Blog Messer

IQF: conheça o método de congelamento rápido e individual de alimentos

IQF: conheça o método de congelamento rápido e individual de alimentos

O IQF é um método avançado de congelamento que tem a capacidade de congelar pequenos alimentos individualmente de forma rápida.

Quer entender mais sobre essa forma tecnológica de congelar alimentos individuais? Neste artigo, falaremos como acontece o processo de IQF e os benefícios de utilizá-lo na indústria alimentícia.

O que é congelamento IQF?

IQF é a sigla para Individually Quick Frozen ou Congelamento Rápido Individual. O método permite o congelamento individual de alimentos, fazendo com que eles fiquem soltos na embalagem e não grudem uns nos outros.

Outra característica do congelamento IQF, como o nome indica, é a velocidade do processo. Por ser rápido, o método impede a formação de cristais de gelo nos alimentos, o que evita a perda de nutrientes e características visuais. Além disso, é claro, agiliza a produção e permite a otimização do trabalho.

O congelamento IQF é indicado para diversos alimentos, como:

  • carnes;
  • frutas vermelhas, como amora, morango, mirtilo etc.;
  • peixes e frutos do mar;
  • vegetais, como milho e ervilha;
  • produtos assados;
  • massas e outros.

Como acontece o processo de congelamento IQF?

O processo de congelamento IQF acontece em equipamentos específicos com o auxílio do N2 e nitrogênio .

Em processos de congelamento comum, os cristais maiores de água se formam devido a lentidão do congelamento, danificando as células do alimento que perde suas caracteriticas após descongelamento.

É por isso que muitos produtos, depois de congelados pelo método tradicional, ficam secos ao serem descongelados.

Já no congelamento IQF, por sua alta velocidade, consegue contornar a zona de cristalização do gelo, que acontece entre as temperaturas -1°C e -4°C. Essa tecnologia garante o congelamento feito com cristais menores e, assim, consegue manter a qualidade dos produtos na hora do consumo.

Quais são os benefícios de utilizar o método de congelamento IQF?

O congelamento IQF traz uma série de benefícios para a empresa fornecedora e para os consumidores. Saiba a seguir quais são eles.

Congelamento individualizado

O congelamento individual de alimentos pequenos permite que os consumidores separem apenas algumas unidades para serem consumidas, sem precisar descongelar todo o pacote. Por isso, esse é o método mais indicado para pacotes de frutas, cortes de carnes, petiscos congelados, coberturas de pizzas, camarões etc.

Isso também evita que o consumidor descongele toda a embalagem, e use somente uma parte do produto, levando o restante de volta ao congelador. Muitas pessoas não sabem, mas o alimento descongelado não deve ser congelado novamente, pois isso o expõe à contaminação e a alterações do sabor.

Conservação do sabor e de nutrientes

Os alimentos conservados com métodos tradicionais de congelamento ficam com cristais de gelo grandes que, como já falamos, prejudicam as células e os tecidos, causando a perda tanto do sabor quanto de alguns nutrientes.

Com o IQF, o sabor e a textura são preservados mesmo após descongelar o alimento.

Mais produtividade na indústria

O congelamento IQF é extremamente rápido e, portanto, torna toda a operação da indústria mais produtiva.

Os equipamentos e tecnologia Messer para IQF conseguem congelar mais alimentos em menos tempo do que os congeladores tradicionais, aumentando consideravelmente o volume de produção e produtividade sem que a qualidade seja perdida ou que seja necessário mais recursos humanos.

Soluções Messer: ideais para usar no processo de congelamento da sua empresa

A Messer Gases desenvolve soluções em processos e equipamentos para assegurar a produtividade e os ganhos de qualidade em todos os segmentos do setor alimentício, sempre buscando corresponder às exigências dos consumidores em relação à conservação dos alimentos.

Conheça as nossas soluções em congelamento IQF.

Messer Wave Freezer

O Messer Wave Freezer traz uma abordagem revolucionária, uma onda de vibração aplicada na esteira do túnel de congelamento, que mantém os alimentos separados e aumenta o seu contato com o gás criogênico, favorecendo a transferência de calor.

O Wave pode ser programado para diferentes alimentos e velocidades de produção. Em relação à higiene, as suas superfícies inclinadas evitam o acúmulo de bactérias e a parte superior levanta, permitindo o fácil acesso para limpeza.

Messer Wave Impingement

Esse equipamento altamente tecnológico desenvolvido pela Messer combina duas tecnologias que melhoram a produtividade no congelamento de alimentos, principalmente aqueles que levam mais tempo para serem resfriados, como almôndegas e massas recheadas.

As vazões de alta velocidade de nitrogênio líquido rapidamente reduzem a temperatura superficial, à medida que os produtos ingressam no freezer e continuam rapidamente, perdendo calor, enquanto se deslocam pelo seu interior.

Ao mesmo tempo, uma onda de vibração aplicada na esteira garante que os itens fiquem separados à medida que congelam, o que maximiza o contato criogênico.

O uso eficaz dos gases elimina os problemas comuns associados a freezers com esteiras suspensas.

Todas as funções podem ser programadas de forma independente para diferentes alimentos e velocidades de produção.

Messer Gases: a maior empresa de capital fechado do segmento no mundo

A Messer oferece soluções em gases, equipamentos e serviços para a indústria de alimentos e bebidas. Os nossos gases industriais estão presentes no mundo todo, e a nossa alta tecnologia em processos e equipamentos propicia ganhos em produtividade e qualidade, além da redução de custos.

Para adquirir nossos gases e aplicar a tecnologia IQF na sua indústria, visite a nossa Loja Messer.

Loja Messer

A Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Solicite o seu orçamento

Você também pode entrar em contato diretamente com o nosso Centro de Cuidado ao Cliente e solicitar o seu orçamento personalizado.

Centro de Cuidado ao Cliente:

0800 725 4633

cliente@messerbrasil.com

A nossa equipe está pronta para atender às suas demandas, sempre com foco na melhoria contínua.

Conheça nossos gases para indústria de Alimentos e Bebidas!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos