Blog Messer

gases-para-conservar-alimentos

Conheça os gases que conservam alimentos e aumentam a validade dos produtos!

Em um mercado cada vez mais exigente, investir em tecnologia para a conservação de alimentos é fundamental para o sucesso da indústria. Dessa forma, além de manter a qualidade, o sabor e a textura dos alimentos por mais tempo, é possível evitar o uso de conservantes, que não são bem-vistos pelos consumidores.

A partir de diversos estudos, técnicas foram desenvolvidas para que a indústria alimentícia usasse menos químicos para a conservação de comidas e bebidas de forma mais natural. Por meio da utilização de gases, é possível apresentar vantagens aos consumidores que buscam por itens mais saudáveis ao mesmo tempo em que sua empresa aumenta o shelf life desses itens.

Neste artigo, a Messer mostra quais gases podem ser usados na conservação de alimentos e as técnicas mais inovadoras para aplicar na sua indústria. Confira!

Gases que ajudam na conservação de alimentos

O congelamento tradicional tem desvantagens que podem fazer com que o seu produto seja desvalorizado no mercado. Ressecamento dos alimentos, incapacidade de manter a textura e o frescor e cristalização da superfície são uns dos principais pontos.

Além disso, outra técnica que tem sido evitada é o uso de conservantes químicos. Por estarem associados a doenças gástricas, obesidade e até mesmo chances de desenvolvimento de cânceres, os consumidores estão cada vez mais atentos e exigindo parâmetros naturais e saudáveis.

A Messer conta com uma gama de gases de alta pureza que podem ser usados em várias frentes, como na conservação de alimentos. Dessa forma, esses gases podem ser usados puros ou em misturas, de acordo com as particularidades de cada produto.

Conheça alguns dos gases mais utilizados para conversar alimentos e suas aplicações.

Oxigênio

De acordo com a técnica empregada para embalar os alimentos, o oxigênio é evitado ou retirado. Isso porque ele estimula o crescimento de bactérias aeróbicas.

No entanto, ele é necessário em pequenas quantidades para alguns alimentos, como frutas e vegetais, para manter o aspecto saudável e fresco.

Além disso, o oxigênio é um grande aliado da conservação da carne vermelha. Nesse caso, o processamento é intencionalmente realizado com altas concentrações do gás, a fim de evitar que o alimento adquira um aspecto pálido e que micro-organismos cresçam na região.

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono tem efeito inibidor tanto da oxidação dos alimentos quanto do crescimento da maioria das bactérias e dos fungos aeróbicos. Por isso, esse gás é amplamente utilizado na conservação de alimentos.

Dessa forma, quanto maior a sua concentração, maior será a vida útil do produto.

No entanto, grandes volumes podem tornar os alimentos excessivamente ácidos ou azedos. Sendo assim, é preciso ter cuidado na hora de dosar, atentando-se à quantidade ideal para o tipo de alimento que está sendo produzido.

Nitrogênio

O nitrogênio é um gás inerte, com pureza relativamente alta. Nas embalagens de alimentos, a sua principal função é deslocar o ar, especialmente o oxigênio. Isso evita a oxidação do alimento e inibe o desenvolvimento de micro-organismos.

Em misturas de gases, ele é usado como gás complementar, pois se difunde lentamente por meio de plásticos e, por isso, permanece mais tempo no interior da embalagem.

Argônio

O argônio tem propriedades semelhantes às do nitrogênio e pode substituí-lo em diversas aplicações. Para alguns tipos de vegetais, existem indicações que o argônio inibe atividades enzimáticas e reações metabólicas.

Entretanto, por conta do preço mais alto, a sua utilização é rara quando falamos em conservação de alimentos.

Hidrogênio e hélio

Os dois gases não são usados para prolongar a vida útil dos alimentos, mas são essenciais para algumas aplicações da atmosfera modificada. Devido às suas reduzidas dimensões moleculares, eles são usados em alguns analisadores para a detecção de vazamentos nas embalagens.

Vantagens de usar gases em processos de conservação

O uso de gases para a conservação de alimentos é uma solução muito interessante ao congelamento tradicional e traz uma série de vantagens. Essa solução pode oferecer maior qualidade aos produtos e até estender a vida útil deles em prateleiras – tudo de forma natural.

Confira, a seguir, mais benefícios de usar gases em processos de conservação:

Segurança

Os alimentos conservados com gases têm maior vida útil, evitando deterioração antecipada dos alimentos. 

Dessa forma, sua empresa pode oferecer produtos mais frescos, com textura e cor conservadas e com menores riscos de intoxicação alimentar após o seu consumo.

Menos devoluções

A partir do momento em que você investe em uma solução que aumenta a qualidade do produto e o tempo de prateleira, há redução do índice de devoluções e de reclamações por parte de representantes, dos comerciantes e dos consumidores finais.

Assim, é possível ter maior aproveitamento da sua produção e elevar os lucros.

Agilidade

O processo de congelamento e embalagem com gases utiliza equipamentos tecnológicos, que trazem muito mais agilidade para a indústria, tornando o trabalho mais produtivo e diminuindo a incidência de retrabalho.

Dessa forma, os processos ficam mais ágeis e sua equipe pode produzir mais em menor tempo.

Menos uso de conservantes

Os gases ajudam a reduzir significativamente o uso de conservantes químicos nos produtos, oferecendo opções mais saudáveis aos consumidores e deixando-os menos propensos a desenvolver doenças decorrentes do excesso desses itens.

Melhor posicionamento no mercado

Com consumidores cada vez mais preocupados com a saúde, empresas que se preocupam com esses quesitos tendem a se destacar dos concorrentes e se posicionar bem no mercado – até mesmo junto aos grandes players.

Invista em tecnologia para evitar o uso de conservantes alimentícios na sua indústria

A Messer é a maior empresa do segmento de gases de capital privado do mundo e está constantemente aprimorando as suas soluções para a conservação de alimentos.

Para o setor de alimentos e bebidas, contamos com duas soluções que podem ajudar sua indústria a se destacar no mercado nos quesitos qualidade e excelência. Confira!

Congelamento criogênico

O congelamento criogênico é aquele feito em alta velocidade. Dessa forma, a água que está no interior dos alimentos congela, evitando o rompimento das suas células.

Quando essas células se rompem, a qualidade do alimento é comprometida, assim como a sua textura após o descongelamento.

Além de preservar o frescor e o sabor dos alimentos, o congelamento criogênico é feito com equipamentos com baixo custo de manutenção, que ajudam a otimizar o espaço necessário e a mão de obra, evitam desperdício, têm consumo reduzido de energia elétrica e permitem ajuste de velocidade e temperatura.

Atmosfera modificada

O processo de modificação da atmosfera altera a composição dos gases de dentro da embalagem, que são os mesmos da atmosfera terrestre, por outros que não favoreçam o crescimento de bactérias e micro-organismos. Além de aumentar o tempo de prateleira do produto, a solução preserva características como frescor, sabor e cor e minimiza o uso de conservantes.

Isso traz outros benefícios para a empresa, como o aumento da produtividade e a melhoria nos processos de fabricação, a redução de devoluções, o melhor processo logístico e a possibilidade de ter maior participação no mercado.

Fale conosco

Invista em tecnologia de gases para atmosfera modificada e no congelamento criogênico para sua empresa. Os benefícios são vistos desde o dia a dia da produção até a satisfação do consumidor final.

Fale com Especialista Messer e leve as soluções da Messer em conservação de alimentos para a sua empresa.

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos