Blog Messer

Foodtechs: o que são, áreas de atuação e tendências

Foodtechs: o que são, áreas de atuação e tendências

As foodtechs são empresas do setor de alimentos que estudam e aplicam tecnologia aos seus processos com o objetivo de oferecer produtos cada vez melhores.

Em 2019, o Brasil já tinha 332 foodtechs — esse foi o último levantamento feito, que apontou ainda que a maioria delas está no estado de São Paulo.

Para 2022, a expectativa é que esse mercado movimente, globalmente, aproximadamente R$ 980 bilhões — número que mostra o potencial de crescimento das foodtechs.

Aqui na Messer, disponibilizamos diversas soluções foodtech para empresas do setor de alimentos e bebidas.

Conheça mais sobre esse conceito e as técnicas que podem ser empregadas atualmente.

O que é foodtech?

O termo foodtech combina duas palavras: food e technology, ou, em bom português, comida e tecnologia.

As foodtechs são empresas que aplicam tecnologias, como big data e inteligência artificial, tanto na produção, na conservação e no transporte de produtos quanto na rotina das indústrias, com o intuito de otimizar o processo produtivo.

O principal objetivo das foodtechs é identificar dores do público e resolvê-las de maneira prática, aproveitando os benefícios da tecnologia, mas garantindo que as soluções sejam acessíveis.

Quais são os impactos das foodtechs na indústria e no mercado?

Sem dúvidas, as foodtechs estão trazendo cada vez mais inovação para o setor alimentício.

A começar pelo modelo de negócio mais ágil que, além da qualidade, preza pela agilidade e pela produtividade. Algumas foodtechs conseguem até ser mais rápidas do que grandes e médias indústrias, justamente por causa de suas estruturas mais enxutas e processos otimizados.

Além disso, as foodtechs estão trazendo para o mercado a pegada sustentável, procurando soluções que sejam mais “green” se comparadas aos alimentos industrializados comuns.

Outro benefício é a possibilidade de “sintetizar” alimentos. Carnes sintéticas e leites e massas são alterados geneticamente para a retirada de lactose e glúten. Esses pontos são importantes para o avanço da sociedade, uma vez que inclui consumidores com dietas restritivas.

Foodtech aliada à sustentabilidade

Um dos principais pontos sobre as foodtechs é a valorização da sustentabilidade — fundamental para a manutenção do meio ambiente e já cobrada por muitos consumidores.

Alguns dados sobre a produção de carne animal, por exemplo, vêm deixando a população em alerta, já que é necessário um grande volume de água para produzir carne.

Outro fator é o consumo de plástico. Muitas foodtechs pensam em alternativas sustentáveis a esse uso, como embalagens feitas com produtos biodegradáveis a partir da fécula de mandioca.

Sendo assim, as foodtechs chegam para tentar mudar esse cenário, com uma produção cada vez mais sustentável e apostando em novas tecnologias para encontrar novas soluções e aumentar a produtividade.

Quais são as vantagens de trazer mais tecnologia para o setor alimentício?

Além de modernizar o processo produtivo e o oferecimento de produtos com mais qualidade, existem outros benefícios que a tecnologia confere ao setor.

Conheça as principais vantagens:

  • redução de desperdício;
  • maior qualidade dos alimentos;
  • alimentos conservados por mais tempo;
  • mais sabor e frescor para os produtos;
  • mais competitividade para o negócio;
  • mais inovação nos processos produtivos;
  • maior produtividade na indústria e mais agilidade;
  • otimização da performance na indústria;
  • melhoria de processos de logística;
  • possibilidade de geração e análise de dados para melhores tomadas de decisão.

Como utilizar tecnologias alimentícias para oferecer produtos e serviços de alta qualidade?

Agora que você já sabe o que são foodtechs e quais são os seus objetivos, que tal conhecer algumas das principais frentes de atuação?

Crescimento do autoatendimento — apps de delivery e otimização de processos logísticos

Os apps de autoatendimento podem ser tanto voltados para o consumidor final quanto para a produção na comercialização de insumos para os processos produtivos.

Nesse caso, eles permitem a melhor integração entre indústria, distribuidores e lojas, possibilitando maior variedade de produtos oferecidos e melhores margens de negociação.

Já os apps voltados para o consumidor final permitem que a negociação seja feita diretamente com eles. É o que chamamos de farm-to-table ou da fazenda para a mesa.

O consumidor que compra diretamente do produtor consegue alimentos mais frescos e saudáveis, além de melhor custo-benefício.

Você já foi em mercados sem operadores de caixa? Essa cultura ainda é tímida no Brasil, mas o autoatendimento agiliza o processo de compra, proporciona mais autonomia ao consumidor e diminui os custos do negócio.

Atmosfera modificada — qualidade, frescor e sabor sem adição de conservantes ou aditivos químicos

A atmosfera modificada em alimentos é uma técnica utilizada para evitar a proliferação de microrganismos e prolongar o tempo de prateleira dos produtos.

Essa tecnologia pode ser aplicada em lanches rápidos, embutidos, cafés, castanhas, saladas e até perecíveis, como carnes, aves, peixes, frutos do mar, lácteos e vegetais.

A modificação da atmosfera acontece pela introdução de gases dentro da embalagem. Os gases escolhidos para o processo bloqueiam a proliferação dos microrganismos responsáveis pela degradação dos alimentos, aumentando, assim, o seu tempo de conservação e preservando o frescor por mais tempo.

Resfriamento criogênico — maior qualidade e manutenção estética do alimento

O congelamento e o resfriamento criogênicos são processos realizados rapidamente, o que preserva a qualidade final do produto.

No congelamento tradicional, a água livre em torno do alimento é a primeira a ser cristalizada e, por isso, a água do interior começa a romper essas células, destruindo as suas paredes.

Já no congelamento criogênico a destruição de células é evitada, pois faz com que todas elas, internas e externas, congelem ao mesmo tempo, assegurando que não haja rompimentos.

Quanto mais lento for o congelamento, maior a destruição de células, o que prejudica a qualidade do alimento, deixando-o mais seco, menos saboroso e “mole” quando o consumidor final descongela.

Acrescente tecnologia aos seus produtos

Torne o seu processo mais tecnológico com as nossas soluções para o setor alimentício

Temos mais de 120 anos de experiência oferecendo gases com segurança e de qualidade, além de serviços tecnológicos por meio de uma extensa rede de produção e distribuição.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e veja qual é a melhor solução para você.

Conheça nossos Gases Industriais!

Até a próxima!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos