Blog Messer

Tipos de curtimento de couro: conheça os principais e como otimizar o processo com CO2

O processo de curtimento de couro tem como objetivo aumentar a estabilidade hidrotérmica das peles. É assim que o couro se torna um material durável, estável e resistente ao ataque de organismos e enzimas.

Para isso, existem diversos tipos de curtimento de couro e produtos que podem ser utilizados para melhorar esse processo e torná-lo mais sustentável.

O CO2, por exemplo, ainda tem presença tímida nas indústrias de curtimento, no entanto, ele é capaz de otimizar a produção e reduzir o despejamento de agentes químicos no meio ambiente, tornando sua operação mais sustentável e alinhada às leis ambientais.

Quer saber mais?

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de curtimento de couro e entender mais sobre o uso do dióxido de carbono nesse processo.

Tipos de curtimento de couro

O curtimento é a terceira etapa na cadeia produtiva do couro. Ela acontece após a conservação das peles depois do abate e da ribeira, que é a etapa de limpeza e retirada de substâncias das peles que não irão constituir o produto final — o couro.

Existem três principais tipos de curtimento de couro: mineral, vegetal e sintético. Conheça a diferença entre eles.

Curtimento mineral

Chamado de curtimento inorgânico, é feito, geralmente, com sais de cromo trivalente. O curtimento mineral é o mais utilizado mundialmente, principalmente pelo tempo curto de processamento e pela qualidade que confere ao produto final.

A fonte de cromo mais utilizada é o sulfato básico de cromo. No entanto, as indústrias vêm fazendo esforços para a sua substituição, devido ao seu impacto ambiental negativo.

O couro originado desse tipo de curtimento, quando se usa exclusivamente sais de cromo, é denominado wet blue. Ele tem elevada maciez, elasticidade e estabilidade à luz e ao toque, sendo muito utilizado na fabricação de peças de vestuário. 

Curtimento vegetal

Também chamado de curtimento orgânico, o processo costuma ser feito com taninos vegetais, que são substâncias encontradas em sementes, cascas e caules de frutos verdes. Para o processo, eles podem ser combinados com taninos sintéticos.

No entanto, a principal desvantagem é o alto custo dos taninos, o que faz com que esses materiais sejam utilizados o máximo de vezes possível.

O resultado é um couro menos resistente à lavagem e, por isso, ele é utilizado em objetos que não precisam desse tipo de manutenção, como solas, ou em produtos de baixa qualidade e durabilidade.

Curtimento sintético

Para esse tipo de curtimento de couro são utilizados curtentes, em geral orgânicos, que proporcionam um processo mais uniforme e com mais penetração de outros curtentes, como os taninos e outros produtos.

Esse processo facilita posteriores tingimentos, e o couro curtido dessa forma costuma ser mais caro.

Recurtimento

O recurtimento é um tipo de curtimento de couro no qual são definidas as características desejadas para o couro, como enchimento, elasticidade, lixabilidade e facilidade de reter estampas, entre outras. O recurtimento pode combinar curtentes orgânicos, inorgânicos e sintéticos.

Utilização dos gases no curtimento do couro

Os processos de curtumes envolvem diversos produtos químicos que são imprescindíveis para obter o efeito desejado, como óxido de cálcio, sulfeto de sódio, cloreto de amônia etc., mas que ainda são altamente poluentes quando despejados no meio ambiente.

Contudo, com o avanço de pesquisas para soluções inovadoras dentro do setor industrial, o CO2 se mostrou uma alternativa interessante e viável economicamente para utilização.

Esse gás é utilizado na etapa de retirada do óxido cálcio e sulfeto de sódio da peça. Hoje, a maioria das indústrias utiliza cloreto de amônia e bicarbonato de sódio, mas utilizando o CO2 é possível obter o mesmo efeito e ainda reduzir consideravelmente a quantidade de amônia do efluente.

Vantagens do uso de CO2 no curtimento de couro

A indústria do couro é um dos segmentos empresariais com destaque no desenvolvimento econômico do país. Afinal, a cada ano, o ramo de produção de couro e peles mobiliza cerca de US$ 4 bilhões, já que o Brasil tem o maior rebanho comercial bovino do mundo.

Além disso, o Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de couro, colocando o setor em destaque mundial e trazendo grandes oportunidades para produtores.

Sendo assim, pensar em processos tecnológicos, sustentáveis e econômicos é cada vez mais importante para o setor.

Confira, a seguir, os três maiores benefícios do uso de CO2 no curtimento de couro.

Sustentabilidade

O dióxido de carbono é uma alternativa menos danosa ao ambiente se comparado a agentes químicos que são comumente utilizados nesse processo.

Processo alinhado à legislação

No Brasil, as leis ambientais quanto ao derramamento de efluentes são muito rigorosas, até mesmo melhores do que muitos países europeus, mas a efetividade ainda deixa a desejar.

Sendo assim, é comum encontrar empresas ainda praticando o curtimento de couro de forma pouco saudável para o ambiente, ocasionando a possibilidade de multas altíssimas pelo impacto ambiental.

Redução de custos

Muitas empresas acreditam que o uso de CO2 vai aumentar os custos do processo por ser uma opção mais tecnológica, mas a verdade é que, muitas vezes, é uma alternativa mais econômica do que os métodos mais tradicionais.

Tudo vai depender do porte da empresa e dos produtos utilizados. Por isso, é necessário o auxílio de um profissional para entender se realmente é mais vantajoso economicamente para o seu negócio, mas, na maior parte das vezes, a soma do que é gasto em produtos para curtir o couro e limpar os efluentes acaba sendo maior do que o uso do CO2.

Para saber se esse é o caso da sua empresa, você pode entrar em contato com um dos especialistas da Messer.

Torne seu processo mais tecnológico com a Messer

A Messer Gases é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases no mundo. Nós trabalhamos com um amplo portfólio de produtos e formas de fornecimento, sempre com qualidade, segurança e confiabilidade.

As tecnologias e soluções desenvolvidas pela Messer Gases visam gerar valor aos nossos clientes possibilitando avanços sustentáveis de seus negócios.

Produtos

Os nossos gases industriais, especiais e medicinais estão presentes em indústrias, comércios e empresas de serviços e podem ser adquiridos por meio de cilindros ou distribuição ininterrupta para grandes volumes.

Serviços

Além de fornecer produtos de alta qualidade, oferecemos consultoria para empresas com o objetivo de otimizar a produção e tornar o processo menos custoso.

Compre CO2 pela Loja Messer

O dióxido de carbono é um gás de larga utilização em processos industriais. Ele é usado pelos setores de alimentos, bebidas, saúde, aeronáutica, química, entre outros, sem deixar de passar pelos curtumes.

Se você quer otimizar os seus processos de desencalagem e curtimento de couro, conheça nossos produtos.

Nossa equipe pode ajudar você a encontrar as soluções ideais para o seu negócio.

Mas, se o seu negócio já faz uso de CO2 para curtimento de couro, é possível adquirir CO2 por meio da Loja Messer, nosso e-commerce.

Lá, você faz os seus pedidos sem sair do escritório, usando apenas o celular ou o computador.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesso nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos