Blog Messer

Gases de proteção: como interferem na qualidade da solda?

Os gases de proteção exercem diversos benefícios importantes para o processo de soldagem, como a proteção do cordão soldado, e também influenciam a resistência mecânica, ductilidade, dureza e resistência da corrosão.

Contudo, para garantir todos esses benefícios, é necessário fazer a escolha do gás de proteção de forma adequada ao processo de soldagem escolhido.

Para ajudar você a compreender melhor o assunto, preparamos este artigo com os principais gases utilizados nos tipos de processos de soldagem mais comuns na indústria.

Qual é a função do gás de proteção na soldagem?

Uma das funções dos gases de proteção no processo de soldagem é proteger a poça de fusão e o cordão soldado dos efeitos do oxigênio e do nitrogênio presentes no ar atmosférico.

No entanto, esse é somente um dos benefícios que os gases de proteção proporcionam para o processo.

A escolha do gás a ser utilizado também irá influenciar outros aspectos, como:

  • as propriedades do cordão soldado, como resistência mecânica e resistência à corrosão e dureza;
  • a geometria e o tamanho do cordão soldado;
  • o perfil de penetração;
  • a velocidade de soldagem;
  • a quantidade de respingos;
  • o nível de acabamento do cordão.

Quando escolhidos corretamente, os gases de proteção trazem uma vantagem competitiva para o processo de soldagem, reduzindo os seus custos e aumentando a produtividade e a qualidade.

Gás de proteção ideal para cada tipo de soldagem

Você sabia que cada tipo de soldagem tem um gás de proteção ideal para o processo?

Quando um gás é utilizado no processo errado, além de não trazer os benefícios citados anteriormente, traz grandes prejuízos ao trabalho, aumentando o tempo de execução e diminuindo a qualidade final.

A seguir, vamos falar sobre os quatro tipos de soldagem mais comuns e mostrar os pontos fortes e fracos de cada um, além de indicar os gases de proteção mais indicados para cada caso.

Soldagem MIG/MAG

A soldagem MIG/MAG é um processo contínuo de alta produtividade, que pode ser automatizado ou robotizado. Ela é aplicável a uma série de materiais e permite soldar aços ao carbono, baixa liga e inoxidáveis, ligas de níquel etc.

A principal vantagem desse processo é a sua velocidade, muito superior à de outros processos, como a soldagem com eletrodo revestido, por exemplo.

Estas são algumas outras características da soldagem MIG/MAG:

  • os consumíveis não necessitam de estufas ou maiores cuidados especiais;
  • não gera escória;
  • cerca de até 98% da massa dos consumíveis é convertido em metal depositado, comparado com cerca de 65% no processo de soldagem com eletrodo revestido.

Os gases de proteção mais utilizados na soldagem MIG/MAG são o CO2, mistura de CO2 e/ou O2 com argônio e mistura de argônio e hélio. A escolha vai depender, principalmente, dos materiais a serem soldados.

Soldagem TIG

A soldagem TIG pode ser aplicada para todos os metais e suas ligas, e o processo sempre exige um gás de proteção. Uma de suas principais vantagens é a taxa menor de defeitos.

O processo TIG não gera escória superficial e requer pouco retrabalho para limpeza após o processo de soldagem.

Os gases de proteção utilizados nos processos TIG vão desde o argônio puro até misturas contendo hélio, nitrogênio e hidrogênio.

Soldagem com arame tubular

A soldagem com arame tubular é um processo semiautomático, geralmente dos aços ao carbono, aços baixa liga e os aços inoxidáveis. Possui desempenho diferenciado na soldagem fora de posição, apesar de ter uma menor eficiência na utilização do metal de adição em comparação com o processo GMAW.

A soldagem com arame tubular nem sempre exige a utilização de gases de proteção, mas, quando eles são utilizados, normalmente escolhe-se entre CO2 puro ou misturas.

Soldagem com eletrodo revestido

Eletrodo revestido é um processo de soldagem manual, disponível para soldagem de aços carbono, aços inoxidáveis e também para aplicação de revestimentos.

Nele, somente cerca de 65% da massa do eletrodo é convertida em metal depositado e é necessário remover a escória gerada durante o processo.

A soldagem com eletrodo revestido é um processo que não utiliza gases de proteção.

Onde comprar gases de proteção para soldagem?

A Messer é a maior empresa de capital privado do mundo no setor de gases. Fundada em 1898, hoje representa um empreendimento global de US$ 3,8 bilhões, com mais de 11 mil colaboradores na Europa, na Ásia e nas Américas.

Temos um dos mais completos portfólios de produtos do mercado, como oxigênio, nitrogênio, argônio, dióxido de carbono, hidrogênio, hélio, gases de proteção para soldagem, gases especiais, gases medicinais e misturas de gases de proteção.

Gases de proteção da Messer

A Messer atua no segmento de soldagem e corte com tecnologia, gases e suporte técnico para os processos:

  • MIG/MAG;
  • TIG;
  • soldagem a laser;
  • corte térmico (oxicorte, plasma e corte a laser).

Nossa linha de gases de proteção inclui dióxido de carbono, argônio, hélio, hidrogênio, entre outros, além de misturas entre eles.

Garantias

A Messer vai ajudar você a comprar gases de proteção para garantir a segurança dos seus processos e mais produtividade.

Estes são alguns dos nossos diferenciais:

  • garantia do fornecimento recorrente de gases de proteção, possibilitando a produção continuada;
  • alto padrão na distribuição e logística de gases;
  • sistema de telemetria que consegue monitorar o volume do tanque online por 24 horas, durante os 7 dias da semana, e, ao chegar em um determinado volume, starta um processo de venda;
  • centro de distribuição focado: você consegue manter contato conosco a qualquer hora.

Loja Messer

A Loja  Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, você tem acesso a todo o nosso portfólio de gases industriais, medicinais, especiais e outros serviços para a sua necessidade.

Assim, você consegue comprar gases de proteção para soldagem de forma prática e em qualquer horário. Conte também com diversas formas de pagamento.

Entre em contato com nosso time de consultores para entender quais são os melhores produtos para a sua necessidade.

Conheça nossos gases para soldagem!

Atendimento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana:

  • 0800-725-4633

Atendimento comercial (das 8h às 17h30):

  • Chat Loja Messer

Leia também:

 

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos