada metal no processo de soldagem MIG/MAG?

A soldagem MIG/MAG é um processo frequentemente utilizado nas indústrias. Afinal, esse tipo de soldagem proporciona mais agilidade no trabalho e aumento da produtividade. 

Contudo, para garantir os benefícios desse tipo de soldagem é importante que o profissional saiba fazer o trabalho da maneira correta e, principalmente, utilizando o gás certo para aquele metal.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, elaboramos este artigo com as principais características da soldagem MIG/MAG, a diferença entre os processos e quais gases você deve utilizar para cada metal.

O que é soldagem MIG/MAG?

O processo de soldagem MIG/MAG, também chamado de GMAW (Gas Metal Arc Welding), é a união ao arco elétrico que utiliza um gás de proteção entre a peça e o arame, que chamamos de consumível.

A principal característica desse tipo de soldagem é a flexibilidade, já que permite soldar aços ao carbono, baixa liga e inoxidáveis, ligas de níquel etc.

Diferença entre soldagem MIG e MAG

O processo MIG (Metal Inerte Gás) utiliza a proteção do arco elétrico de misturas/gases inertes, como por exemplo: Argônio, Hélio ou misturas entres eles.

Já no processo MAG (Metal Ativo Gás), temos a presença também de gases ativos (Dióxido de Carbono e Oxigênio), com baixa reatividade (Nitrogênio) e redutores (Hidrogênio).

Esses novos componentes normalmente são misturados ao Argônio e ao Hélio. O CO2 é o único que pode ser utilizado 100% na união de aços ao Carbono.

Como acontece o processo de soldagem MIG/MAG?

O processo de soldagem MIG/MAG é feito utilizando um arco elétrico que realiza a união entre materiais metálicos, por meio da fusão e do aquecimento.

A energia do arco gera uma poça de fusão entre o arame e o metal de base, que é protegido por uma fonte externa de gás ativo.

Como surgiu esse processo de soldagem?

Tanto a soldagem MAG como a soldagem MIG tiveram seu conceito introduzido na década de 1920 e desenvolvido para a escala comercial cerca de 20 anos depois.

Foi na década de 1950, com o desenvolvimento do CO2 e outras misturas como gases de proteção, que a soldagem MIG/MAG passou a ser utilizada na indústria.

Ao longo dos anos, os processos foram passando por reformulações e avanços, até chegar ao modelo que funciona hoje em dia. Atualmente, a soldagem MIG/MAG é um dos métodos mais populares do mercado usados em indústrias de diversos segmentos.

Quais são as vantagens do processo de soldagem MIG/MAG?

Optar pela soldagem MIG/MAG pode trazer algumas vantagens, como:

  • soldagem mais rápida, o que aumenta a produtividade do processo
  • menos distorções nas peças
  • possibilidade de fazer a soldagem em várias posições
  • não há necessidade de remover a escória
  • há menos perda do metal de adição (arame)
  • menor geração de fumos metálicos
  • pode ser utilizada em uma ampla faixa de espessura de materiais
  • bom custo-benefício, pois sua utilização é mais econômica e não afeta a qualidade da soldagem
  • alta qualidade do metal de solda
  • baixo índice de descontinuidades

E as desvantagens?

Assim como qualquer processo, a soldagem MIG/MAG também tem algumas limitações:

  • Maior sensibilidade em locais com corrente de ar
  • Vazões inadequadas ou a ausência de gás podem gerar porosidade

Quais gases devem ser utilizados para a soldagem MIG/MAG?

O objetivo dos gases no processo de soldagem MIG/MAG é proteger a poça de fusão, expulsando da região os gases atmosféricos que podem prejudicar a soldagem — principalmente oxigênio e nitrogênio.

Os gases de proteção também contribuem para a soldabilidade, penetração e composição química do metal de solda.

Soldagem de aços

Para soldar aços ao carbono e de baixa liga, o mais indicado é usar 100% CO2 ou misturas com adição de CO2 e/ou Oxigênio no Argônio. A presença de CO2 chega até 50% nessas misturas.

Soldagem de aços inoxidáveis

Para ligas de aço inoxidável, é possível usar uma mistura de até 4% de CO2 em Argônio ou 2 a 4% de O2 em Argônio.

Soldagem de materiais não ferrosos

Para a soldagem MIG/MAG em metais não ferrosos, utiliza-se uma mistura de Argônio e Hélio. Para o alumínio e suas ligas, a proporção começa em 30% de Hélio em Argônio.

Além disso, em todos os metais não ferrosos é recomendado o uso de Argônio com alta pureza 99,999% (5.0).

Conte com a Messer para proteger seus processos de soldagem MIG/MAG

A Messer é a maior empresa de capital privado do segmento de gases do mundo. Para os processos de soldagem e corte, nós atuamos com tecnologia, fornecimento de gases e suporte técnico para soldagem MIG/MAG e TIG e soldagem laser, além de processos de corte térmico. 

A nossa atuação sempre leva em conta a segurança, sustentabilidade e saúde das pessoas envolvidas no processo. Nós também temos uma forte política de qualidade, sempre executando todas as atividades de forma correta e consistente, com foco na melhoria contínua.

Você pode adquirir nossos gases de proteção através da na nossa Loja Messer ou entrando em contato com nossos consultores!

Atendimento 24h por dia/7 dias por semana:

  • 0800 725 4633

Atendimento Comercial (8:00 às 17:30):

  • cliente@messerbrasil.com
  • Chat Loja Messer

Conheça nossos Gases para Soldagem!

Caso já seja nosso cliente, ao entrar em contato, tenha em mãos seu código do cliente.

Até a próxima!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos