Blog Messer

Corte a plasma: saiba quais gases usar no processo

O corte a plasma, um processo que utiliza gases ionizados para cortar materiais metálicos, transformou a indústria de fabricação de metal. Devido à sua versatilidade, eficiência e precisão, o corte a plasma é uma técnica cada vez mais popular entre os fabricantes.

Contudo, a escolha correta do gás é essencial para que as indústrias ganhem produtividade e excelência no processo, atingindo todos os benefícios deste processo. 

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, a Messer mostra como funciona o corte a plasma, quais são os benefícios dele e quais são os gases usados nesse processo. Confira!

Como funciona o corte do plasma?

O corte a plasma é um processo de corte utilizado na indústria que envolve o uso de gases ionizados para gerar um arco elétrico de alta temperatura. O calor gerado por esse arco funde o material e um jato de gás é direcionado para remover o material derretido, resultando em um corte preciso e limpo.

Durante o processo de corte a plasma, um gás é transformado em plasma por meio da sua ionização.

Esse processo faz com que o gás transite entre dois estados da matéria: o gasoso e o plasma, que é considerado o quarto estado da matéria. Nesse maior estado de energia da matéria, o gás tem um comportamento similar aos dos líquidos.

Portanto, este é considerado um processo térmico. Isso porque ele utiliza o calor para derreter o metal em vez de cortá-lo por cisalhamento, como é feito com uma tesoura.

Durante o processo, as fontes plasma usam ar comprimido ou outros gases, como nitrogênio, argônio e hidrogênio. À medida que o arco de plasma entra em contato com o metal, sua alta temperatura o derrete. Simultaneamente, os gases de alta velocidade expulsam o metal derretido.

A escolha dos gases adequados é fundamental para garantir a eficiência do processo.

Qual é a diferença entre corte a laser e plasma?

A principal diferença entre o corte a laser e o plasma está na maneira como o calor é gerado e aplicado.

No corte a laser, um feixe de luz de alta potência é focado em um ponto específico, aquecendo e derretendo ou sublimando qualquer tipo de material. Em contraste, o corte a plasma necessita de um material metálico pra conduzir a corrente elétrica que irá gerar a coluna de plasma, que é responsável pela geração do calor.

Em termos de capacidade de corte, o corte a laser geralmente é mais preciso em espessuras de chapa mais finas, enquanto o corte a plasma pode lidar com chapas de metal mais espessas.

Além disso, o corte a plasma é frequentemente mais rápido e mais econômico para cortar chapas de metal de maior espessura, ao passo que o corte a laser pode ser mais adequado para detalhes finos e complexos.

Diferença entre oxicorte e plasma

O oxicorte envolve o uso de uma chama de oxigênio e gás combustível (como acetileno, propano ou gás natural) para cortar materiais. O calor da chama pré-aquece o material, enquanto um jato de oxigênio puro reage com o metal aquecido gerando uma reação química exotérmica e ao mesmo tempo expulsa o metal líquido e óxidos formados, criando o corte.

O corte a plasma, por outro lado, utiliza o princípio do arco elétrico para gerar a fonte térmica necessária para o processo de corte, e os gases farão a função de expulsar o metal líquido e cortar o material.

Em comparação com o oxicorte, o processo a plasma é capaz de cortar uma variedade mais ampla de materiais, incluindo metais não ferrosos, como alumínio e aço inoxidável, que são difíceis de cortar com o oxicorte.

Além disso, o corte a plasma geralmente oferece velocidades de corte mais rápidas e maior precisão do que o oxicorte, especialmente em espessuras de chapa mais finas. Por outro lado, o oxicorte continua sendo uma escolha popular para cortar materiais espessos de aço carbono devido ao seu baixo custo operacional.

Quais são as vantagens de utilizarmos o corte de plasma?

Este tipo de corte oferece uma série de benefícios que o tornam uma opção atraente para muitos tipos de operações de corte de metal. Aqui estão algumas das principais vantagens:

  • Versatilidade: o corte a plasma pode ser usado para cortar uma ampla variedade de metais, incluindo aço, alumínio, cobre e aço inoxidável. É eficaz tanto para cortar chapas de metal até 60 mm.
  • Precisão: apesar de o corte a laser oferecer uma precisão ligeiramente superior em materiais mais finos, o corte a plasma ainda oferece uma precisão bastante elevada e, frequentemente, suficiente para muitas aplicações industriais.
  • Velocidade: para chapas de metal com média espessura, o corte a plasma é geralmente mais rápido do que outros métodos de corte, como o oxicorte ou o corte a laser.
  • Custo-efetividade: o corte a plasma é, em muitos casos, mais acessível do que o corte a laser, especialmente para aqueles de maior volume e espessura.

Quais são os gases utilizados no corte a plasma?

Os gases mais comuns utilizados no corte a plasma são o oxigênio  e o nitrogênio, sendo a escolha do gás determinada pelo tipo de material a ser cortado e as propriedades desejadas no resultado final.

Dentre estes gases, cada um traz suas próprias vantagens dependendo do material que está sendo cortado. Confira detalhes.

Misturas de Argônio + Hidrogênio

A combinação do Argônio e do Hidrogênio tem a capacidade de criar um arco de plasma mais estável e de maior intensidade quando comparado ao uso de Nitrogênio puro, propiciando uma qualidade de corte bem superior, diminuindo o tempo de limpeza após o corte.

Misturas de Hidrogênio e Nitrogênio

O hidrogênio, como mencionado acima, é outro gás frequentemente usado em operações de corte a plasma. Quando usado em combinação com o Nitrogênio, o hidrogênio pode aumentar a eficiência térmica do arco de plasma, resultando em cortes mais limpos do que o ar comprimido.

Nitrogênio

O nitrogênio é um gás usado tanto como gás de plasma quanto gás de proteção. Ele produz um arco de plasma de alta energia e é especialmente eficaz para cortar materiais como aço inoxidável e alumínio. Além disso, como gás de proteção, o nitrogênio ajuda a proteger a zona de corte contra a oxidação.

Diferentes funções dos gases no corte a plasma

Diferentes gases são utilizados para diferentes funções dentro do processo. Vamos ver essas funções com mais detalhes:

  • Gás de proteção: serve para proteger a zona de corte de contaminantes atmosféricos, como oxigênio e nitrogênio, que podem reagir com o metal derretido e afetar a qualidade do corte.
  • Gás de plasma: é ionizado e superaquecido para formar o plasma que é utilizado para gerar energia ao corte.
  • Gás de arraste: é soprado por meio da tocha de corte para remover o metal derretido da zona de corte. Isso ajuda a garantir um corte limpo e evita que o metal derretido se solidifique novamente na linha de corte. Em muitos sistemas de corte a plasma, o gás de plasma e o gás de arraste são o mesmo gás. No entanto, em alguns sistemas mais avançados, diferentes gases podem ser utilizados para estas duas funções.

Compre gases com uma das líderes do mercado

Como uma das líderes do mercado na produção e no fornecimento de gases industriais, a Messer tem orgulho de oferecer um portfólio completo de gases de alta qualidade para todas as suas necessidades de corte a plasma.

Ao escolher a Messer como sua fornecedora de gases para corte a plasma manual ou por máquinas de corte a plasma, você pode ter certeza de que está recebendo produtos de alta qualidade apoiados por um serviço ao cliente excepcional.

Entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções de solda e corte da Messer Gases.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos