Blog Messer

Equipamentos para indústria de alimentos: conheça os sistemas de congelamento Messer

A tecnologia e a inovação têm aberto portas para soluções que não apenas otimizam os processos industriais, mas também garantem um resultado final de qualidade superior, especialmente quando se trata de equipamentos para a indústria de alimentos.

Uma dessas inovações na indústria de alimentos que vem ganhando destaque é o uso de nitrogênio líquido em processos de congelamento e resfriamento criogênico. O processo oferece excelente custo-benefício e desponta em produtividade e eficiência para as empresas.

Nesse texto, a Messer apresenta dois equipamentos para a indústria de alimentos: o Cryoserve e o Kryojector. Ambos são soluções avançadas para congelamento com nitrogênio líquido que podem ser alugadas, reduzindo o custo inicial do investimento para seu negócio.

Continue a leitura para entender cada um deles.

Cryoserve: equipamento para congelamento com nitrogênio líquido

O Cryoserve é uma solução de congelamento e/ou resfriamento rápido que utiliza nitrogênio líquido para atender às demandas da indústria alimentícia. O sistema foca na preservação do frescor, do sabor e da cor dos alimentos. Com isso, oferece maior produtividade, menor perda de peso e melhor qualidade final.

Além de vários modelos de equipamentos patenteados, foram desenvolvidos alguns serviços de forma a ajudar você a maximizar os benefícios desse processo.

Características do equipamento

  • Gabinetes: ideal para pequenas produções em bateladas. Oferece um moderno sistema de controle com painel de toque, proporcionando alta eficiência e facilidade de uso. Foi projetado para oferecer altos níveis de higiene, facilitando a limpeza e reduzindo os riscos de contaminação. 
  • Túneis lineares: ideal para produções  contínuas de médio e alto volume  . Equipamento que combina controles eletrônicos de última geração com um projeto sanitário de alto nível. Contém ventiladores internos, ajustáveis, de alta velocidade e controles de exaustão e injeção de gás que otimizam o uso dos gases criogênicos. 
  • Túneis espirais: ideal para altas produções contínuas. Conta com esteira autoempilhável, compacta e com projeto exclusivo (o corpo do túnel é montado em torno da esteira) que utiliza o gás de refrigeração de forma muito eficiente. O equipamento evita emperramentos e pode ser transportado de forma prática.

Aplicações 

A Messer disponibiliza sistemas ideais para proteínas animal e vegetal, laticínios, peixes e frutos do mar, sopas e caldos, refeições prontas, massas, molhos e produtos de panificação. 

Além disso, a Messer oferece túneis de congelamento que permitem a fabricação de alimentos em IQF (congelados individualmente). 

Para saber qual é a melhor solução para o seu negócio, basta entrar em contato com nosso time de especialistas.

Benefícios para a produção

  • Maior agilidade no processo, com redução no tempo de congelamento;
  • Menor espaço ocupado;
  • Baixo consumo energético;
  • Flexibilidade do processo;
  • Maior segurança, sem riscos de acidentes graves em decorrência de vazamento;
  • Preserva frescor, sabor e cor do alimento;
  • Redução de desperdício devido ao  melhor aproveitamento dos insumos.
  • Redução de perdas;
  • Maior vantagem em relação aos equipamentos de congelamento mecânico tradicionais.

Kryojector: equipamento de injeção de nitrogênio líquido

O Kryojector é um equipamento que permite a injeção controlada de gases, como nitrogênio ou dióxido de carbono líquidos na parte inferior de blenders e misturadores de alimentos, assim o produto absorve o frio sem sofrer alteração na receita original.

Dessa forma, o Kryojector proporciona um controle de temperatura preciso e eficaz, o que é fundamental para a qualidade do produto final.

Características do equipamento

O equipamento permite injetar estrategicamente gases  criogênicos diretamente no fundo de misturadores, resfriando a massa de forma mais rápida, eficaz, controlada e a um custo mais baixo do que outros métodos de resfriamento mecânicos.

Comparado a processos como adicionar neve de CO2, gelo de água ou gelo seco do topo de uma misturadora aberta, sistemas de injeção no fundo com criogênicos usando CO2 (e mais recentemente N2) removem rapidamente o calor dos alimentos com um alto nível de controle e repetibilidade no processo, sem alterar a formulação do produto.

Aplicações

O Kryojector pode ser usado em caldeirões, misturadores e liquidificadores. Os sistemas de injeção no fundo podem ser aplicados em várias categorias e produtos alimentícios, incluindo produtos tradicionalmente difíceis, como misturas densas, com alto teor de umidade e alto teor de proteína.

Assim, pode ser utilizado na produção de uma ampla variedade de alimentos, incluindo frango empanado, hambúrgueres, sopas, molhos, comidas de bebê e purês.

Benefícios para a produção

  • Até 20-40 por cento de eficiência aprimorada ao utilizar o conteúdo de BTU na fase de vapor
  • Resfriamento mais rápido e consistente de temperatura
  • Design higiênico para facilitar a limpeza
  • Instalação fácil na maioria dos equipamentos de processamento
  • Melhora o padrão dos alimentos processados.
  • Precisão na injeção evita perdas e necessidade de correções.
  • Pode ser instalado em equipamentos novos ou já existentes, garantindo uma integração fácil e rápida.
  • Design otimizado que ocupa um pequeno espaço de instalação, tornando-o ideal para qualquer ambiente industrial.
  • Capacidade de ser integrado a diferentes equipamentos torna a transição para o uso do Kryojector simples e eficaz.

Equipamentos para a indústria de alimentos: conte com a expertise da Messer

Contar com um parceiro experiente e confiável é muito importante. A Messer, com sua trajetória consolidada e reconhecida, oferece uma ampla variedade de soluções para garantir que sua produção seja eficiente, segura e de alta qualidade.

A evolução contínua, baseada em pesquisa e desenvolvimento, permitiu que soluções em equipamentos para a indústria de alimentos, como o Cryoserve e o Kryojector, fossem criadas para atender às necessidades específicas da indústria alimentícia.

Conheça mais sobre a Messer a seguir. 

Experiência no setor de alimentos e bebidas

Com anos de atuação no mercado, a Messer acumulou conhecimento e expertise ímpares no setor de alimentos e bebidas. Dessa forma, a empresa entende as nuances, os desafios e as demandas desse mercado e está apta a fornecer soluções que atendem às necessidades específicas de cada segmento do setor.

Venda e locação de cilindros de gases e tanques

Os cilindros de gases e tanques são fundamentais para diversos processos na indústria alimentícia. Com uma variedade de gases disponíveis, a Messer garante que você tenha exatamente o que precisa para sua produção, assegurando qualidade e segurança em todos os passos.

Clique aqui e conheça nossos produtos.

Treinamentos para equipes

A Messer oferece treinamentos especializados, garantindo que seus colaboradores tenham o conhecimento necessário para operar os equipamentos e utilizar os gases de forma segura e eficaz.

Consultoria especializada

Cada empresa tem sua singularidade e seus desafios. Por isso, os especialistas Messer estão prontos para entender o cenário específico de sua produção e oferecer orientações e soluções sob medida. Assim, você assegura uma operação otimizada e alinhada às melhores práticas do mercado.

Fale com os especialistas Messer

A Messer é sua parceira de confiança rumo à excelência na indústria de alimentos. Entre em contato com nossos especialistas e descubra como transformar sua operação.

Clique aqui para falar com Especialistas Messer.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos