Blog Messer

Gases industriais: conheça os principais tipos e suas aplicações

Gases industriais: conheça os principais tipos e suas aplicações

Os gases industriais são empregados em diversas funções. É possível aplicá-los em equipamentos para manutenção de maquinário, na aceleração de processos e otimização de tempo, em produtos para preservação de qualidade etc.

Contudo, para alcançar todos os benefícios da utilização de gases industriais em processos fabris, é importante usar o gás certo ou a mistura certa para aquele tipo de serviço, além de garantir um produto de qualidade e bem armazenado.

Se você trabalha com indústrias e quer implementar mais tecnologia aos seus processos operacionais ou aos seus serviços, elaboramos este artigo explicando as aplicações dos tipos de gases industriais.

Conheça os principais tipos de gases industriais

Os gases industriais são extraídos e/ou produzidos especialmente para uso nas indústrias. Eles são disponibilizados em cilindros, cestas de cilindros ou em tanques criogênicos e devem ser armazenados em áreas com boa ventilação.

Estes são os principais tipos de gases industriais:

  • hidrogênio
  • nitrogênio
  • argônio
  • dióxido de carbono
  • oxigênio
  • hélio

Saiba mais sobre cada um deles.

Hidrogênio industrial

O hidrogênio é a molécula mais abundante na natureza. Ele é encontrado na água, no ar e em compostos orgânicos. Uma de suas características é a reação forte com o oxigênio.

Na indústria, ele é produzido na forma de H2 e é comumente utilizado no processo de soldagem TIG e na purga de tubulações misturado com Nitrogênio ou Argônio.

Outra aplicação é no tratamento térmico de metais.

Nitrogênio líquido

O nitrogênio é um componente que está presente na estrutura de muitas moléculas — algumas delas são utilizadas para fabricar fertilizantes, fogos de artifício e até explosivos.

Em seu uso industrial, o nitrogênio é utilizado na produção da amônia aplicada à refrigeração em câmaras de resfriamento, para congelar e resfriar alimentos e conservar sêmen animal.

Os usos do nitrogênio líquido são diferentes do gasoso. O primeiro é mais utilizado pela indústria de alimentos e bebidas, que, como falamos, usa esse tipo de gás industrial para processar e acondicionar produtos, além de garantir a sua conservação em temperatura adequada.

Em alguns tipos de indústria o nitrogênio é utilizado em diversos processos de purga de tubulações e equipamentos.

Além disso, o nitrogênio líquido também é bastante usado em processos de embutimento (montagem por interferência).

Argônio

O argônio é um gás nobre e, na indústria, é comum utilizá-lo como gás de proteção em processos de soldagem MIG/MAG e TIG de materiais não ferrosos — tanto em sua forma pura quanto em misturas com outros gases industriais.

Outra aplicação do argônio como gás industrial é na proteção da raiz de tubulações. Ele proporciona uma atmosfera inerte para a prevenção de oxidação e outras reações químicas durante esses processos.

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, é utilizado principalmente pelas indústrias de alimentos e bebidas, pois contribui tanto com a carbonatação quanto com a preservação do sabor e conservação dos produtos.

Ainda nas indústrias alimentícias, ele também é utilizado em embalagens de atmosfera modificada e no controle de temperatura para armazenamento e transporte. Além disso, ele pode ser utilizado para o atordoamento de aves e suínos.

Já no setor automotivo, o gás carbônico é usado em misturas com nitrogênio para a calibração em testes de motor; no setor Metal Mecânico, ele é utilizado como gás de proteção em processos de soldagem MIG/MAG e Arame Tubular.

Oxigênio

O oxigênio é essencial para as atividades de indústrias de muitos setores, como química, petroquímica, siderúrgica, entre outros.

Na soldagem ele é utilizado como gás ativo do processo MAG. No corte térmico, um maior grau de pureza irá influenciar diretamente na velocidade de corte, aumentando em até 30% o deslocamento dos equipamentos.

O uso de oxigênio em queimadores industriais no lugar do ar atmosférico (“ar mandado”) propicia aumento da temperatura de chama em aproximadamente 1.000 graus Celsius, possibilitando um menor gasto com combustíveis fósseis, causando uma menor agressão ao meio ambiente e aumento de produtividade da geração de calor.

O oxigênio industrial também é muito utilizado em laboratórios como combustível, agente oxidante e agente de branqueamento.

Já na medicina, ele é aplicado no tratamento de insuficiência respiratória e de intoxicação por monóxido de carbono.

Hélio

O hélio é utilizado em processos de soldagem, na produção de semicondutores, cabos de fibra óptica e fabricação de airbags.

Entre esses, destaca-se o seu uso como gás de proteção para soldagem a arco. Ele é utilizado tanto em sua forma pura quanto em misturas com argônio para soldagens MIG/MAG e TIG. Essa aplicação é vantajosa porque o hélio conduz melhor o calor no arco, o que resulta em uma penetração mais larga.

Sendo assim, a sua utilização é mais indicada para soldas de materiais que possuem alta condutibilidade elétrica e térmica.

O hélio também é utilizado em scanners de ressonância magnética, na fabricação de eletrônicos e na detecção de vazamentos de tubulações, caldeiras e vasos de pressão em geral.

Gases industriais: aplicações tecnológicas utilizadas pela Messer para alimentos & bebidas e solda & corte

A Messer é a maior empresa de capital fechado no segmento de gases do mundo. Nossos produtos têm o objetivo de ajudar os clientes a melhorar sua competitividade, reduzir custos de produção, elevar a qualidade do que é produzido e tornar seus processos mais tecnológicos.

Nós atuamos em diversos segmentos industriais e neste artigo vamos falar das nossas soluções para a indústria de alimentos e bebidas e para processos de solda e corte.

Alimentos e bebidas

Nossas soluções em gases industriais para alimentos e bebidas estão presentes em todo o mundo, propiciando ganhos em produtividade e qualidade em todos os segmentos da indústria alimentícia.

Congelamento e resfriamento criogênico

A Messer tem equipamentos com diversas patentes, desenvolvidos especialmente para o congelamento e resfriamento com a utilização de nitrogênio ou dióxido de carbono, conseguindo assim um processo de forma rápida e eficaz. Assim, fazendo uma mistura com os gases CO2 e N2, é possível ter um processo de congelamento e resfriamento de forma rápida e eficaz, com total sanitização.

Isso traz para a indústria benefícios como agilidade na produção, maior rendimento e mais diversidade de produtos.

Atmosfera modificada

Já na atmosfera modificada, utilizamos uma mistura com composições diversas entre CO2, N2 e O2 que consegue aumentar o shelf life dos produtos, preservando as suas propriedades naturais.

Carbonatação de bebidas

Utilizando o CO2 da Messer, em grau alimentício, facilitamos o processo de gaseificação em equipamentos chamados carbonatadores. A técnica pode ser utilizada em refrigerantes, águas saborizadas e levemente gaseificadas e cervejas.

Solda e corte

No segmento Metal Mecânico, a Messer atua tanto com tecnologia e suporte técnico quanto no fornecimento de gases em suas várias aplicações.

A Messer tem uma vasta linha de gases industriais voltados para proteção em processos de soldagem MIG/MAG, desde o tradicional dióxido de carbono em sua forma pura até misturas à base de argônio.

Já para o processo de soldagem TIG a Messer dispõe de uma linha completa de gases de proteção que compreende desde o Argônio puro até as misturas de He e H2.

A tecnologia da Messer também abrange os gases necessários para os processos de oxicorte, Laser e Plasma.

Onde encontrar gases industriais para compra?

A Messer é a empresa líder em fornecimento de gases industriais nas Américas. Nós trabalhamos com gases de qualidade, produzidos com processos seguros e tecnológicos.

Loja Inteligente da Messer

Na nossa Loja Inteligente, você pode comprar gases industriais e equipamentos com rapidez e praticidade.

Além disso, através da Loja Inteligente nossos clientes têm algumas facilidades, como:

  • acompanhar o andamento das suas compras
  • emitir segunda via de boletos e notas fiscais
  • conferir e quitar dívidas e muito mais!

Visite nosso site ou fale conosco pelo número 0800-725-4633.

Conheça a Loja Inteligente Messer!

Loja Inteligente Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos