Blog Messer

Controle de pH com CO2: saiba como a Messer pode ajudar nesse processo

A sustentabilidade é um dos grandes desafios atuais da indústria — e fazer o controle de pH com CO2 é uma das soluções para esse problema. 

Hoje, muitas indústrias utilizam produtos alcalinos intensos para a lavagem de equipamentos e nos próprios processos. Isso acontece, principalmente, na indústria de alimentos e bebidas, que utilizam a água como principal matéria-prima para produção. 

Além disso, alguns processos industriais geram águas residuais alcalinas (com pH elevado). É por isso que as agências ambientais estabelecem que as indústrias atendam à legislação estadual e federal em vigência e tenham tanques de armazenamento temporário desses resíduos. 

Para isso, é necessário que a indústria realize o ajuste de pH (potencial de hidrogenação), sendo ele realizado através de alguns equipamentos mecânicos, bem como faça uso de produtos químicos que neutralizem os efluentes e possam ser lançados nas redes públicas e nos corpos receptores.

Nesses equipamentos devem ser realizados alguns processos para lidar com a composição dos seus efluentes, ou seja, a neutralização do pH. Dessa forma, a água pode ser descartada de forma correta.  

A não neutralização do pH em efluentes pode provocar grandes impactos ambientais, como a morte de peixes e invertebrados, concentração de metais e precipitação de minerais que impedem a penetração de luz nas águas.

Nesse sentido, o controle de pH com CO2 ajuda a reduzir esses danos ao meio ambiente. Neste post, entenda como funciona esse processo e como a Messer pode ajudar a sua indústria. 

Como funciona o processo de redução do pH com CO2

O dióxido de carbono (CO2) é uma alternativa ao uso de produtos ácidos para a neutralização do pH de efluentes. Quando o CO2 entra em contato com a água, ele produz ácido carbônico. A partir disso, ele se ioniza e libera H+, que reage com íons OH- e, assim, neutraliza o efluente.

Esse processo pode ser realizado de duas formas: manual ou automática, utilizando controladores de pH. Os controladores, apesar de mais caros, são mais produtivos e trabalham com menores chances de erros, pois a aplicação manual é mais difícil de ser priorizada. 

Ainda assim, é preciso ter muita cautela ao realizar processos automatizados, pois um controlador mal sintonizado pode oferecer problemas de estabilidade, causando mais prejuízos do que benefícios.

As principais vantagens do CO2 são a facilidade e a segurança na manipulação, pois os ácidos têm efeitos corrosivos, além de um custo alto. A seguir, conheça outros benefícios.

Benefícios do controle de pH com CO2

Como você já sabe, o CO2 é uma alternativa mais interessante do que os ácidos para a neutralização do pH de efluentes. Saiba o porquê nos próximos tópicos. 

Mais segurança

O CO2 em contato com a água forma o ácido carbônico, um ácido fraco, e na neutralização do efluente pode chegar a um pH até 6,0. Abaixo deste valor seria necessário utilizar uma quantidade excessiva de CO2.

Sendo assim, o CO2 evita a superdosagem, eliminando os riscos de corrosão, que faz parte do processo realizado com ácidos.

Possibilidade de controle do processo

Como a queda do pH com o uso de CO2 acontece gradativamente, é possível controlar o processo com um rigor maior.

Sustentabilidade

Essa é uma das principais vantagens do controle de pH com CO2. Além de não poluir as águas, ele não gera subprodutos residuais salinos.

Facilidade no manuseio

Outra vantagem já citada aqui a respeito do controle de pH com CO2 é a facilidade do manuseio do produto. Por ser mantido em um cilindro pressurizado ou tanque criogênico, o gás pode ser dosado remotamente, sem a necessidade da utilização de bombas.

Além disso, por ser um gás e não um ácido orgânico, ele oferece mais segurança em seu manuseio.

Messer é líder no segmento de gases

A Messer é a maior empresa de capital privado do mundo do setor de gases, com presença na Europa, na Ásia e nas Américas, em países como Estados Unidos, Chile, Colômbia, Canadá e Brasil. 

As nossas operações nas Américas envolvem mais de 5.400 colaboradores e mais de 70 unidades de produção, incluindo a Matriz Brasil, um espaço moderno que se orienta pelas qualificações exigidas pelo LEED (certificação concedida a edifícios sustentáveis e com escolhas que priorizam a qualidade de vida dos usuários e visitantes).

Aqui na Messer, também seguimos uma rigorosa política de qualidade, com foco na melhoria contínua e na capacitação de cada membro da equipe, para que todos possam realizar um trabalho de excelência.

Premiações e certificações

Um dos nossos pilares é a constante busca por melhorias, tanto nos processos de produção quanto no atendimento ao cliente e no ambiente de trabalho para os nossos colaboradores.

Esse esforço tem sido reconhecido e a Messer Brasil é detentora dos seguintes prêmios e certificações:

  • ISO 9001: é um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil;
  • ISO 14001: essa certificação garante que uma organização desenvolva uma estrutura de proteção ao meio ambiente e consegue dar rápidas respostas às mudanças nas condições ambientais;
  • FSSC 22000: certificação voltada para o setor alimentício que garante a segurança e a qualidade na fabricação de alimentos;
  • Great Place to Work: a Messer é pentacampeã na certificação;
  • Melhor operação B2B em atendimento: prêmio concedido pela ClienteSA;
  • Empresa mais inovadora do segmento químico, de papel e celulose: por três anos consecutivos somos reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras pelo Prêmio Valor e Inovação Brasil.

Diferenciais de ter a Messer como fornecedor

O nosso grande diferencial é o atendimento personalizado e próximo ao cliente. A nossa central de atendimento funciona 24 horas por dia para garantir que as atividades da sua indústria não parem. 

Em caso de defeito em qualquer um dos cilindros de CO2 adquiridos com a Messer, nós garantimos a troca rápida para que as suas atividades não sejam prejudicadas.

Solicite um orçamento conosco

Existem duas formas de comprar os nossos gases. Uma delas é entrando em contato com o nosso time de especialistas, que está sempre disponível para ajudar você a encontrar as melhores soluções, seja para o controle de pH com CO2, seja para outras questões.

Nossos consultores são experientes e podem ajudar você a fazer a melhor escolha de gases, considerando o nicho e as especificidades da sua empresa.

Fale com nossos especialistas.

Compre CO2 pela Loja Messer

A Loja Messer é o e-commerce da Messer. Por lá, você consegue comprar gases de forma prática e ágil, além de conferir o seu histórico, emitir segunda via de faturas, fazer o download de FISPQs e portfólios, emitir certificados digitais de conformidade e conferir seus cilindros e tanques.

Se você deseja adotar o controle de pH com CO2 na sua indústria, saiba que comprar na Loja Messer é muito fácil.

Conheça nossos produtos!

Novos clientes

Se você ainda vai fazer a sua primeira compra conosco, o primeiro passo é acessar a página de login da Loja para solicitar a criação do seu cadastro. Você deve preencher os espaços com as informações solicitadas e adicionar os produtos de interesse a uma lista.

Depois disso, um dos nossos executivos de vendas entrará em contato para formalizar o cadastro.

Clientes

Se você é nosso cliente, deve acessar a página de login da Loja Messer e solicitar o seu login

Para isso, você vai precisar indicar o seu e-mail, se é pessoa física ou jurídica, e preencher os espaços com outras informações, como nome, telefone e CPF ou CNPJ.

Em até 24 horas úteis, você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro e definir uma senha.

Gostou deste post sobre controle de pH com CO2? Veja também: 

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos