Metalurgia

Maior produtividade e menor agressão ao meio ambiente sempre foram as grandes preocupações das indústrias de fundição, siderurgia e mineração.

A indústria metalurgica enfrenta uma forte concorrência e está sujeita a rigorosos controles. As soluções desenvolvidas pela Messer Gases possibilitam a harmonização de produtividade e custos com as pressões ambientais, desde a redução de minério e reciclagem de metais, passando pelo refino, moldagem, reaquecimento e conformação dos metais, até o tratamento térmico.


Combustão

O processo de combustão da Messer é baseado em queimadores que trabalham com oxigênio puro (no lugar de ar) e qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso de forma automatizada. As técnicas da combustão com oxigênio são basicamente três: enriquecimento do ar de combustão, lanças de oxigênio sob chama ou queimadores 100% a oxigênio. Os queimadores podem ser do tipo cerâmico ou metálico.

Refino

Em conversores e fornos a arco elétrico, o metal fundido é refinado pela injeção de oxigênio por meio de lanças de alta pressão. Com a injeção de oxigênio é possível ajustar a composição química final do metal, de acordo com as normas e exigências do mercado.

São injetados nitrogênio e argônio por meio de tampões porosos nas panelas ou no fundo do forno, o que permite a homogeneização da composição química e da temperatura, e a eliminação de inclusões não metálicas.

Tratamento Térmico

A Messer desenvolveu atmosferas sintéticas de alta pureza, específicas para cada tipo de tratamento térmico. Estas atmosferas sintéticas apresentam vantagens técnicas, econômicas e de segurança, quando comparadas com as atmosferas obtidas por meio de geradores ou dissociadores de amoníaco.

Polimento

Muitos fabricantes de vidro prensado e artístico ainda utilizam ácidos no processo de acabamento. A Messer desenvolve queimadores flexíveis, que podem ser acoplados em máquinas, melhorando de forma simples e silenciosa o trabalho de acabamento dos vidros. O queimador utiliza oxigênio misturado com gás natural, propano ou hidrogênio. Os defeitos superficiais do vidro desaparecem graças a uma fusão rápida e controlada. Isto resulta em um vidro mais brilhante e suave ao tato. Além disso, elimina o uso de ácidos nocivos ao meio ambiente.

Soluções

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos