Blog Messer

Oxigênio medicinal: aplicações, características, como usar e onde encontrar

Oxigênio: essa palavra foi uma das mais importantes nos últimos anos devido à pandemia de COVID-19. Na época, a demanda por oxigênio aumentou de forma exponencial. O gás medicinal teve grande procura e segue em alta por conta de diversos tratamentos em hospitais, clínicas e laboratórios.

Para atender a todas as frentes, a Messer adotou novas estratégias para suprir as necessidades crescentes de oxigênio medicinal na época. Contudo, ainda hoje, segue em ritmo acelerado para atender às demandas de todos os setores, mantendo o nível de qualidade que nos fazem ser referência no mercado.

Neste artigo, você vai conhecer mais a importância do oxigênio medicinal para o bem-estar da população, as aplicações do gás no setor de healthcare e as soluções oferecidas pela Messer para os serviços de saúde. Confira!

Qual é a diferença entre oxigênio medicinal e industrial?

O oxigênio medicinal é usado para manter o nível adequado de oxigenação no sangue para que as nossas células, os tecidos e os órgãos funcionem corretamente. Ele é fundamental para que os pacientes recebam a quantidade justa desse gás, uma vez que o exagero pode ocasionar toxicidade.

Já o oxigênio industrial é utilizado em diversos processos de aceleração de reações da indústria, como combustão, oxidação, corte e reações químicas.

Dessa forma, a principal diferença entre ambos está relacionada aos níveis de pureza da substância. O oxigênio industrial não é apropriado para ser usado na saúde, porque pode haver impurezas geradas por equipamentos e até mesmo pelo armazenamento.

Outra diferença fundamental é a regulamentação, ou seja, a fiscalização sobre os níveis de pureza aceitáveis para os gases medicinais e industriais. O oxigênio para fins médicos é regulado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define parâmetros rigorosos sobre a limpeza dos recipientes, os níveis de pureza, os processos de fabricação etc.

A Anvisa também monitora as empresas que realizam a produção desses gases em todas as etapas, e apenas as licenciadas e autorizadas podem comercializar o produto.

A Agência de Vigilância, por meio do Inmetro, também estabelece os padrões de rotulagem dos gases: “Os gases medicinais, em geral, atendem aos critérios estabelecidos na Farmacopeia Brasileira ou outros compêndios internacionais. O Inmetro estabelece as cores de cilindros específicas para cada gás e destinação”.

Assim, o oxigênio medicinal deve ser acondicionado em cilindros verdes, enquanto o oxigênio industrial deve ser comercializado em cilindros pretos, por exemplo.

Principais características do oxigênio medicinal

A Farmacopeia Brasileira, código oficial farmacêutico de nosso país, estabelece que a pureza mínima para o oxigênio medicinal é de 99% (considerada bastante alta). Em relação às características físicas, o gás é, nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), incolor, insípido, inodoro, não tóxico, comburente e não combustível.

Além disso, o oxigênio para finalidades medicinais apresenta baixa solubilidade em água: um volume de oxigênio solubiliza-se em, aproximadamente, 32 volumes de água e em sete volumes de álcool etílico 20 °C e pressão de 101,3 kPa. Ademais, em relação ao peso, a Farmacopeia estima que 1.000 mL de oxigênio a 0 °C e à pressão de 101,3 kPa pesam em torno de 1,429 g.

Todas essas informações técnicas são importantes para atestar a qualidade do fornecimento dos gases medicinais. Por essa razão, a Messer preza pelo atendimento individualizado para suprir as necessidades específicas de cada serviço de saúde.

Assim, o oxigênio medicinal é fornecido de duas maneiras:

  • na forma gasosa e comprimido em cilindros;
  • na forma líquida e armazenado em tanques, sendo levado aos pacientes por meio da vaporização.

Oxigênio medicinal: principais aplicações

A vantagem do oxigênio medicinal fornecido pela Messer é que os cilindros podem ser armazenados de forma isolada nos hospitais e nas clínicas.

Além disso, o produto tem qualidade atestada por meio de certificados e é vital para diversos procedimentos e recuperação da saúde das pessoas, como:

  • restauração da ventilação pulmonar;
  • manutenção da oxigenação tecidual;
  • remoção do excesso de CO2 do sangue;
  • hipóxia aguda (choque, anemia, pneumopatia);
  • doença neuromuscular (poliomielite);
  • intoxicação aguda (depressor do SNC);
  • lesão intracraniana (coma/edema);
  • lesão do cordão espinhal.

Ou seja, grande parte de tratamentos e cirurgias depende dos cilindros de oxigênio medicinal para manter os sinais vitais e a segurança do paciente.

Cuidados e manuseios com o cilindro de oxigênio medicinal

Os cilindros que armazenam os gases medicinais são de suma importância para garantir a qualidade do produto.

O manuseio de cilindros de oxigênio medicinal deve ser feito com cuidado para evitar prejuízos aos equipamentos. Tais danos podem causar obstrução da tomada, o que ocasiona informações erradas exibidas no manômetro sobre o fornecimento de fluxo de oxigênio.

A maneira correta de armazenar o oxigênio compreende alguns fatores:

  • o cilindro deve ser instalado de maneira firme para evitar que acidentes;
  • devem ser feitas checagens de tempos em tempos para garantir a estabilização;
  • o recipiente deve permanecer em áreas bem ventiladas e longe de fontes de calor e luz;
  • recomenda-se que seja instalado em uma área sem a presença de materiais inflamáveis (como papel, papelão, cortinas).

No geral, esses recipientes são feitos de aço de alto carbono, aço manganês ou liga de alumínio e são identificados por marcação e código de cores. A marcação deve incluir o nome do gás, a pressão de teste e o nome do fabricante.

A Anvisa aplica as seguintes cores aos cilindros de gases medicinais:

Compre oxigênio medicinal com a Messer

Se você precisa de oxigênio de alta pureza para as instituições de saúde, a Messer é a empresa certa!

Temos experiência de mais de um século no mercado mundial oferecendo gases para o setor de saúde e healthcare, como ar comprimido medicinal, dióxido de carbono medicinal, gases anestésicos e especiais e outras soluções para atender às necessidades dos pacientes.

Conheça nossos gases medicinais.

Diferenciais da Messer no mercado

A Messer fornece gases medicinais com investimento em novas tecnologias para garantir produtos de qualidade com rapidez, eficiência e modernidade. Todos os produtos acompanham as normas técnicas e apresentam certificado de garantia para segurança de profissionais da saúde e pacientes.

Premiações

A qualidade do serviço prestado pela Messer aos brasileiros é reconhecida internacionalmente com diversas premiações e certificações.

Em 2022, recebemos o Prêmio Valor Inovação na categoria Empresa mais inovadora do segmento de gases. O prêmio foi entregue à Messer de forma consecutiva pela 5ª vez. Garantimos o pentacampeonato na pesquisa Great Place to Work (Excelente Lugar para Trabalhar).

Além disso, somos uma empresa certificada nos Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001, o que nos garante sustentabilidade do negócio, alto nível de qualidade dos nossos produtos e serviços, satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços, envolvimento com a comunidade e engajamento na preservação do meio ambiente.

Tenha cilindros de forma ágil: compre em nossa Loja Messer

Quer comprar com uma empresa de oxigênio medicinal referência no mercado?

Faça todo o processo de forma on-line, sem precisar passar tempo em atendimento por telefone ou se deslocar até uma loja.

Na Loja Messer, você consegue comprar as nossas soluções de forma mais rápida, prática e intuitiva.

Como funciona a Loja Messer?

Na Loja Messer, os clientes podem fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar o cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e solicitar assistência técnica.

Basta fazer o login e aproveitar tudo o que a plataforma tem a oferecer.

Fale com nossos consultores

Entre em contato com especialistas Messer para solicitar um orçamento ou fazer sua recarga de oxigênio medicinal.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos