Blog Messer

Orientações sobre consumo e manutenção das centrais de Oxigênio Medicinal e Ar Comprimido Medicinal

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Messer, mobilizada frente ao avanço da pandemia de coronavírus, que deve provocar um aumento considerável na demanda de Oxigênio e Ar Comprimido medicinais, recomenda a este estabelecimento assistencial de saúde seguir algumas orientações básicas relacionadas às nossas instalações de fornecimento desses gases como forma de garantir seu pleno funcionamento.

OXIGÊNIO MEDICINAL – CENTRAL DE TANQUE CRIOGÊNICO

É natural que haja formação de gelo na superfície do vaporizador atmosférico durante o consumo. Porém, um consumo elevado de Oxigênio, acima das condições normais de uso, pode causar formação excessiva de gelo, prejudicando o funcionamento e a segurança do processo.

  1. Recomendamos que seja feita uma verificação diária no vaporizador atmosférico instalado junto ao tanque de Oxigênio e caso seja percebida uma formação excessiva de gelo denso, comprometendo mais de 2/3 do vaporizador, utilize a mangueira conectada ao ponto de água disponível na área do tanque para descongelar o vaporizador e assim restabelecer o funcionamento normal.
  2. Monitorar diariamente o nível do tanque, pois o aumento do consumo mudará o perfil de abastecimento/reposição do produto.
  3. Verificar diariamente a reserva de cilindros de Oxigênio Medicinal. Todos os cilindros devem estar devidamente conectados, completamente cheios e com todas as válvulas abertas, tanto as dos cilindros quanto as da central. Somente dessa forma garantimos que, em caso de um eventual aumento significativo e/ou falha da fonte principal, o suprimento reserva entrará automaticamente em operação, garantindo solução de continuidade no fornecimento. Esse procedimento deve ser rotineiro e é recomendado independentemente de situações críticas, como a existente hoje com a pandemia do coronavírus.

AR COMPRIMIDO MEDICINAL – CENTRAL DE COMPRESSORES.

  1. No caso das centrais com compressores, é importante observar se o aumento
    de demanda do Estabelecimento Assistencial de Saúde está causando uma sobrecarga de trabalho nos compressores, fazendo com que operem de forma contínua ou, em alguns casos, com os dois equipamentos operando ao mesmo tempo. Nesses casos, a Messer deve ser informada imediatamente para serem tomadas medidas de contingência.
  2. Para a central de suprimento reserva de cilindros de Ar Comprimido Medicinal valem as mesmas orientações supracitadas para o Oxigênio Medicinal.

OXIGÊNIO E AR COMPRIMIDO MEDICINAIS – CENTRAIS DE SUPRIMENTO DE CILINDROS

  1. Caso este estabelecimento Assistencial de Saúde possua suprimento de Oxigênio Medicinal ou Ar Comprimido Medicinal através de central de cilindros, recomendamos o monitoramento diário do consumo destas centrais para garantir a reposição dos cilindros sem causar descontinuidade no fornecimento. A frequência de reposição pode ser alterada de forma significativa.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Em todos os casos acima, recomendamos que se possível os pedidos sejam antecipados, e lembramos da importância em seguir os procedimentos de segurança:

  1. Uso de luvas e óculos de segurança para manuseio de cilindros;
  2. Garantir que não haja presença de produtos graxos, óleos e outros contaminantes que contenham hidrocarbonetos, principalmente para o caso do Oxigênio;
  3. Qualquer irregularidade observada deve ser comunicada a Messer através de nosso Centro de Cuidado ao Cliente:
    Telefone: 0800 725 4633
    E-mail: cliente@messerbrasil.com
    Site: www.messer-br.com

É vital para mantermos o fornecimento com integridade que o Estabelecimento Assistencial de Saúde comunique a MESSER com maior antecedência a respeito de qualquer aumento de demanda e/ou ampliação de leitos para que sejam avaliadas as instalações e dimensionar o sistema para esta nova realidade.

Neste momento seguimos reforçando nosso compromisso em atendê-los com qualidade e segurança, certos de que nossa sinergia tem um papel fundamental no controle à pandemia, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Messer Gases

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos