Blog Messer

Como as práticas do ESG podem ser aplicadas em indústrias?

Nos últimos anos, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) tem ganhado destaque no mundo corporativo, refletindo a crescente preocupação das empresas com práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa. 

No setor industrial, onde o impacto ambiental e a responsabilidade social são especialmente significativos, a adoção de práticas ESG não é apenas uma questão de ética, mas também um diferencial competitivo no mercado. 

Neste artigo, a Messer mostra a importância dessas práticas para as indústrias e fábricas, destacando seus benefícios, e exemplificando como podem ser aplicadas para melhorar a eficiência, reduzir riscos e custos e fortalecer a reputação e o relacionamento com os clientes. Confira!

O que é ESG na indústria?

ESG na indústria é a aplicação dos princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa no contexto industrial. 

Essa abordagem implica operar de maneira responsável com o meio ambiente, mantendo práticas justas e éticas com os stakeholders e adotando uma governança corporativa transparente e eficaz.

Na prática, isso significa minimizar impactos ambientais negativos, como a poluição e o uso excessivo de recursos naturais, promover condições de trabalho seguras e justas e implementar uma gestão que preze pela ética, transparência e responsabilidade. 

No setor industrial, esses princípios se traduzem em inovações tecnológicas, processos otimizados e uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Adotar práticas ESG na indústria não apenas ajuda a preservar o meio ambiente e melhorar a sociedade, como também oferece às empresas um caminho para se diferenciarem no mercado, atraindo investidores, parceiros e clientes que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.

Quais são os três pilares para implementar as práticas de ESG?

A implementação de práticas ESG no setor industrial se apoia em três pilares fundamentais: Ambiental (Environmental), Social e Governança (Governance). 

Cada um desses pilares representa uma área de foco que, juntas, formam a base para uma estratégia de negócios sustentável e responsável.

  1. Ambiental: refere-se à gestão responsável dos impactos ambientais das atividades industriais. Inclui a redução da pegada de carbono, a gestão eficiente dos recursos naturais, como água e energia, a minimização de resíduos e emissões, bem como a promoção da biodiversidade.
  2. Social: abrange as práticas relacionadas ao tratamento e bem-estar dos funcionários, comunidades locais e demais stakeholders. Isso inclui garantir condições de trabalho seguras e justas, promover a diversidade e a inclusão, investir no desenvolvimento das comunidades locais e garantir que os direitos humanos sejam respeitados ao longo da cadeia de suprimentos.
  3. Governança: está relacionada à forma como a empresa é dirigida e controlada, enfatizando a transparência, a ética e a integridade na condução dos negócios. Inclui a implementação de práticas de governança corporativa, como a composição ética dos conselhos, auditorias internas, gestão de riscos e conformidade com leis e regulamentos. 

Benefícios em investimento na agenda ESG em indústrias

Investir em ESG traz uma série de benefícios para as indústrias, que vão desde melhorias operacionais até ganhos reputacionais e de mercado. 

Conheça detalhadamente, a seguir, alguns desses benefícios.

Maior eficiência operacional

A implementação de práticas ESG muitas vezes resulta em processos mais eficientes, reduzindo o desperdício de recursos e otimizando a produção. Isso não apenas diminui custos, como também melhora a sustentabilidade geral da operação.

Redução de riscos e custos

Práticas sustentáveis e responsáveis ajudam a mitigar riscos ambientais, sociais e de governança, que podem afetar negativamente a empresa. Além disso, ao antecipar regulamentações futuras e se adaptar proativamente, as empresas podem evitar custos de conformidade elevados e potenciais penalidades.

Atratividade para investidores e acesso a capital

Empresas com fortes credenciais ESG atraem mais interesse de investidores conscientes, que estão cada vez mais buscando pôr seu capital em negócios sustentáveis e responsáveis. Isso pode resultar em melhores condições de financiamento e acesso a novas fontes de capital.

Fortalecimento da reputação e do relacionamento com os clientes

Um compromisso genuíno com práticas ESG pode melhorar a imagem da empresa perante o mercado, atraindo clientes e parceiros que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Isso não apenas fortalece a marca, mas também pode abrir novos mercados.

Quatro práticas ESG que podem ser implementadas no setor industrial

  • Energia renovável e eficiência energética: investir em fontes de energia renovável, como solar ou eólica, para a operação das fábricas reduz a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo a pegada de carbono da empresa. 
  • Gestão sustentável de recursos e resíduos: adotar práticas de economia circular, focando na redução, reutilização e reciclagem de materiais, contribui para a diminuição do desperdício produzido e do consumo de recursos naturais.
  • Inclusão, diversidade e saúde ocupacional: promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado melhora o bem-estar dos funcionários e potencializa a inovação e a criatividade na empresa. 
  • Transparência e ética na cadeia de suprimentos: implementar critérios ESG na seleção e avaliação de fornecedores garante que a cadeia de suprimentos da empresa também siga práticas sustentáveis e éticas. 

Como a Messer pode ajudar sua indústria a atender à pauta ESG?

A Messer oferece soluções inovadoras que otimizam os processos de produção e contribuem para a redução do impacto ambiental e o aumento da eficiência operacional. 

Confira como podemos ajudar sua indústria.

Redução de consumo dos recursos naturais

A Messer oferece tecnologias avançadas que utilizam gases industriais para otimizar processos de produção em diversos setores, como metalurgia, química, alimentos e bebidas, entre outros. 

O uso de gases, como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono em processos industriais, pode aumentar a eficiência, melhorar a qualidade do produto e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente o consumo de recursos naturais.

Possibilidade de redução do uso de embalagens PET

A Messer disponibiliza soluções de gotejamento de nitrogênio líquido que podem ajudar na redução do uso de embalagens PET.

Tratamento de efluentes com gases

O uso de CO2 ou ozônio em sistemas de tratamento de águas residuais pode melhorar significativamente a eficiência da remoção de contaminantes, reduzir odores e facilitar a reutilização da água, e a Messer tem soluções eficazes para o tratamento de efluentes utilizando gases.

Oferta de GLP para minimizar impactos em diversos setores

A Messer disponibiliza GLP como uma alternativa mais limpa para aplicações industriais, comerciais e residenciais. 

Messer: compromisso com a inovação e a sustentabilidade

A empresa é certificada nos Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001, o que reforça a sustentabilidade do negócio, a alta qualidade dos produtos e serviços, a satisfação dos clientes, o envolvimento com a comunidade e o engajamento na preservação do meio ambiente. 

Essas certificações, juntamente com os prêmios recebidos, demonstram o rigor e a dedicação da Messer à excelência operacional e ao desenvolvimento sustentável, estabelecendo um padrão elevado para a indústria e reafirmando seu papel de liderança no mercado.

Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Messer busca constantemente novas maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas operações e dos seus clientes, promovendo concomitantemente eficiência, segurança e responsabilidade social.

Conheça nosso portfólio de gases

O portfólio de gases da Messer abrange uma ampla gama de produtos, incluindo, mas não se limitando a, oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, argônio, hidrogênio, acetileno e uma variedade de misturas de gases e gases especiais. 

Conheça nosso portfólio de produtos.

Precisa de ajuda? Fale com um de nossos especialistas.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos