Blog Messer

inovações-em-produtos-e-em-processos

Inovações em produtos e processos: confira as soluções Messer para conservar alimentos

A partir do momento em que um alimento é colhido na natureza, começa uma corrida contra o tempo para que ele seja consumido antes que se deteriore. Esse processo acontece como consequência da ação de micro-organismos e de fatores externos, como as condições de higiene e temperatura, por exemplo.

Antes, os conservantes eram muito adotados como solução prática e econômica para prolongar o shelf life dos alimentos. Contudo, esses químicos não têm sido bem-vistos pelos consumidores, que desenvolveram hábitos mais saudáveis e, por isso, estão mais criteriosos em suas escolhas. 

Por isso, o processo industrial de embalagem de alimentos tem como objetivo prolongar o frescor natural dos alimentos, preservando a sua qualidade e o seu sabor, sem se esquecer da segurança para o consumo. Tudo isso é feito com o auxílio de gases industriais, de forma segura e ecológica.

Algumas dessas soluções são oferecidas pela Messer Gases, com o congelamento criogênico e a modificação da atmosfera das embalagens de alimentos. Confira como levar essa inovação em produção e processo à sua indústria!

Prejuízos causados por falhas em sistemas de embalagens

A ausência de uma embalagem eficaz ou falhas em sua confecção podem trazer uma série de prejuízos, tanto para a qualidade do produto quanto para os seus consumidores.

Quando não estão bem armazenados, os itens alimentícios podem sofrer deterioração antes do previsto, acumular micro-organismos e afetar a qualidade do produto. Para a indústria, é normal que esses problemas ocasionem devoluções e até multas pela vigilância.

Confira os principais problemas encontrados em indústrias de alimentos e bebidas e que podem afetar a comercialização dos produtos:

Proliferação de micro-organismos

A atmosfera presente dentro da embalagem de um alimento é igual à atmosfera terrestre, caso não receba nenhum tipo de tratamento. Ou seja, bactérias e micro-organismos continuam vivos ali, produzindo toxinas e degradando os alimentos.

Essa ação de micro-organismos afeta a vida do produto na prateleira, fazendo com que ele se torne perecível com maior rapidez.

Diminuição do tempo de prateleira

A presença de micro-organismos, além de diminuir a qualidade e a segurança do alimento, acelera o seu processo de degradação, o que diminui o tempo de prateleira do produto.

Sendo assim, quando há falhas nas embalagens, o tempo de prateleira reduz consideravelmente e pode gerar prejuízos em cadeia: desde o comerciante e o revendedor até mesmo à sua empresa.

Intoxicação alimentar

O cliente que consome um alimento em processo de degradação pode sofrer com intoxicações alimentares. Quando isso é detectado, é comum que os clientes peçam reembolso ou até mesmo façam denúncias sobre a qualidade dos seus produtos.

Pode haver retirada de lotes do mercado e a ocorrência de multas por parte da vigilância sanitária – que pode afetar também o comerciante.

Redução da qualidade do produto

A indústria alimentícia está sempre preocupada em oferecer o melhor produto. Contudo, quando há erros no processo de embalagens, é comum que haja perda do sabor, da textura e até da cor do alimento.

Além de afetar a qualidade oferecida, pode causar rejeição por parte do consumidor, que não vê ali um alimento saudável e apetitoso. Isso porque o produto, quando está na gôndola, é escolhido por seus atributos e qualidade, mas também pela apresentação visual. Ou seja, a embalagem corresponde a outro fator decisivo.   

Má reputação da marca

Quando o sabor e a textura são afetados, a sua experiência com o consumo se torna negativa, o que pode fazer com que ele deixe de consumir outros produtos da marca.

Essa é uma das maiores causas de reclamações e rejeições a uma marca. Hoje, com a tecnologia, essas informações se espalham cada vez mais rápido e são consideradas como decisivas para o cancelamento de um produto ou de uma empresa pelos clientes.

Como usar a tecnologia para a conservação dos alimentos

Diante desse cenário, a Messer vem investindo em soluções inovadoras para a conservação de alimentos, preservando a qualidade, o frescor, o sabor, a textura e a segurança.

Buscamos sempre novas tecnologias e aprimoramento de técnicas para que sua empresa possa oferecer produtos naturais, conservados e saudáveis aos consumidores.

Confira as três soluções mais usadas pelos clientes Messer que preservam alimentos de forma natural com o auxílio dos gases:

1 – Congelamento/resfriamento criogênico

O congelamento criogênico é feito em alta velocidade, garantindo que a água no interior e no exterior do produto congele ao mesmo tempo. Dessa forma, são evitados rompimentos de células, fazendo com que o alimento tenha a mesma qualidade depois de descongelado.

Essa forma de congelamento ou resfriamento mantém o frescor e o sabor dos alimentos, como se eles não tivessem sido congelados.

2 – Injeção de nitrogênio líquido

O nitrogênio é o gás mais frio do planeta em estado líquido, o que o torna perfeito para o resfriamento de alimentos. Ao ser injetado em um produto, o congelamento acontece quase instantaneamente, evitando a sua desidratação e a perda de nutrientes.

Essa técnica também evita o surgimento de cristais de gelo na superfície do alimento e pode ser aplicada em diversos alimentos combinando as tecnologias Messer em aplicações.

3 – Atmosfera modificada

A atmosfera modificada é feita por meio da injeção de gases dentro da embalagem. Assim, a atmosfera é alterada de modo a inibir a proliferação de bactérias e micro-organismos.

Assim, o processo de degradação é desacelerado, o que aumenta o seu tempo de prateleira. Além disso, o processo ajuda a diminuir e até mesmo excluir os conservantes da formulação, deixando o alimento mais fresco e saudável.

Conheça as soluções Messer de inovação na indústria de alimentos e bebidas

A Messer Gases Brasil é a maior empresa de gases de capital privado do mundo e, em mais de um século de história, vem desenvolvendo soluções inteligentes e tecnológicas para indústrias de diversos segmentos.

Para a conservação de alimentos, a empresa trabalha hoje com três soluções, sobre as quais você confere mais detalhes a seguir.

1 – Cryoserve

O Cryoserve é um sistema à base de nitrogênio líquido para congelamento e resfriamento de alimentos, desenvolvido pela Messer. Usando os equipamentos da linha, a sua indústria passa a ter processos mais produtivos, além de diminuir as perdas e garantir produtos com melhor controle de qualidade.

Essa técnica de congelamento preserva o frescor, o sabor e a cor dos alimentos e pode ser aplicada a uma série de produtos:

  • carnes e derivados;
  • laticínios;
  • peixes e frutos do mar;
  • refeições prontas;
  • massas;
  • produtos de panificação.

2 – Kryojector

O Kryojector é um equipamento desenvolvido pela Messer para a injeção de nitrogênio líquido na parte inferior dos misturadores de alimentos. Ele ocupa um espaço pequeno na indústria e pode ser instalado tanto em equipamentos novos quanto naqueles já existentes na empresa.

Com essa solução, a sua indústria evita desperdício, diminui o retrabalho e produz alimentos de maior qualidade. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos produtos, como:

  • nuggets;
  • hambúrgueres;
  • sopas;
  • molhos;
  • purês;
  • comidas para bebês.

3 – Gourmet

A Linha Gourmet é a solução da Messer em atmosfera modificada que inibe a deterioração natural dos alimentos, preservando a qualidade, o frescor, o sabor e a textura. Além disso, a linha traz benefícios para a distribuição dos produtos, que podem ser entregues com menos frequência e em distâncias maiores.

Fale com a Messer

Leve inovação e tecnologia para sua indústria. Com as soluções Messer, é possível melhorar a qualidade dos produtos embalados, aumentando o tempo de prateleira, e elevar sua posição no mercado como uma opção sustentável, natural e econômica.

Para conhecer melhor as nossas soluções para conservação de alimentos, entre em contato com o nosso time de especialistas.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos