Blog Messer

Gases para soldagem: conheça os mais indicados para cada tipo de soldagem e onde comprar

Hoje, existem quatro gases para soldagem que também podem ser utilizados como aditivos. São eles: O2, N2, He e H2. Eles são misturados ao Argônio com diferentes proporções entre os gases.

O uso de cada gás irá variar de acordo com o processo escolhido, o material, o resultado que deseja alcançar e o valor investido.

Mas é certo que escolher o gás ideal para a sua soldagem irá trazer benefícios tanto na entrega do trabalho final como na operação como um todo.

Neste post, você vai ver quais são os gases mais indicados para cada tipo de soldagem e onde comprar gases para soldagem de forma rápida e prática.

Benefícios de utilizar gases em soldagens

O principal e mais conhecido benefício de utilizar gases para soldagem é a proteção da poça de fusão, expulsando da região os gases atmosféricos que podem prejudicar a soldagem.

No entanto, esses gases também irão influenciar em outros pontos da soldagem, como:

  • As propriedades do cordão soldado, como resistência mecânica; resistência à corrosão e dureza;
  • A geometria e o tamanho do cordão soldado;
  • A velocidade de soldagem e quantidade de respingos.

Os gases de proteção também contribuem para a soldabilidade, penetração e composição química do metal de solda, garantindo um processo mais produtivo, preciso e de melhor qualidade.

Gases para soldagem: quais usar em cada processo?

Cada tipo de soldagem usa diferentes tipos de gases de proteção. Confira quais são os mais utilizados em cada caso.

Soldagem MIG/MAG

O processo de soldagem MIG/MAG, também chamado de GMAW (gas metal arc welding), é a união ao arco elétrico que utiliza um gás de proteção entre a peça e o arame, que chamamos de consumível.

A principal característica desse tipo de soldagem é a flexibilidade, que permite soldar aços ao carbono, baixa liga e inoxidáveis, ligas de níquel etc.

Os gases para soldagem mais utilizados nesse processo são o CO2, mistura de CO2 e/ou oxigênio com argônio e mistura de argônio e hélio. A escolha vai depender, principalmente, dos materiais a serem soldados.

Soldagem TIG

A soldagem TIG utiliza um eletrodo não consumível de tungstênio que é responsável pela geração do arco elétrico, no qual a poça de fusão fica protegida por uma atmosfera gasosa 100% inerte ou de misturas ricas em argônio e/ou hélio.

Normalmente, ela é feita em juntas que requerem altíssima qualidade e em metais sensíveis à oxidação.

Os principais gases para soldagem utilizados nos processos TIG vão desde argônio e hélio puro até misturas contendo hélio, nitrogênio e hidrogênio.

Soldagem com arame tubular

A soldagem com arames tubulares (FCAW – flux cored arc welding) é um processo de união de metais por coalescência pelo aquecimento do arco elétrico formado entre a ponta do arame e a peça de trabalho.

Ela é muito parecida com a soldagem MIG/MAG, mas existe uma diferença: o arame, que é no formato de tubo. O processo é muito utilizado em caldeirarias, estruturas metálicas e nos setores naval e offshore.

Os gases para solda mais utilizados nesse processo são o CO2 ou mistura binária de 20 a 25% de CO2 com balanço em Argônio.

Gases para soldagem: onde comprar?

A Messer Gases é a maior empresa de capital privado do segmento no mundo. Com mais de 120 anos de história, hoje representa um negócio de US$ 3 bilhões, com presença na Europa, na Ásia e nas Américas.

Atuamos no segmento de soldagem e corte disponibilizando gases de qualidade e garantindo o suporte técnico necessário para os nossos clientes.

Além disso, contamos com diversas certificações, garantindo a qualidade do nosso produto. Confira algumas delas:

  • ISO 9001: é um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil;
  • ISO 14001: essa certificação garante que uma organização desenvolve uma estrutura de proteção ao meio ambiente e consegue dar rápidas respostas às mudanças nas condições ambientais;
  • FSSC 22000: certificação voltada para o setor alimentício que garante a segurança e a qualidade na fabricação de alimentos;
  • Melhor operação B2B em atendimento: prêmio concedido pela ClienteSA;
  • Empresa mais inovadora do segmento químico, de papel e celulose: por três anos consecutivos somos reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras pelo Prêmio Valor e Inovação Brasil.

Gases disponíveis

A Messer Gases tem um dos mais completos portfólios de produtos do mercado. Veja alguns gases disponíveis para compra:

Compre gases para soldagem de forma rápida e prática em nosso e-commerce

Para quem vai comprar nossos gases pela primeira vez, é necessário entrar em contato diretamente com o nosso Centro de Cuidado ao Cliente e solicitar o seu orçamento personalizado.

Mas, se você já é nosso cliente e quer comprar gases de forma rápida e ágil, a melhor forma é por meio da Loja Messer, a nossa loja virtual.

Por meio do nosso e-commerce é possível ter algumas facilidades, como:

  • conferir o seu histórico de compras;
  • emitir a segunda via de faturas;
  • pagar faturas utilizando cartão de crédito
  • fazer o download de FISPQs (Fichas de segurança e de produtos químicos);
  • emitir os certificados digitais de conformidade;
  • conferir os seus cilindros e tanques.

Primeira compra na Loja Messer

Se você fará a sua primeira compra virtual conosco, conheça nossos Gases para Soldagem e solicite a criação do seu cadastro. 

Para isso, você vai precisar indicar o seu e-mail, se é pessoa física ou jurídica, e preencher os espaços com outras informações, como nome, telefone e CPF ou CNPJ.

Assim, em até 24h úteis você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro, definir uma senha e poder iniciar as suas compras na Loja Messer.

Clientes habituais

Se você é nosso cliente, basta apenas acessar a página de login da Loja Messer, digitar login e senha e realizar as suas compras.

Nossa Loja está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos