Blog Messer

Soldagem de alumínio com pureza de argônio: saiba por que indicamos para nossos clientes

Os processos de soldagem dependem muito do tipo de metal com o qual a indústria está lidando, já que cada um exige uma técnica distinta. Na soldagem de alumínio, por exemplo, é necessário ter cuidados na preparação, antes da execução, e, também, com o grau de pureza do gás utilizado no processo.

Justamente por ser um material sensível, é preciso ter maiores cuidados na sua manipulação, um gás errado pode tornar o processo mais trabalhoso e com um resultado final não satisfatório, como porosidades internas, influenciando na durabilidade da vedação.

Além disso, realizar a limpeza antes e durante a soldagem é fundamental para o sucesso da união.

Neste artigo, a Messer Gases vai te explicar por que o argônio ultra puro é a melhor opção se comparado ao industrial e o que acontece quando outros gases menos puros são utilizados.

Por que é difícil soldar o alumínio?

Um engano muito comum é acreditar que a soldagem de alumínio tem um nível de dificuldade elevado. Na verdade, o processo em si é o mesmo utilizado na união dos aços em geral

A diferença é que soldar esse tipo de metal requer a utilização de um gás de pureza superior para que o resultado final seja satisfatório.

Sendo assim, quando a indústria não dá a devida atenção ao nível de pureza e ao gás recomendado, a soldagem se torna mais difícil e trabalhosa, além da excelência no padrão de qualidade não ser atingida. 

Pureza do argônio e a importância para um acabamento bem feito

O recomendado para ligas de alumínio é que seja utilizado um gás com pureza mínima de 99,998%, ou seja, 4.8. Por isso, especialistas apontam o argônio de alta pureza como a melhor opção de gás de proteção para esse processo.

Além disso, o argônio puro é um dos gases de proteção mais conhecidos e são aplicados tanto em soldagem MIG quanto TIG. Outros igualmente populares são o Hélio e as misturas de Ar + He. 

Entenda o que acontece quando o argônio não tem alto grau de pureza

Quando a soldagem do alumínio é feita com gases que não têm alto grau de pureza, é comum surgir porosidades internas no cordão de solda, o que prejudica a resistência mecânica da junta soldada.

Isso acontece devido a maior presença de umidade no interior dos cilindros, que não sofrem tratamento de vácuo a quente antes do enchimento.

Quais são as vantagens de soldar alumínio com argônio?

O uso de um gás de alta pureza no processo de soldagem de alumínio proporciona maior qualidade no cordão da solda, sem a presença de porosidades que prejudicam a qualidade do trabalho e a resistência da peça soldada.

Isso acontece porque o cilindro de aço passa por um tratamento de vácuo à quente antes do enchimento, permitindo a manutenção de baixos índices de umidade que são exigidos em um gás com alta pureza.

Além disso, podemos citar outros benefícios da soldagem de alumínio usando argônio, como:

  • proteção contra efeitos oxidativos provocados pelo oxigênio presente no ar atmosférico durante o processo;
  • acabamento superior do cordão de solda;
  • excelente qualidade de solda;
  • menor aquecimento da peça soldada.

Conheça outros gases que podem ser utilizados na soldagem de alumínio

Os processos de soldagem de alumínio podem ser feitos com o argônio de alta pureza, como citamos aqui, no entanto, existem outras possibilidades de gases que funcionam bem e apresentam vantagens. 

Saiba quais os outros tipos de gases que podem fazer parte da rotina de solda em sua indústria.

Hélio puro

O hélio é um gás de alta condutividade térmica e, por isso, proporciona uma maior transferência de energia para a poça de fusão. 

Essa energia aumenta a temperatura da poça, o que resulta em uma melhor fusão do cordão soldado e na redução da velocidade de resfriamento, o que também contribui para a fuga de qualquer gás aprisionado no cordão soldado.

Nesses casos, quem trabalha com aplicações especiais em soldagem TIG pode investir em hélio puro e obter excelentes resultados.

Argônio + hélio

A adição de hélio a um gás de proteção como o argônio resulta em um arco de soldagem mais quente do que o produzido a partir do argônio puro. Isso pode proporcionar uma significativa redução nos defeitos do processo devido à alta condutividade térmica do hélio.

Essa é a melhor mistura para quem deseja fazer soldagem de alumínio. É a segunda escolha mais popular e que atinge bons resultados, ficando atrás apenas do argônio puro. 

Tenha argônio com alto grau de pureza nos seus processos com a Messer

A Messer é a maior empresa de capital privado do segmento de gases no mundo, com operação na Europa, Ásia e Américas e mantemos um portfólio completo de gases para soldagem de alumínio e outros processos.

Vantagens de comprar com a Messer

Além da excelência na produção, a Messer garante o fornecimento de gases ininterruptamente para a sua indústria, para que não haja paradas em sua produção. Temos uma equipe preparada para atendimento 24 horas — porque quem trabalha com indústria sabe que a operação não pode parar.

Além disso, temos a Loja Messer, a nossa loja virtual. Por lá, é possível fazer pedidos, consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro e conferir faturas e boletos. Tudo a poucos cliques, sem precisar sair de casa!

Conheça nossos Gases para Soldagem!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos