Blog Messer

Gases 5.0: entenda o que são e as aplicações em diversos setores

Os gases 5.0 são substâncias de alta pureza que podem ser usados tanto em processos industriais como medicinais. Eles se enquadram como gases especiais e têm um índice de pureza bem elevado.

Assim, eles se tornam fundamentais em análises por meio do uso de equipamentos avançados, como espectrômetros de massas, espectrofotômetro, cromatógrafos, entre outros.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, a Messer apresenta o conceito de gases 5.0, as vantagens do uso em processos industriais e medicinais, além dos seus usos e das suas aplicações. Confira!

O que são gases 5.0?

Os gases 5.0 são gases especiais, que contêm alto nível de pureza em relação aos gases industriais. Pelo baixo nível de impurezas, eles são usados em equipamentos especiais em processos industriais ou medicinais para obtenção de resultados mais satisfatórios.

Assim, os gases especiais grau 5.0 fazem parte de processos dos mais diversos setores da indústria, como aeronáutica, automotiva, eletrônica, farmacêutica, metalúrgica, mineração, química, vidros, papel e celulose, entre outros.

Vantagens de usar gases puros em processos industriais e medicinais

Os gases 5.0 têm alto padrão de qualidade e confiabilidade, pois a sua industrialização segue rigorosos padrões de controle de processos e de qualidade. Por isso, para ter processos eficientes, é essencial contar com gás de qualidade comprovada.

Esses gases puros podem trazer grandes benefícios nos resultados dos processos em setores e aplicações distintas. Isso acontece porque eles:

  • apresentam níveis de impurezas controladas e baixas;
  • oferecem bons resultados nos processos industriais;
  • asseguram dados analíticos de alta qualidade e precisão;
  • reduzem custos;
  • agregam valor à produção.

Além disso, os gases 5.0 protegem os equipamentos utilizados pelos laboratórios, visto que as impurezas podem afetar o resultado de análises químicas – o que pode roubar um tempo valioso para encontrar erros e resolver problemas.

Contudo, cada técnica analítica requer um tipo específico de gás e um grau de pureza, bem como níveis máximos de impurezas. Assim, também é essencial saber quando e como usar cada um para impedir falhas e perdas durante o processo.

o-que-sao-gases-5.0

Quais são os gases 5.0 da Messer?

A Messer Gases tem um portfólio de referência no mercado de gases 5.0. Os produtos são desenvolvidos em centros de pesquisa de última geração, que trazem soluções de alta qualidade para quase todos os setores da indústria.

A empresa ainda conta com o parque industrial mais tecnológico do mercado brasileiro, com plantas automatizadas que funcionam por operação remota, diretamente de New Jersey, nos Estados Unidos.

Confira, a seguir, quais os gases 5.0 ofertados pela Messer.

Argônio

O argônio ganha destaque por compor misturas que inibem a deterioração de alimentos, produção de vinhos de excelente qualidade e como atmosfera protetora em processos de soldagem de alumínio.

Assim, o argônio é utilizado em misturas para criar a tecnologia de atmosfera modificada, para crioablação em cirurgias, para espectrometria de emissão de plasma e como atmosfera protetora em alguns processos industriais.

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono é utilizado principalmente como um antibacteriano natural pela sua capacidade de aumentar a vida útil dos produtos, mantendo a qualidade do sabor e a textura. Além disso, é um gás utilizado para neutralização de resíduos tóxicos lançados pelas indústrias.

As aplicações variam desde o congelamento de alimentos, criopreservação de culturas de células, controle das temperaturas de reatores até a neutralização dos efluentes alcalinos.

Hidrogênio

O hidrogênio é bastante utilizado em aplicações como cromatografia gasosa, analisadores em geral e também como componente em misturas gasosas.

Hélio

O hélio assume um papel importante na medicina por resfriar o magneto dos scanners de ressonância magnética, de modo a garantir o bom funcionamento do equipamento. Além disso, é essencial para a cromatografia gasosa.

Outros destaques são a utilização em misturas para mergulho em profundidade, no processo de fabricação de fibras ópticas, levantamento de balões e detecção de vazamentos.

Nitrogênio

O nitrogênio ultrapuro 5.0 é um gás utilizado em diversas aplicações, como, por exemplo, gás de arraste em cromatografia gasosa, gás zero em analisadores ambientais e gás inerte na indústria farmaceutica e em diversos processos industriais.

Conheça as soluções da Messer Gases

O Messer Gases tem expertise de um século na produção e distribuição dos gases 5.0 em vários países. Com um portfólio extenso, a empresa atende diversos segmentos com soluções sob medida para o seu negócio.

Se você precisa de gases de alta qualidade e pureza para seus processos, conte com a Messer. A empresa tem consultores disponíveis para atendê-lo e ajudá-lo a adquirir os melhores produtos para sua operação.

Para maior praticidade, suas compras podem ser feitas on-line, com segurança, por meio da Loja Messer.

Solicite contato com nossa equipe

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos