Blog Messer

atm-gourmet

ATM Gourmet®: inove na qualidade dos produtos com a solução Messer

Você já ouviu falar em ATM Gourmet®? É a solução da Messer Gases em atmosfera modificada para embalagem de alimentos.

A modificação de atmosfera traz diversas vantagens para o negócio, como a conservação das propriedades dos produtos e o aumento do tempo de prateleira. Esses benefícios são tanto para a empresa, que aumenta o seu market share, quanto para o consumidor, que tem acesso a um produto de melhor qualidade e com menor índice de conservantes.

Quer entender como a ATM Gourmet® funciona? Neste artigo, a Messer conta os motivos para investir em atmosfera modificada, qual é a diferença entre as embalagens tradicionais e como a empresa pode ajudar seu negócio a se destacar no mercado. Confira!

Por que a sua empresa deve optar por alimentos com embalagens em atmosfera modificada?

O mercado de alimentos vive uma fase de grande transformação. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a qualidade do que consomem e com os benefícios que cada produto traz para a sua saúde – sem abrir mão da qualidade e do sabor.

Para acompanhar as exigências do mercado, os fabricantes precisam lançar novas técnicas que permitam manter os alimentos saudáveis, frescos e saborosos. Ao mesmo tempo, é preciso garantir um tempo considerável de prateleira, sem que seja necessário usar grandes quantidades de aditivos e conservantes.

É aí que entra a ATM Gourmet® da Messer

A atmosfera modificada, como o nome indica, altera a atmosfera dentro das embalagens de alimentos, tornando-a menos propícia ao desenvolvimento de microrganismos responsáveis pelo processo de deterioração. Como consequência, os produtos mantêm suas propriedades por mais tempo e aumentam o tempo de prateleira.

Princípios da atmosfera modificada em embalagens

A atmosfera terrestre é composta por uma mistura de gases: nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e uma pequena participação de outros gases. É nessa atmosfera que os seres humanos vivem, assim como os microrganismos.

Quando se embala um alimento sem utilizar técnicas de modificação, a atmosfera dentro das embalagens é a mesma que a atmosfera terrestre, ou seja, oferece as mesmas condições para que esses microrganismos se desenvolvam, produzam toxinas e degradem os alimentos.

A ATM Gourmet® é a técnica de introdução de alguns gases na atmosfera das embalagens, com o objetivo de modificá-las e, assim, dificultar a proliferação de microrganismos.

Diferença entre ATM Gourmet® e embalagens tradicionais

Na prática, após passar pelos processos de modificação, a embalagem com atmosfera modificada tem outra composição interna, diferente das embalagens tradicionais, que mantém a atmosfera terrestre e os gases que deterioram o alimento.

O grande diferencial é que a ATM Gourmet® tem resultados superiores, prolongando o tempo de vida dos produtos. Confira este comparativo feito pelos especialistas Messer:

atm-gourmet

A escolha do gás a ser utilizado na ATM depende da mistura da microflora que pode se desenvolver em cada embalagem, da sensibilidade do alimento a cada gás e da estabilidade da cor desejada para o produto.

Normalmente, os gases utilizados são oxigênio, nitrogênio ou gás carbônico, mas também é possível usar outros, conforme a necessidade de cada alimento.

Linha Gourmet®: como a Messer ajuda a elevar a qualidade dos produtos alimentícios

O Grupo Messer já levou suas soluções tecnológicas a indústrias de diversos segmentos, na Europa, na Ásia e nas Américas. Assim, após mais de 120 anos no mercado, a empresa destaca-se pela qualidade dos cilindros e pelas misturas oferecidas.

Veja, a seguir, quais benefícios a ATM Gourmet® da Messer pode oferecer para a sua indústria de alimentos.

Aumento do tempo de prateleira

A manutenção do shelf life (ou aumento do tempo de prateleira) é o principal benefício da ATM Gourmet®.

Como o processo de modificação torna a atmosfera das embalagens menos propícia para o desenvolvimento de microrganismos, o processo de degradação dos alimentos é mais lento, o que faz com que os produtos se mantenham com as propriedades preservadas por mais tempo.

Menor índice de devoluções decorrentes de processos de deterioração

Com um menor índice de deterioração, diminui-se também a quantidade de devoluções pelos fornecedores. Esse é um aspecto importante para que a empresa tenha melhores resultados de vendas e boa percepção dos parceiros lojistas.

Manutenção de aroma, sabor e textura

A ATM Gourmet® ajuda a manter as propriedades naturais do alimento, conservando a sua textura após o preparo, o sabor, o aroma e os nutrientes.

Com isso, ao chegar em seu consumidor final, há maior garantia de que os produtos serão mais bem aceitos e agradarão a esse público mais exigente.

Redução do uso de conservantes

Com a tecnologia nos gases para a alteração da atmosfera nas embalagens, os produtos necessitam de menos conservantes para se manter nas prateleiras. Com isso, é possível agradar a mais pessoas, especialmente àquelas que estão atentas aos padrões de qualidade e preocupadas com a própria saúde.

Melhor distribuição logística

A ATM Gourmet® facilita o processo logístico de distribuição dos produtos, já que eles se tornam menos suscetíveis à deterioração. Dessa forma, a empresa pode reduzir gastos e tornar a sua logística mais eficiente.

Ao implementar a atmosfera modificada em embalagens, a empresa também pode ampliar o raio logístico e chegar a mais lugares.

Soluções personalizadas de acordo com o produto

A ATM Gourmet® da Messer é uma solução personalizada, que considera as características de cada produto antes da definição do processo de modificação de atmosfera.

Sendo assim, os gases são escolhidos de acordo com uma série de fatores, que consideram as necessidades de cada empresa e de cada alimento a ser comercializado.

Possibilidade de competir com grandes players

Com tantos benefícios, é natural que a sua empresa comece a ter melhores resultados e a aumentar o seu market share. Esse crescimento torna possível a distribuição para grandes redes de lojas e a competição com grandes players do mercado alimentício, elevando a qualidade dos produtos oferecidos.

Como adquirir gases para atmosfera modificada em embalagens?

Ficou interessado em levar esses benefícios para sua empresa?

Para adquirir a solução de atmosfera modificada para sua empresa, basta entrar em contato com os especialistas Messer. Essa comunicação pode ser feita por telefone, por preenchimento de formulário no site ou mesmo por meio do e-commerce.

Faça a cotação on-line

Para a sua comodidade, é possível a cotação por meio de nosso site.

Antes, a operação só era possível por meio de telefone, mas, entendendo as novas demandas de mercado, a Messer ampliou as formas de atendimento para otimizar o seu tempo de trabalho.

Basta preencher o formulário e solicitar a cotação da ATM Gourmet®.

Compre com praticidade na Loja Messer

Se você já é cliente Messer, pode comprar direto por nosso e-commerce. A Loja Messer é a nossa loja virtual, onde você pode fazer cotações e pedidos a qualquer hora do dia.

Por lá, você também pode acessar outros serviços, como a emissão de notas fiscais e segundas vias de boletos, acompanhamento de pedidos, controle de cilindros que estão em sua posse, download de certificados de qualidade e segurança, entre outros assuntos.

Clique aqui e conheça nossos produtos!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com especialistas Messer.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos