Blog Messer

dioxido-de-carbono-medicinal

Dióxido de carbono medicinal: compre CO2 EP com o melhor fornecedor

O dióxido de carbono medicinal (CO2) é um dos gases mais utilizados em procedimentos médicos, como cirurgias minimamente invasivas, e é essencial para garantir a segurança e o  sucesso dos tratamentos.

No entanto, nem todos os fornecedores de CO2 são iguais. Além disso, nem todos oferecem a tecnologia de CO2 EP, que proporciona benefícios significativos em termos de eficiência e de segurança.

Neste artigo, vamos mostrar como a Messer pode ajudar a atender às suas necessidades de CO2 medicinal com excelência. Além disso, você vai conhecer os diferenciais da tecnologia CO2 EP e o compromisso da Messer sobre a qualidade e a segurança dos seus gases medicinais.

Confira!

Principais usos do dióxido de carbono medicinal

O dióxido de carbono medicinal tem diversos usos, como na videolaparoscopia, endoscopia, artroscopia e carboxiterapia.

Todos esses procedimentos (com exceção da carboxiterapia, que é utilizada em clínicas dermatológicas) utilizam os cilindros de CO2 de maneira similar: como um gás de insuflação para melhorar a visualização das estruturas internas e facilitar a realização de procedimentos cirúrgicos.

Confira mais sobre cada tipo de uso.

Videolaparoscopia

Na videolaparoscopia, o CO2 é injetado na cavidade abdominal para expandi-la, melhorando a visualização das estruturas internas e facilitando a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Endoscopia

A endoscopia é usada para diagnosticar e tratar uma variedade de condições, incluindo problemas gastrointestinais, respiratórios e urológicos. Nesse processo, o CO2 é injetado na cavidade que está sendo examinada para expandi-la e melhorar a visualização das estruturas internas.

A insuflação de CO2 ajuda a melhorar a qualidade das imagens capturadas pela câmera do endoscópio, facilitando a visualização dos órgãos internos.

Artroscopia

A artroscopia é usada para tratar problemas nas articulações, como lesões do joelho e do ombro. Durante o processo, o CO2 é injetado na articulação para criar um espaço de trabalho e expandir a cápsula articular. Dessa forma, o gás ajuda a melhorar a visualização das estruturas internas, facilitando a realização de procedimentos cirúrgicos.

Carboxiterapia

Na carboxiterapia, o CO2 é injetado na pele ou nos tecidos subcutâneos usando uma agulha fina. A injeção desse gás pode melhorar a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio nos tecidos, melhorando a aparência da pele e reduzindo a celulite.

É muito utilizado em clínicas dermatológicas para tratar condições estéticas e médicas, incluindo cicatrizes, estrias, flacidez da pele, celulite e gordura localizada.

O uso de dióxido de carbono medicinal é considerado seguro e eficaz e é uma ferramenta valiosa para melhorar a visualização das estruturas internas e facilitar a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Conheça o CO2 EP da Messer

O CO2 EP da Messer é um produto desenvolvido com tecnologia de ponta e altíssimo padrão de qualidade, para uso medicinal em diversas aplicações.

Com uma pureza superior, o CO2 EP da Messer é livre de impurezas e outros contaminantes, o que garante um tratamento mais seguro e eficaz.

O produto é fornecido em cilindros de aço ou alumínio, que passam por rigorosos testes de qualidade antes de serem liberados para o uso.

Entre as aplicações do CO2 EP da Messer, estão a realização de cirurgias minimamente invasivas, o tratamento de câncer de pele, o alívio da dor em procedimentos estéticos e dermatológicos, a insuflação de órgãos durante cirurgias e a administração de terapias respiratórias.

Em quais cirurgias utilizar o CO2 EP?

O CO2 EP é frequentemente utilizado nas seguintes cirurgias:

  • colecistectomia laparoscópica (remoção da vesícula biliar);
  • histerectomia laparoscópica (remoção do útero);
  • cirurgia bariátrica (cirurgia para perda de peso);
  • reparação de hérnias abdominais;
  • cirurgia de refluxo gastroesofágico;
  • cirurgias cardíaca, ortopédica, plástica e neurológica.

Contudo, de acordo com a ficha de segurança de produtos químicos (FISPQ) da Messer, uma avaliação de risco deve ser realizada para especificar o uso do dióxido de carbono EP.

Como utilizar o CO2 EP?

O CO2 EP é comumente usado em cirurgias, como mostramos acima. Contudo, é fundamental seguir as precauções de segurança adequadas ao lidar com o produto. Isso inclui manter os cilindros em locais bem ventilados, usar equipamentos de proteção individual e garantir que o manuseio do gás seja feito por pessoal treinado e qualificado.

O processo para utilização do gás medicinal é o seguinte:

  1. Preparação do paciente: o paciente é geralmente colocado sob anestesia geral antes da cirurgia laparoscópica. A área a ser operada é limpa e desinfetada.
  2. Insuflação do CO2 EP: um pequeno corte é feito na pele e um trocarte é inserido no abdômen; por meio dele, injeta-se o dióxido de carbono medicinal, que é insuflado a uma pressão de cerca de 12 a 15 mmHg.
  3. Visualização do campo de trabalho: o CO2 EP cria um espaço dentro do abdômen, permitindo que o cirurgião visualize os órgãos e as outras estruturas. Uma câmera é inserida por meio de outro trocarte, permitindo que o cirurgião veja o campo de trabalho na tela de um monitor.
  4. Realização da cirurgia: os instrumentos cirúrgicos, como pinças e tesouras, são inseridos por meio de trocartes adicionais para realizar a cirurgia. O CO2 EP mantém o espaço de trabalho aberto e ajuda a minimizar os danos aos tecidos circundantes.
  5. Remoção do CO2 EP: ao final da cirurgia, o dióxido de carbono medicinal é retirado e a área, desinsuflada. Os pequenos cortes na pele são fechados com pontos ou fita adesiva.

É importante lembrar que a utilização do CO2 EP é feita por cirurgiões experientes, e o uso dessa técnica cirúrgica deve ser avaliado caso a caso, com base na avaliação do paciente e da cirurgia específica que está sendo realizada.

Diferenciais do CO2 EP para a qualidade do tratamento

Confira os diferenciais de comprar dióxido de carbono medicinal com a Messer para o atendimento clínico e a realização de cirurgias.

Pureza

O CO2 EP é produzido com foco em não haver impurezas ou contaminantes que possam afetar a segurança ou a eficácia do produto.

Controle de qualidade

A Messer realiza testes rigorosos em cada lote de CO2 EP para garantir que ele atenda aos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas autoridades reguladoras.

Disponibilidade

A Messer é uma empresa referência no fornecimento de gases medicinais, o que significa que o CO2 EP da Messer tem qualidade garantida não apenas pelos padrões científicos, mas também pela aprovação dos clientes.

Compromisso com a sustentabilidade

A Messer é comprometida com a sustentabilidade e procura minimizar o impacto ambiental de suas operações. Sendo assim, o CO2 EP da Messer é produzido de forma responsável e sustentável, usando tecnologias avançadas que reduzem o uso de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

Messer: a melhor fornecedora de gases medicinais

A Messer é referência mundial no fornecimento de gases, oferecendo um portfólio completo para atender às necessidades dos clientes em vários setores, incluindo a área de saúde e healthcare.

Conheça alguns motivos pelos quais a Messer é a empresa ideal para ser sua parceira como fornecedora de gases medicinais.

Portfólio completo de healthcare

Os gases medicinais da Messer são utilizados diariamente no cuidado de pacientes em diversos procedimentos: cirurgias, criocirurgia, diagnóstico, anestesia, entre outros.

Estes são alguns dos gases medicinais presentes no catálogo:

A Messer também oferece equipamentos, incluindo cilindros de gás, reguladores de pressão, válvulas de segurança, equipamentos de ventilação mecânica e sistemas de distribuição de gases.

Mais de 100 anos de experiência no mundo

Fundada em 1898 na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a Messer tem mais de 100 anos de experiência na produção e no fornecimento de gases industriais e medicinais em todo o mundo.

Ao longo dos anos, a Messer tem expandido sua presença global e emprega mais de 10 mil  pessoas em todo o mundo, atendendo uma ampla variedade de indústrias, incluindo automotiva, construção, alimentos e bebidas, cuidados de saúde, química e muito mais.

Gases com certificado de qualidade

Reconhecida por sua qualidade e segurança em relação aos gases que produz e fornece, a Messer conta com diversas certificações. Confira algumas delas:

  • ISO 9001: é um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, a agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil;
  • ISO 14001: essa certificação garante que uma organização desenvolve uma estrutura de proteção ao meio ambiente e consegue dar rápidas respostas às mudanças nas condições ambientais;
  • FSSC 22000: certificação voltada para o setor alimentício que garante a segurança e a qualidade na fabricação de alimentos;
  • Melhor operação B2B em atendimento: prêmio concedido pela ClienteSA;
  • Empresa mais inovadora do segmento químico, de papel e celulose: por três anos consecutivos, somos reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras pelo Prêmio Valor e Inovação Brasil.

Consultoria e treinamentos para sua equipe

A Messer oferece consultoria e treinamentos para ajudar seus clientes a entender e a gerenciar melhor os gases industriais e medicinais em seus negócios.

Os serviços de consultoria incluem:

  • análise de processos e aplicações para identificar oportunidades de melhoria na utilização dos gases;
  • desenvolvimento de soluções personalizadas para otimizar o uso de gases em processos e aplicações específicas;
  • análise de segurança para identificar possíveis riscos e recomendar medidas de segurança;
  • consultoria em relação à legislação e às normas relacionadas ao uso de gases.

Os treinamentos incluem:

  • segurança no manuseio e uso de gases;
  • treinamentos técnicos em relação ao uso de gases em processos específicos;
  • normas e regulamentações relacionadas ao uso de gases;
  • melhores práticas no uso de gases.

A empresa tem uma equipe de especialistas em gases que trabalha com seus clientes para oferecer soluções personalizadas a fim de melhorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade em relação ao uso de gases.

Telemetria de cilindros

A telemetria de cilindros é uma tecnologia que permite monitorar e gerenciar de forma remota o estoque de gases em cilindros.

A Messer oferece soluções de telemetria de cilindros a seus clientes, permitindo que eles monitorem e gerenciem de forma mais eficiente seus estoques de gases em cilindros.

Com a telemetria de cilindros, os clientes podem:

  • atender a requisitos normativos no auxílio da acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação);
  • enviar notificações durante o funcionamento dos equipamentos;
  • emitir relatórios eletrônicos;
  • permitir o monitoramento dos parâmetros operacionais da máquina;
  • reduzir custos com HH da Engenharia Clínica.

A tecnologia agrega funcionalidades da Indústria 4.0 e possibilita o monitoramento em tempo real de forma simples e rápida, objetivando garantir agilidade na detecção de anormalidades.

Além de acesso pela internet para controle e análises, o cliente receberá notificações via e-mail ou mensagem de texto quando as variáveis monitoradas apresentarem alterações.

Conheça nossos produtos

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos no blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos