Blog Messer

Gases de calibração para detectores como Material de Referência Certificado (MRC)

Os Materiais de Referência Certificados, ou MRC, são bastante utilizados para calibração de instrumentos de medição, para avaliação de métodos de análise ou ensaios, para estabelecer rastreabilidade metrológica e, também, para garantir a qualidade interna e externa de medições e laboratórios.

Os MRC são misturas gasosas produzidas via gravimetria, seguindo o que é preconizado na norma ISO 6142. A concentração molar é fornecida juntamente com a soma das incertezas associadas, que compreendem os fatores gravimétricos, analíticos e de estabilidade.

Todos os materiais são fabricados unitariamente. A rastreabilidade metrológica de todas estas misturas é acompanhada de Certificado de Material de Referência e por declaração de rastreabilidade metrológica, acreditada pelo Inmetro.

Neste artigo, a Messer apresenta quais são as normas para a calibração de detectores de gases, as etapas para um processo mais eficiente e as formas de garantir a rastreabilidade dos cilindros usando Material de Referência Certificado (MRC). Confira!

O que diz a norma para calibração de detectores de gases

A Norma Regulatória nº 33 (NR-33) é uma legislação brasileira que estabelece os requisitos específicos para a calibração de detectores de gases, incluindo a frequência de calibração, as condições para a realização do processo e as informações que devem ser registradas.

Periodicidade de calibração de detectores

A NR-33 não especifica uma periodicidade exata para a calibração de detectores de gases. Em vez disso, a norma enfatiza a importância da calibração periódica e da verificação da funcionalidade dos equipamentos detectores de gases.

Além disso, é importante levar em consideração as condições do ambiente de trabalho, o tipo de detector de gases utilizado e a legislação aplicável para determinar a periodicidade adequada.

Portanto, a empresa é responsável por garantir que o equipamento de detecção de gases esteja funcionando corretamente e seguir seus próprios procedimentos internos ou as recomendações do fabricante presentes no manual de instruções.

Etapas da calibração de detectores de gases

A calibração de detectores de gases, normalmente, inclui as seguintes etapas: verificação, ajuste, certificação de calibração e acreditação.

Entenda mais sobre cada um desses passos a seguir.

Verificação

Antes de iniciar a calibração, é importante verificar o equipamento de detecção de gases para garantir que esteja limpo, sem danos e que todos os seus recursos estejam funcionando corretamente.

Ajuste

Nesta etapa, são ajustadas as configurações do detector de acordo com as especificações de fabricação e as normas regulamentadoras.

Essa etapa pode incluir ajustes na sensibilidade, tempo de resposta e outros parâmetros relacionados à operação do detector de gases. É importante destacar que essa parte deve ser realizada por um técnico qualificado, com experiência na calibração de detectores de gases.

Certificado de calibração

O certificado de calibração é um registro importante que indica que o analisador foi verificado e ajustado de acordo com as normas e especificações de fabricação. A certificação inclui informações sobre o equipamento, as condições de calibração, o resultado dos testes realizados e o status do equipamento após a calibração.

Esse documento é uma prova da calibração realizada e deve ser mantido pelo proprietário do equipamento como registro das verificações regulares. Além disso, o certificado de calibração pode ser exigido por autoridades regulatórias, especialmente em situações de auditoria.

Acreditação

A acreditação é como um selo de confiança. A diferença entre calibrações feitas por empresas acreditadas e não acreditadas está na utilização de Material de Referência Certificado (MRC) e na garantia da rastreabilidade.

Além disso, os laboratórios acreditados são avaliados regularmente pelo Inmetro e seguem as normas ISO 17034.

Como deve ser feita a rastreabilidade dos cilindros de calibração usando Material de Referência Certificado (MRC)

Para garantir que as medidas dos cilindros sejam equivalentes em todos os países, foi estabelecida a rastreabilidade metrológica, que faz o comparativo entre um valor de medição conhecido a um outro desconhecido.

Aqui no Brasil, o Inmetro é o responsável por assegurar a rastreabilidade. Dessa forma, a instituição obriga que os laboratórios acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) calibrem seus detectores utilizando o Material de Referência Certificado (MRC), no qual deve sempre ser acompanhado de uma documentação emitida pelo Inmetro, fornecendo um ou mais valores com as incertezas e rastreabilidades.

Além disso, duas normas determinam as regras para a rastreabilidade, são elas: ISO 17034, que abrange também a ISO 17025, imposta pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. 

ISO 17034: norma internacional a ser seguida

A ISO 17034 é uma norma internacional para a gestão de materiais de referência para uso em ensaios e calibrações. Ela define os requisitos para a produção, a identificação, a manutenção, a distribuição, o armazenamento e o uso de materiais de referência.

Ela também inclui requisitos para a gestão da documentação relacionada aos materiais de referência, incluindo a rastreabilidade e a emissão de certificados de referência.

Assim, a rastreabilidade dos cilindros de calibração é garantida pela utilização de Materiais de Referência Certificados, que são certificados por uma entidade reconhecida e que atendem integralmente à norma ISO 17034.

Isso permite que os resultados da calibração dos detectores de gases sejam comparados com as concentrações dos gases conhecidos, garantindo a precisão e a validade dos resultados.

Messer Brasil: empresa referência em soluções de gases de calibração

Uma calibração precisa dos detectores de gases é crucial para garantir a conformidade com as regulamentações e as normas de emissões, como a EURO VI.

Para melhor atendê-lo, a Messer Brasil oferece soluções personalizadas para diferentes setores a fim de garantir que as empresas cumpram com a norma para calibração de detectores de gases.

Além disso, a Messer oferece consultorias e treinamentos especializados para ajudar sua empresa a cumprir com as normas e as regulamentações aplicáveis.

Confira, a seguir, alguns de nossos diferenciais.

Empresa referência no setor de gases no mundo

A Messer tem um amplo portfólio de gases, com centros de pesquisa avançados e tecnologias de ponta para produção. Os cilindros são utilizados em vários setores da indústria para manter o compromisso da empresa com o meio ambiente e a excelência em produtos e serviços.

Soluções personalizadas de acordo com seu setor

A Messer oferece soluções de gases personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada setor. Assim, é possível ter melhor aproveitamento dos produtos e ter um apoio de uma empresa com amplo conhecimento em gases e tecnologias.

Catálogo completo com os principais gases especiais e industriais

A empresa conta com catálogo completo com os principais gases especiais e industriais, para atender às necessidades dos clientes. Como cada setor tem suas particularidades, os especialistas Messer estão sempre à disposição para auxiliar na escolha dos melhores gases para cada aplicação.

Clique aqui e conheça nossos produtos.

Consultorias e treinamentos especializados para sua empresa

Para impulsionar o uso correto dos cilindros, a equipe de consultores Messer oferece treinamentos especializados para aumentar a eficiência e a rentabilidade da sua empresa. O objetivo é compartilhar a expertise de anos no mercado para melhor atender os clientes.

Entre em contato conosco para tirar dúvidas e solicitar orçamentos.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos