Blog Messer

5 estratégias para aumentar a eficiência na fabricação de alimentos

5 estratégias para aumentar a eficiência na fabricação de alimentos

A produção de alimentos é uma operação multifacetada, estendendo-se além da preparação e do cozimento para as operações gerais da planta, práticas de negócios e cadeia de suprimentos.

Além disso, é claro, a pandemia de covid-19 produziu seu próprio conjunto de desafios. Com os produtores se esforçando para maximizar a qualidade dos produtos alimentícios e as taxas de produção, a eficiência do processamento de alimentos continua sendo fundamental para impulsionar a lucratividade.

Sendo assim, os produtores com visão de futuro estão adotando uma abordagem holística e sistêmica para melhorar a eficiência da fabricação de alimentos e obter economia em suas operações.

Pensando nisso, reunimos 5 estratégias essenciais para quem deseja aumentar a eficiência na fabricação de alimentos e otimizar a produção industrial.

1. Reduza os custos dos processos

Uma boa maneira de começar a reduzir os custos com os processos é avaliar o consumo de eletricidade e o uso de água. Assim, é possível traçar ações para diminuir o uso de ambos e, consequentemente, o gasto. 

Aqui estão algumas estratégias para isso:

Eficiência energética dos equipamentos

O Departamento de Energia dos EUA estima que os motores elétricos representam mais de 70% do uso de eletricidade na fabricação de alimentos e bebidas, portanto, essa etapa pode fazer uma grande diferença.

Aprimore a eficiência dos motores em equipamentos de refrigeração e cozimento, além de transportadores, aquecimento e outras operações da planta fabril. Com isso, é possível gerar uma economia de até 5% a 15% de energia.

Sistemas de irrigação e conservação de água

Ao ar livre, considere sistemas de irrigação controlados e paisagens nativas. Embora as necessidades de água possam ser substanciais e, principalmente, um recurso fixo nas operações de processamento, existem oportunidades para reutilização e conservação da água em paisagismo, banheiros, cozinhas e limpeza.

No interior, instale sistemas de baixo fluxo em cozinhas e banheiros.

Ao implementar apenas uma estratégia acima, você pode combinar eficiência energética e eficiência no processamento de alimentos, mantendo a qualidade do seu produto final.

2. Antecipar e adaptar

Antecipe as tendências de negócios prestando atenção às megatendências e determinando como elas podem afetar sua empresa.

Durante o período de covid-19, por exemplo, o consumo de alimentos mudou de restaurantes e ambientes institucionais para supermercados e varejo, bem como direto para serviços ao consumidor.

Como resultado, a demanda aumentou nas linhas de produção de processamento de varejo, superando a capacidade. Dessa forma, o aumento nos pedidos forçou as fábricas a estender o horário de operação e reestruturar outras linhas.

É importante que o produtor esteja sempre atento a possíveis mudanças, tanto de mercado quanto econômicas, para manter o seu diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Considere estas estratégias para ajudar a antecipar as mudanças do setor:

Conheça seus clientes

Aproxime-se de seus clientes e conheça suas necessidades e expectativas. Avaliar novas tecnologias para utilidade, apelo, sustentabilidade e relação com outras tendências.

Adapte-se rapidamente às mudanças

Adapte-se ao ambiente dinâmico da indústria de alimentos.

Nas mudanças pós-pandemia, observe a diversificação da cadeia de suprimentos, aumentando a ênfase nos benefícios à saúde e os desafios de fabricar alimentos saudáveis.

Responda rapidamente às mudanças nas circunstâncias e novas oportunidades de negócios.

Realize melhorias constantes no processo

No chão de fábrica, procure soluções que ofereçam flexibilidade de processamento de alimentos e eficiência de fabricação.

Por exemplo, em vez de isolar o processo de produção de um produto específico, trabalhe com especialistas para fornecer flexibilidade para congelar uma ampla variedade de produtos sem precisar reequipar ou trocar as linhas, adicionar outra etapa de higienização ou pausar a produção.

Engenheiros e técnicos de fornecedores experientes podem ajudar a definir parâmetros operacionais para cada um de seus produtos específicos e fornecer as melhores opções de equipamentos.

3. Pense em longo prazo

Construir ou modernizar sua linha de produção pensando em longo prazo pode aumentar a eficiência da fabricação.

Nesse sentido, engenheiros confiáveis podem aumentar a eficiência do processamento de alimentos adaptando a linha de produção usando tecnologias de congelamento e resfriamento de última geração.

Considere se suas tecnologias atuais têm os recursos para atingir suas metas de eficiência em longo prazo.

4. Interrompa o desvio de desempenho dos equipamentos e otimize as operações regularmente

Na inicialização, os sistemas criogênicos funcionam conforme projetado, atendendo a parâmetros operacionais específicos, como taxa de produção, consumo de gás criogênico, velocidade do ventilador e da esteira, temperaturas de entrada e saída, todos otimizados para obter melhores resultados.

No entanto, com o tempo, o desempenho ideal pode se deteriorar. Por exemplo, ao adicionar produtos na linha, o sistema pode sair do controle do processo devido a mudanças nas especificações. Como resultado, o equipamento pode estar funcionando muito frio, com pressões negativas ou os bicos podem ficar obstruídos.

Uma verificação rápida dos componentes de um sistema pode aumentar a produção ou reduzir os custos operacionais em até 10%.

5. Adote uma abordagem holística para o processamento de alimentos criogênicos

Em vez de se contentar com equipamentos de prateleira, trabalhe com uma empresa de gás criogênico que avalie um processo de fabricação de alimentos de forma holística e possa projetar uma solução para atender às suas necessidades.

Ajude os especialistas em criogenia a entender seu processo e, se necessário, realizar testes de produtos para determinar a carga térmica real e especificar o melhor sistema para atender às metas de produção presentes e futuras.

Engenheiros    e especialistas qualificados analisam os produtos alimentícios, parâmetros de custo, criogenia (N2 ou CO2), opções de equipamentos, metas de eficiência, requisitos de congelamento rápido individual (IQF) etc. para otimizar uma solução criogênica e especificar a tecnologia que melhor atende aos seus requisitos.

Nossa experiência mostra que soluções confiáveis e de última geração podem melhorar o rendimento de resfriamento/congelamento e/ou a eficiência do processamento de alimentos em 25% a 50%.

Confira alguns exemplos dos nossos clientes ao redor do mundo:

  • A Pierino Frozen Foods aumentou a taxa de produção em 25%.
  • A Wolverine Packing Company mudou para um sistema de resfriamento por injeção usando nitrogênio líquido, reduzindo assim o tempo de resfriamento e adicionando 13 toneladas/dia de capacidade de processamento.
  • A Tip Top Poultry, Marietta substituiu os congeladores de CO2 por congeladores de impacto de ondas de nitrogênio líquido. Essa mudança reduziu os custos de mão de obra e o custo geral de congelamento, além de melhorar a qualidade do produto.

Você está pronto para elevar a eficiência de fabricação de suas instalações de produção?

Saiba como a Messer pode ajudar você a otimizar a sua produção

A Messer Gases é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases no mundo. Nós trabalhamos com um amplo portfólio de produtos e formas de fornecimento, sempre com qualidade, segurança e confiabilidade.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça a melhor solução para otimizar os resultados da sua indústria.

Fale com nossos especialistas.

Atendimento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana:

  • 0800-725-4633

Atendimento comercial (das 8h às 17h30): 

Conheça nossos gases para indústria de Alimentos e Bebidas!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos