Blog Messer

Saiba como levar congelados para grandes varejos do ramo alimentício

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a indústria alimentícia no Brasil foi a que mais faturou em 2019: com quase R$ 700 bilhões, o que representou 9,7% do PIB naquele ano.

Ainda que o dado seja antes da pandemia e das medidas de isolamento social, é fato que a indústria alimentícia se manteve relativamente estável entre 2020 e 2022 se comparada a outras, afinal, com as pessoas em casa, o lazer virou comer e beber bem. Em 2020, o consumo de alimentos processados, por exemplo, aumentou 16% em junho se comparado ao ano anterior.

Contudo, é também um dos mercados com mais concorrência, fazendo com que seja necessário apostar em tecnologias que farão com que o produto tenha grande destaque para o consumidor final, principalmente para a indústria de congelados, que precisa enfrentar desafios quanto à qualidade do produto quando descongelado, à contaminação por bactérias e ao processo logístico até redes varejistas.

Neste artigo, saiba no que as indústrias de congelados estão apostando para driblar a concorrência e se manterem competitivas.

Quais são as tendências para o setor alimentício no varejo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresômetro, apenas em 2019 o setor varejista brasileiro, em todos os segmentos, teve um crescimento de 18% nas vendas. É claro que, com a pandemia, alguns setores ficaram prejudicados, mas, ainda assim, quem apostou na inovação conseguiu passar pela crise sem grandes sustos.

Busca por inovação

Inclusive, a busca constante por inovação acaba sendo uns dos principais desafios enfrentados pelo setor varejista de alimentos. Isso porque é um segmento de altíssima concorrência, principalmente em comparação a grandes players do mercado, além de precisar de um processo logístico longo e complexo, com várias etapas na cadeia de produção, desde a operação das máquinas até o transporte para os mercados.

Nesse sentido, empresas que apostam em inovação, tanto para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos quanto para aumentar a performance das indústrias, saem na frente.

Alimentos saudáveis e dieta vegetariana

Além disso, com a mudança no perfil de consumo do público, é necessário que as empresas do setor alimentício acompanhem essa evolução. Nos últimos anos, vimos duas tendências fortes para o segmento: o aumento na procura por produtos mais saudáveis e mais adeptos à dieta vegetariana.

Isso fez com que indústrias lançassem novos produtos para aumentar o seu público ou investir em tecnologias que tornassem o seu alimento mais saudável, diminuindo o uso de conservantes, principalmente quando falamos na indústria de congelados.

Investimento no branding

Não é de hoje que os consumidores estão apostando cada vez mais em marcas que compartilham dos seus ideais e isso segue sendo tendência no setor alimentício. Empresas que têm um branding forte, capaz de cativar e ativar seu público, estão tomando a dianteira no mercado e isso é bastante visto em marcas ainda pequenas.

Como ter maior inserção no mercado e ainda se destacar da concorrência?

Apostar nas tendências acima é um bom começo. É importante que quem esteja na gestão entenda que ter os mesmos processos de anos atrás faz com que o seu negócio perca espaço frente às novas marcas que surgem no mercado.

Além disso, quando falamos em processos operacionais, nos últimos anos, o mercado avançou bastante nesse quesito, com tecnologias capazes de aumentar significativamente a performance da operação com alguns pequenos ajustes.

Conheça algumas tecnologias que estão sendo utilizadas por indústrias para entrar em grandes mercados.

Produto com prazo de vencimento extenso

Atualmente, diversas tecnologias podem ser utilizadas para aumentar o prazo de validade do produto sem alterar as suas propriedades, principalmente quando falamos de congelados.

Para entrar em grandes varejos, é vital que indústrias tenham processos que prolonguem o shelf life do produto, garantindo mais tempo de exposição nas prateleiras e menos riscos para os supermercados.

Produto com boa aceitação do público

A rede varejista, assim como qualquer empresa, deseja investir naquilo que tem saída. Por isso, ter um produto que agrade ao público final é prioridade para entrar em grandes redes.

Especialmente quando falamos de congelados, é necessário pensar em como estará a qualidade do produto quando for consumido.

Processo de logística e transporte adequado

Um dos desafios da indústria de congelados é o transporte. Afinal, ainda que o processo de produção tenha sido feito de forma totalmente adequada, é possível que os riscos de contaminação possam acontecer ainda no transporte, quando não estão em temperaturas adequadas.

Conheça as soluções da Messer para alimentos congelados

A Messer é a maior empresa de capital privado do segmento de gases no mundo e desenvolve soluções inovadoras para a indústria de alimentos e bebidas com o objetivo de aumentar a qualidade e facilitar a conservação dos produtos, tornando maior o seu tempo de prateleira.

A partir de estudos e pesquisas, desenvolvemos diversas soluções com o uso de gases industriais e especiais para o segmento de congelados, impactando diretamente a qualidade final do produto e a melhoria de processos logísticos na cadeia de produção.

3 anos de Messer Gases: conheça a nossa trajetória

Conheça, a seguir, nossas soluções com gases.

Congelamento e resfriamento criogênico

A Messer desenvolveu uma linha de equipamentos para congelamento e gases de alta pureza, pensada para cada tipo de necessidade. Os nossos equipamentos têm diversas patentes, priorizando tecnologias para a melhor eficiência e total sanitização.

Com o congelamento rápido, além de processos mais produtivos, a sua indústria preserva a melhor qualidade dos produtos, reduz a exsudação e desidratação.

Atmosfera modificada

A solução em atmosfera modificada altera o percentual de gases nas embalagens dos alimentos, inibindo a sua deterioração natural. Dessa forma, é possível aumentar a validade dos produtos, preservando a  alta qualidade por muito mais tempo.

Esse processo já é consolidado em países da Europa e nos Estados Unidos, sendo desenvolvido no mercado brasileiro pela Messer.

Cryoserve

O Cryoserve é o nosso sistema de congelamento à base de nitrogênio líquido. A técnica preserva o frescor, o sabor e a cor dos alimentos, além de tornar mais produtivo o processo de congelamento, reduzindo a perda de peso e preservando a melhor qualidade do produto final.

Aposte na tecnologia para se diferenciar do mercado

Já vimos que, para se manter competitivo e conquistar novos públicos, é importante apostar em tecnologias que conquistarão seu cliente e ainda garantirão melhorias no processo de produção, reduzindo os custos e otimizando a operação.

Aqui na Messer, temos um portfólio com diversas soluções para a indústria de congelados. Além disso, oferecemos atendimento personalizado 24 horas por dia, feito por um time altamente capacitado para tirar as suas dúvidas e apresentar as melhores soluções para o seu negócio.

Conheça nossos gases para indústria de Alimentos e Bebidas para se tornar um grande player no mercado de congelados.

Leia mais em nosso blog:

Conheça a Loja Inteligente Messer!

Loja Inteligente Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos