Blog Messer

Acetileno para indústrias: conheça suas características e as soluções da Messer

Acetileno para indústrias: conheça suas características e benefícios

O acetileno (C2H2) é um composto químico que pertence à família dos hidrocarbonetos. Ele é considerado uma matéria-prima versátil nas indústrias, sendo utilizado na fabricação de explosivos, solventes e plásticos.

Além disso, ele é utilizado em processos de corte de metais, de síntese orgânica e em equipamentos de absorção atômica.

Neste artigo, você vai conhecer as aplicações do acetileno na indústria e conhecer as nossas soluções.

Propriedades do gás acetileno

O acetileno tem um odor considerado desagradável e peculiar. Ele se decompõe com facilidade sob pressão e é um gás instável.

Em temperatura ambiente, o acetileno se encontra em estado gasoso, não apresenta cor e pode ser dissolvido em água e outros compostos orgânicos, como álcool e éter. Outra característica do acetileno é que seus pontos de fusão e ebulição são próximos — ambos a cerca de -84°C.

O método mais utilizado para a obtenção do acetileno é a reação química entre carbeto de cálcio (CaC2) e água (H2O). Quando esse processo acontece, formam-se hidróxido de cálcio e acetileno gasoso.

Nas indústrias, comumente o acetileno é armazenado em cilindros, dissolvido em acetona.

Gás acetileno no corte de metais: conheça mais sobre o oxicorte

O acetileno é um dos gases mais utilizados no oxicorte e é o mais indicado para esse fim nas indústrias. Isso acontece por causa da sua elevada temperatura de chama, que chega a 3.100°C, e seu maior percentual em peso de carbono na comparação com outros combustíveis.

Para que o corte aconteça, usa-se uma mistura de dois gases. Um deles é sempre o oxigênio puro. Os demais podem ser, além do acetileno, o propano, GLP, gás de nafta, hidrogênio e gás natural.

Como soldar alumínio com acetileno?

A solda de alumínio usando acetileno é feita com o maçarico de oxiacetileno, que usa gás e ar para solda e é relativamente barato em comparação a outras soluções para solda de alumínio.

Outras aplicações do acetileno nas indústrias

Além do oxicorte, o acetileno é utilizado em outros processos dentro das indústrias. Conheça os principais:

Processos de síntese orgânica

O acetileno é um produto químico extremamente versátil em processos de síntese orgânica, principalmente por causa da sua alta reatividade. Geralmente, o gás é aplicado na síntese de cloreto de vinila, PVC, acetato de vinila, vinil acetileno, vinil éteres, entre outros.

Equipamentos de absorção atômica

Dentro de laboratórios, o acetileno é usado com o óxido nitroso para gerar a chama de equipamentos de absorção atômica.

Cuidado e segurança: como manusear e armazenar cilindros de acetileno

Por ser altamente reativo e explosivo, o acetileno precisa de alguns cuidados no seu manuseio e armazenamento para diminuir o risco de acidentes, como explosões ou incêndios.

Algumas normas regulamentadoras tratam desse tema. Na NR-18, um dos itens deixa claro que as operações de oxicorte só podem ser realizadas por profissionais qualificados. Já a NR-15 estabelece critérios para a armazenagem do cilindro de acetileno, e a NR-32 estabelece limites em relação ao uso de agentes químicos.

Segurança contra explosão

Os cilindros de acetileno têm características diferentes dos demais cilindros de gás, justamente para evitar explosões. Os cilindros são feitos de aço composto por uma massa porosa que passa por um processo de decomposição quando exposto ao calor.

Diante de uma explosão, essa massa faz com que o cilindro permaneça em chamas sem explodir, o que dá tempo para que as pessoas envolvidas consigam tomar as providências necessárias.

Utilização do cilindro

Antes de sua utilização, o profissional deve tomar alguns cuidados, como verificar se o espaço de trabalho tem ventilação suficiente, se o cilindro está em boas condições e se não sofreu danos.

Antes de armazenar, é preciso verificar se todas as válvulas estão fechadas e deixar sair o excesso de gás.

Armazenamento do cilindro

O cilindro de acetileno deve ser estocado em posição vertical. Se isso for impossível, é fundamental que ele seja colocado nessa posição por pelo menos meia hora antes do uso.

Além disso, o armazenamento deve acontecer em um ambiente ventilado, longe do calor e de qualquer tipo de chama ou equipamentos que possam produzir faíscas. Também é importante manter o acetileno estocado longe de cilindros de oxigênio, cloro ou outros oxidantes e materiais inflamáveis.

Caso seja necessário ter instalações elétricas no local do armazenamento, como iluminação, por exemplo, é muito importante que ela seja à prova de explosão e feita por um especialista experiente.

Outro ponto importante para a segurança no armazenamento de acetileno é o aterramento de todas as tubulações e dos equipamentos.

Toxicidade

Apesar de não ser um gás tóxico, o acetileno atua como asfixiante e tem leve efeito anestésico. Não há evidências de que exposições regulares a níveis toleráveis do gás prejudiquem a saúde humana.

No Brasil, a NR-15 considera o produto como um asfixiante simples e não estabelece limite de exposição. No entanto, em ambientes de trabalho, deve-se garantir que a sua concentração de oxigênio seja de 18% em volume.

Onde comprar acetileno?

A Messer é a maior empresa de capital privado do mundo no segmento de gases e oferece soluções de qualidade e com rígidos controles de segurança em gases industriais.

Nós trabalhamos com cilindros de acetileno de 2 kg a 65 kg e seguimos todas as normas que regulamentam a comercialização, o armazenamento, o transporte e o manuseio do gás para garantir a sua segurança e a do nosso time.

Nós temos um sério compromisso com a sustentabilidade, qualidade e segurança. Somos uma empresa certificada nos sistemas de gestão ISO 9001 e 14001, o que nos garante a sustentabilidade do negócio, alto nível de qualidade dos nossos produtos e serviços, satisfação dos clientes com nossos produtos e atendimento, envolvimento com a comunidade e o engajamento na preservação do meio ambiente.

Compre acetileno em nossa Loja Inteligente

A Loja Inteligente Messer é a nossa loja virtual. Lá você encontra todos os nossos produtos e pode fazer seus pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento.

Além disso, por lá você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Canais de contato

Se preferir ser atendido por um consultor, entre em contato conosco.

Você receberá um atendimento personalizado e poderá tirar todas as suas dúvidas sobre os nossos produtos e serviços.

Atendimento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana:

  • 0800-725-4633

Atendimento comercial (das 8h às 17h30):

  • cliente@messerbrasil.com
  • Chat Loja Inteligente

Conheça nossos Gases Industriais!

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos