Blog Messer

Como o processo criogênico em alimentos garante a qualidade dos produtos?

Como o processo criogênico em alimentos garante a qualidade dos produtos? Saiba neste artigo

O processo criogênico em alimentos tem sido uma solução para indústrias alimentícias que buscam formas de manter o frescor e as propriedades dos alimentos mesmo após seu descongelamento. Ele é utilizado industrialmente há mais de 40 anos e é bastante conhecido na produção de alimentos de alta qualidade.

Aqui na Messer Gases Brasil, temos clientes que obtiveram resultados significativos em pouco tempo de uso, garantindo a qualidade do produto final se comparado a outros métodos de congelamento, além de contribuir para os processos produtivos, aumentando a produção, otimizando o tempo em fábrica e reduzindo os custos.

Com décadas de experiência como fornecedora de tecnologia para o setor de produção de alimentos, a Messer Gases está capacitada a oferecer uma grande variedade de equipamentos de congelamento e resfriamento de última geração e alta qualidade para esta finalidade.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona o processo criogênico em alimentos, seus benefícios e os equipamentos necessários para implementar esse método na sua indústria.

Entenda as diferenças entre o congelamento lento e o processo criogênico em alimentos

Existem três etapas durante o processo de congelamento de alimentos. Primeiramente, a temperatura é reduzida até o ponto de congelamento. Em seguida, a água contida nos alimentos transforma-se em gelo. Essa fase também é chamada de “fase de calor latente“.

Então, a temperatura é reduzida ainda mais até o ponto de congelamento final, variando de -12ºC a -18 °C. Entretanto, o congelamento lento pode causar danos aos produtos alimentícios, pois o processo destrói suas células.

Dessa forma, o processo criogênico em alimentos surge como solução para isso, já que é capaz de fazer essa redução de temperatura de forma ultrarrápida, evitando a formação de grandes cristais de gelo no interior das células do alimento.

Congelamento tradicional: o que acontece no interior do alimento

  • Passo 1: a água livre em torno das células do alimento é a primeira a ser cristalizada durante os métodos de congelamento lento.
  • Passo 2: assim que a água externa é cristalizada, a água no interior das células do alimento começa a rompê-las, destruindo as paredes celulares. Quanto mais longo for o tempo de congelamento, mais células serão destruídas.
  • Passo 3: finalmente, os cristais de gelo tornam-se tão grandes que as células são totalmente rompidas, levando – entre outras desvantagens – a um alto grau de perda de água quando o produto for descongelado ou reaquecido.

Quais são os benefícios do processo criogênico para a indústria de congelados?

O processo criogênico em alimentos é mais indicado do que o congelamento tradicional, uma vez que traz mais agilidade ao processo graças ao nível extremamente baixo da temperatura.

Além do mais, após o descongelamento, alguns alimentos podem ficar com água em excesso, o que também prejudica a qualidade do produto como um todo, como a aparência, o sabor e a textura, e aumenta a possibilidade de proliferação de fungos.

Conheça a seguir as principais vantagens de usar essa tecnologia.

Conservação da qualidade dos produtos

O processo criogênico preserva as propriedades organolépticas dos alimentos e o frescor, garantindo o fornecimento de produtos de alta qualidade para os consumidores.

Flexibilidade na produção

O equipamento de criogenia, além de congelar rapidamente, pode arrefecer e endurecer uma superfície, tornando o processo produtivo mais flexível.

Mais produtividade

O processo criogênico em alimentos permite fazer ajustes contínuos de potência, tornando a produção até 10 vezes mais rápida em produtos e temperaturas de trabalho.

Redução de custos

Investir no processo criogênico para alimentos diminui o investimento inicial, que é inferior a um sistema de refrigeração mecânica tradicional. Além disso, os custos de manutenção dos equipamentos são baixos e a necessidade de potência elétrica instalada é menor.

Implemente o processo criogênico em alimentos na sua operação com a Messer Gases

O congelamento e o resfriamento criogênicos constituem um dos principais campos de negócios da Messer Gases Brasil.

Disponibilizamos sistemas a base de nitrogênio líquido para congelamento ou resfriamento que são ideais para proteínas animal e vegetal, laticínios, peixes e frutos do mar, refeições prontas e massas e produtos de panificação.

Além de vários modelos de equipamentos patenteados, foram desenvolvidos também alguns serviços de forma a ajudar você a maximizar os benefícios desse processo.

Laboratório de testes

Para oferecer um serviço completo às indústrias alimentícias, os equipamentos de congelamento e resfriamento da Messer Gases Brasil são demonstrados em laboratórios de testes, capazes de simular as condições de produção de forma extremamente realista.

Essa facilidade permite verificar cálculos teóricos e demonstrar aos clientes a eficiência e os recursos de toda a tecnologia de congelamento e resfriamento.

Os laboratórios de testes, de resfriamento e congelamento estão disponíveis em todos os países nos quais o Grupo Messer está presente. O laboratório de testes da Messer Gases no Brasil está localizado na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo.

Suporte profissional

Engenheiros especialmente treinados estarão presentes para ajudá-lo em cada aspecto da instalação, desde o planejamento do projeto até a partida do processo.

Além disso, após os equipamentos estarem em operação, nossos engenheiros irão efetuar inspeções regulares e, quando necessário, otimizar todo o processo.

Benefícios de utilizar os equipamentos Messer para congelamento e resfriamento

Os equipamentos da Messer Gases possuem alto grau de flexibilidade, pois se adaptam facilmente a uma ampla linha de produtos alimentícios. Além disso, os equipamentos são compactos, necessitando de pouco espaço para serem instalados, e de fácil operação.

Resumidamente, congelamento rápido significa:

  • Materiais padronizados, prontamente disponíveis;
  • A maior parte dos equipamentos pronta para uso;
  • Instalação simples – executável em poucos dias;
  • Equipamentos de fácil utilização, que não exigem nenhum conhecimento específico;
  • Treinamento para os técnicos envolvidos na partida e operação do processo.

Solicite um orçamento

Para conhecer melhor as nossas soluções e tirar as suas dúvidas sobre processos criogênicos em alimentos e outras tecnologias, entre em contato com o nosso time de especialistas e solicite um orçamento.

Os clientes Messer Gases Brasil também podem comprar gases e equipamentos na nossa loja virtual. É possível fazer pedidos sem sair do escritório, usando apenas o celular ou o computador, e pode-se escolher entre diversas formas de pagamento.

Conheça nossos gases para indústria de Alimentos e Bebidas!

Se você gostou deste post sobre processo criogênico em alimentos, leia também:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos