Blog Messer

corte-a-laser-com-nitrogenio

Corte a laser com nitrogênio: garanta mais eficiência e qualidade aos processos industriais

As dificuldades técnicas são os maiores desafios de quem está no ramo de corte e solda. Em especial no corte a laser, é comum encontrar cortes com baixo acabamento superficial e sem precisão, peças oxidadas e altos custos processuais a depender da qualidade final.

Uma das soluções que tem sido adotada por sua qualidade, eficiência e economia é o corte a laser com uso de nitrogênio. É uma técnica muito usada na indústria para o processamento de vários materiais, como chapas finas de aço-carbono, aço inoxidável, alumínio, titânio e materiais não metálicos.

Descubra, neste artigo, as vantagens de usar essa técnica na sua indústria e como a Messer pode guiar você em um processo de alta qualidade e eficiência comprada.

Por que usar corte a laser com nitrogênio na sua indústria?

É comum que as indústrias usem o AR comprimido como gás auxiliar para o processo de corte a laser. No entanto, a escolha traz desvantagens, como a possibilidade de oxidação e consequentes descoloração das peças e aparecimento de escamas e rebarbas.

Com isso, o nível de qualidade final da superfície cortada é inferior, afetando a entrega que sua indústria faz ao consumidor final e ocasionando retrabalho após a operação de corte.

Após estudos e análises, descobriram-se as vantagens de usar o nitrogênio em indústrias que trabalham com corte a laser. Questões como economia de tempo e dinheiro e maior precisão foram aspectos fundamentais para apontar essa técnica como a mais eficiente para esses casos.

Confira os benefícios de apostar no corte a laser com nitrogênio:

Diminuição do retrabalho

Quando o nitrogênio é usado como gás auxiliar do corte a laser, ele move o material vaporizado para longe da borda antes que ela se solidifique. Dessa forma, evita a produção de rebarbas e a necessidade de removê-las após o trabalho.

Ou seja, a equipe consegue manter um processo mais ágil sem que isso prejudique a qualidade do corte.

Aspecto brilhante após o corte

Diferentemente do que acontece com o AR comprimido, no corte a laser com nitrogênio é criada uma barreira entre a borda aquecida e a atmosfera, o que reduz significativamente a descoloração proveniente da oxidação.

Dessa forma, o corte a laser com nitrogênio diminui a descoloração, mantendo a cor do material e o aspecto brilhante original da superfície.

Resfriamento rápido

Por suas características, o nitrogênio ajuda na dissipação do calor, fazendo com que a peça esfrie mais rapidamente.

Com isso, a tolerância dimensional final da peça final é superior, devido a menor distorção que o calor provoca em todas as peças produzidas pelos processos de corte térmico. Ganhos produtivos também podem ser considerados, uma vez que as peças ficam prontas em  menor tempo.

Como garantir qualidade e eficiência no processo de corte com nitrogênio?

Para ter um resultado de excelência e processos mais econômicos, não basta apenas usar a técnica de corte a laser com o gás correto. Existem alguns pontos e cuidados que podem garantir que esses resultados sejam satisfatórios e que você se beneficie das vantagens apontadas aqui.

Confira dois pontos de atenção para ter qualidade de corte na sua indústria:

Domine a técnica do corte a laser

Para atingir as suas expectativas em relação ao acabamento e à eficiência do processo, é fundamental que a equipe operacional saiba usar os equipamentos de forma adequada. Sem isso, há desperdício de material e de gás e prejuízos operacionais para a empresa.

Entendendo essa necessidade, a Messer Gases desenvolveu treinamentos específicos sobre essa técnica, com o objetivo de garantir a correta utilização dos equipamentos adquiridos e proporcionar um trabalho mais seguro e eficiente.

Além dessa técnica, é possível preparar a equipe para o manuseio de gases e cilindros e as melhores formas de utilizá-los para evitar prejuízos.

Escolha gases de confiança

Trabalhar com gases de qualidade também é fundamental para ter um processo eficiente. Por isso, escolha empresas de confiança, que garantam a segurança do time de operação e cujos cilindros sejam fáceis de manusear.

A Messer trabalha há mais de um século no fornecimento de gases no mundo, por isso tem a qualidade e a segurança como alguns dos seus principais pilares. No Brasil, são três anos de trajetória oferecendo as melhores soluções a diversos segmentos industriais e medicinais.

Além disso, a empresa está sempre inovando e desenvolvendo novas soluções para o fornecimento de gases de alta performance e seguros para a utilização.

Soluções Messer Gases para seus processos de corte a laser

A Messer fornece cilindros e cestas de cilindros com nitrogênio de alta pureza que atendem aos requisitos e às exigências da indústria para o processo de corte a laser

Nossos gases trazem maior rendimento para o processo de corte, além de diminuírem os custos de manutenção das lentes dos equipamentos de corte, promovendo diminuição dos tempos de parada.

Além disso, por meio de serviços de consultorias e treinamentos oferecidos pela equipe Messer, é possível evitar erros e aproveitar melhor os gases nos processos industriais – sem desperdícios nem uso indevido do material.

Saiba como comprar na na Loja Messer

Na Loja Messer você encontra todos os insumos necessários para o corte a laser com nitrogênio para os mais diversos processos industriais.

Sabemos que a rotina intensa das indústrias requer total atenção aos processos. Por isso, com a Messer, você pode fazer suas compras sem precisar se deslocar e com praticidade e segurança na nossa loja virtual.

Faça seu cadastro e usufrua dos benefícios de ter um e-commerce à sua disposição!

Dúvidas? Entre em contato com o nosso time de especialistas para encontrar as melhores soluções para o corte a laser com nitrogênio.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos