Blog Messer

oxicorte

Conheça os benefícios de utilizar o oxicorte para processos de corte térmico

O oxicorte é um processo de separação de metais que utiliza o calor e uma reação de oxidação com oxigênio puro.

Ele exerce benefícios importantes no processo de corte térmico, garantindo a perpendicularidade da superfície cortada, assim como a qualidade superficial.

Neste artigo, você vai entender como funciona o oxicorte e os benefícios para os seus processos de corte térmico.

O que é oxicorte?

O oxicorte é um processo termoquímico de separação de metais, utilizado para cortar peças que vão do aço ao carbono.

A grande maioria dos materiais ferrosos podem ser cortados usando o oxicorte. No entanto, a qualidade do corte vai depender do material, da velocidade e da espessura do corte.

Hoje, no mercado, existem técnicas variadas e processos que também podem ser satisfatórios. Contudo, as opções mais conhecidas e valorizadas pelas indústrias, como o plasma e o laser, apresentam custos elevados.

O oxicorte pode ser feito de forma manual, com o auxílio de máquinas portáteis, ou de forma mecanizada e robotizada, para indústrias de grande porte.

Por isso, quem deseja obter resultados próximos à perfeição e sem a necessidade de terceirização do serviço pode escolher o oxicorte.

O processo é muito econômico, boa qualidade de corte e a produção de peças em seus tamanhos finais.

Como funciona o processo de oxicorte?

O processo de oxicorte é feito por meio da combustão entre um gás combustível e o oxigênio. Nesse caso, as chamas de pré-aquecimento fornecem calor para o material atingir a temperatura de ignição. 

Em seguida, um jato de oxigênio de alta pureza (pelo menos 99,5%) é aplicado, provocando uma reação exotérmica e expulsando o material fundido. Essa etapa é essencial para garantir a sequência do processo.

Assim, o maçarico se movimenta e o oxigênio age na remoção do metal líquido separando assim a peça metálica em duas partes. O jato de oxigênio expulsa o metal fundido, realizando o corte, ou seja, a separação das peças. 

O resultado é um corte com excelente qualidade, com superfícies perpendiculares e com bons índices de acordo com a norma ISO 9013.

Elementos utilizados no processo de oxicorte

Para que o oxicorte aconteça deve ser utilizado um gás combustível, que pode ser acetileno, GLP, propileno ou gás natural. Ele é misturado a uma quantidade de oxigênio puro, gerando a chama de pré-aquecimento.

O oxigênio, que é responsável pela separação das peças, é utilizado em uma segunda entrada do bico de corte, e é chamado de O2 de Corte.

Além dos gases, o processo de oxicorte também requer a utilização de outros equipamentos, como reguladores de pressão, maçaricos, mangueiras e válvulas corta-chamas.

Quais são as vantagens de utilizar o oxicorte?

O oxicorte é um processo que apresenta uma série de vantagens, principalmente se comparado ao plasma e ao laser. Conheça alguns deles:

  • capaz de cortar superfícies de até um metro, o que não acontece com outros processos;
  • dispensa o uso de energia elétrica no corte manual;
  • alta qualidade de corte;
  • pode ser utilizado por grandes máquinas e em processos manuais;
  • equipamento facilmente transportado dentro de unidades industriais;
  • resultados finais atendem bons índices da ISO 9013;
  • tem custo de investimento baixo em comparação aos outros processos.

Messer: a maior empresa de capital fechado do segmento de gases do mundo!

A Messer é uma empresa de gases industriais que se destaca pela qualidade, tecnologia, sustentabilidade e atendimento de excelência. Presente em três continentes e com 120 anos de história, somos a maior empresa de capital privado do setor de gases em todo o mundo.

No Brasil, a Messer tem 40 unidades e atende mais de 14 mil clientes que atuam na área de siderurgia, alimentos e bebidas, gases medicinais, entre outros.

Os nossos centros de pesquisa são de última geração e neles nós desenvolvemos tecnologias em gases que são aplicados em diversos segmentos da indústria, desde alimentos e bebidas até metalurgia.

Entre em contato com Especialistas Messer pelo formulário ou pelo telefone 0800-725-4633.

Leia também:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos