Blog Messer

primarizacao-para-corte-de-metais

Primarização para corte de metais: entenda os cuidados necessários

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a adquirir máquinas de corte a laser com o intuito de produzir internamente as suas próprias peças. A ideia é reduzir custos com a compra desses serviços por meio da primarização do corte de metais.

Entretanto, para que os resultados apareçam, é preciso manter o alto padrão de qualidade no corte, fazendo o uso adequado da tecnologia e adquirindo gases industriais com o grau de pureza certo para a manutenção do alto desempenho.

Neste artigo, vamos discutir o fenômeno da primarização no corte de metais: será que vale a pena fazer isso? Confira o que dizem os especialistas Messer.

Primarização para corte de metais: por que ter cuidado?

A primarização do corte de metais é uma forma de reduzir os custos da empresa e torná-la mais lucrativa e produtiva. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a qualidade seja mantida, assim como a segurança de todos os envolvidos no processo.

Confira, a seguir, alguns pontos de atenção.

Produtos de baixa qualidade

Para que o corte tenha o padrão desejado, é muito importante utilizar produtos de alta qualidade nos procedimentos. A baixa qualidade pode afetar significativamente a entrega final e reduzir a vida útil das máquinas.

Além dos maquinários e da tecnologia adequada para cada tipo de metal, a procedência dos gases utilizados, bem como o grau de pureza específico para cada processo, devem ser atentamente observados para atingir a excelência desejada na primarização.

Profissionais sem conhecimento

Muitas empresas culpam como responsáveis pelo corte pessoas que não receberam a capacitação adequada. Isso, além de prejudicar a qualidade do serviço, põe em risco a segurança do responsável e das outras pessoas que trabalham no entorno.

Invista na qualificação profissional adequada e em treinamentos com especialistas para evitar problemas no resultado.

Equipamentos inadequados

Para que a qualidade e a segurança sejam mantidas, também é muito importante trabalhar com os equipamentos adequados. Eles devem ser próprios para o tipo de corte desejado, receber a manutenção adequada e cumprir todos os requisitos exigidos pelas normas regulamentadoras.

O investimento em equipamentos inadequados ou sem eficiência para o tipo de serviço que você deseja fazer é um dos fatores mais problemáticos para quem deseja abandonar a terceirização.

Leia mais: Processo de soldagem com pureza de argônio

NR-18: o que diz a norma sobre segurança para corte de metais?

A NR-18 estabelece as diretrizes de administração, de planejamento e de organização com o objetivo de aumentar o controle e a segurança nesses processos.

Ela é dividida em 27 capítulos, sendo um deles exclusivamente dedicado às operações de soldagem e corte.

Estes são os seus principais pontos relativos ao corte de metais:

  • deve ser elaborada uma análise de risco específica sempre que houver materiais combustíveis ou inflamáveis no entorno ou quando o corte for realizado em área sem prévio isolamento e não destinada para esse fim;
  • é obrigatória a adoção de medidas preventivas para eliminar riscos de explosão e de intoxicação do trabalhador;
  • para empresas com mais de 20 trabalhadores, é obrigatória a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em substituição ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil (PCMAT) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conforme nova alteração na NR-18;
  • a empresa deve criar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa);
  • também é obrigatório o fornecimento de ambulatório para frentes de trabalho com mais de 50 trabalhadores, para atendimento em caso de emergências.

Afinal, a primarização para corte de metais vale a pena?

A primarização para o corte de metais é uma forma de reduzir custos dentro da empresa e pode trazer bons resultados nesse sentido, desde que sejam tomados alguns cuidados.

Um deles é em relação à capacitação do time responsável pelo processo, que deve ter todo o conhecimento técnico e prático necessário para um trabalho seguro. Além disso, é importante adquirir os equipamentos adequados para cada tipo de corte.

Outro ponto muito importante é a qualidade dos materiais utilizados, como é o caso dos gases de proteção. Isso é fundamental para que o processo de corte seja mais eficiente, entregue a qualidade desejada e ofereça segurança aos trabalhadores.

Caso a sua empresa consiga operar dando atenção a esses três pontos, a primarização do corte de metais pode ser uma alternativa interessante e que pode trazer grandes benefícios para a operação como um todo.

Vantagens da primarização do corte de metais

  • Processo produtivo mais dinâmico; 
  • Exploração de novas tecnologias;
  • Maior preocupação com a qualidade do corte;
  • Melhor resultado final; 
  • Menor dependência de terceiros; 
  • Maior previsibilidade de demandas;
  • Aumento da produtividade; 
  • Maior controle do processo. 

Conte com uma empresa especialista no mercado para otimizar os custos da operação

A Messer é a maior empresa de capital privado do segmento de gases do mundo e tem mais de 100 anos de história no fornecimento de gases e equipamentos de alta qualidade para os mais diversos segmentos da indústria.

Além de fornecer gases de alta qualidade e de alta pureza, a Messer trabalha com misturas personalizadas para atender às demandas específicas dos seus clientes.

Clique aqui e conheça nossos produtos

A empresa também oferece equipamentos de alto padrão para diversos processos industriais, como é o caso da soldagem e do corte a laser.

Para quem está começando o processo de primarização, o time de especialistas Messer está disponível para consultorias técnicas e treinamentos, o que garante que o seu time receba todas as instruções necessárias para um trabalho eficiente e seguro.

Fale com especialistas Messer e conheça a melhor opção para a rentabilidade do seu negócio!

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos