Blog Messer

gas-para-corte-de-aço

Gás para corte de aço: conheça as soluções Messer para cada tipo de processo

As tecnologias para o corte do aço evoluíram nos últimos anos graças às novas tecnologias e ao aprimoramento das empresas que atuam na área. O corte a plasma e oxicorte são os métodos mais tradicionais, porém o corte a laser tem se mostrado uma alternativa de alta tecnologia e eficiência.

Independentemente da escolha e da necessidade da empresa, todos esses métodos têm em comum o papel central do gás para corte de aço.

Neste texto, a Messer apresenta qual é o papel dos gases no processo de corte de aço, os benefícios e as aplicações de cada procedimento e como comprar seus cilindros de forma segura por meio da Loja Messer. Confira!

O papel dos gases no corte de superfícies de aço 

O corte de aço utilizando gás é uma tecnologia que tem décadas de tradição e comprovação de estudos científicos. Independentemente do processo e do maquinário usado, é imprescindível o uso correto do gás auxiliar de corte. Isso porque o gás ideal varia de acordo com os materiais e as espessuras da peça a ser cortada.

Assim, a principal função do gás de corte é soprar os dejetos metálicos para fora, impedindo que eles se solidifiquem na superfície da peça cortada e formem rebarbas. Com isso, o resultado final é um melhor acabamento da peça.

Além disso, esse gás auxiliar trabalha para reduzir a zona afetada pelo calor, proteger o maquinário e acelerar a velocidade de corte.

Em geral, o oxigênio é o gás mais popular porque é utilizado para separar materiais de baixa liga e baixo carbono, além de cortar chapas metálicas com resultados precisos e com alta eficiência.

No entanto, o tipo de metal e o procedimento usado interferem significativamente em qual gás para corte deve ser usado. Dessa forma, a escolha correta é o ponto crucial para alcançar os melhores resultados.

Benefícios de utilizar gases para cortar aço

  • Aplicação ao corte de diversos materiais metálicos e espessuras;
  • Bom custo-benefício;
  • Possibilidade de automatização do processo, com uso de computadores e maquinário adequado;
  • Peças sem rebarbas;
  • Melhoria no acabamento;
  • Consegue arrefecer eficazmente a peça a ser processada;
  • Prolonga a vida útil do maquinário por conta da proteção das peças e dos compartilhamentos internos;
  • Maior velocidade de corte;
  • Otimização de todo o processo industrial.

Gás para oxicorte

O processo oxicorte é largamente utilizado no corte de metais na área da indústria. Para que ele seja realizado, é necessário que se saiba quais gases para oxicorte são utilizados nessa tarefa.

Assim, o procedimento é realizado por uma máquina cujo bico direciona o fluxo primário e secundário dos gases. Dessa maneira, para criar uma chama de oxicombustível, são necessários o oxigênio e outro gás combustível.

Os produtos da Messer abrangem todas as etapas necessárias para o processo de oxicorte. Nesse caso, os gases ideais para o processo são: acetileno, propileno, GLP, hidrogênio e gás natural.

Confira a seguir as características de alguns deles.

Acetileno

O acetileno é o gás com a temperatura de chama mais alta. Por esse motivo, a substância tem uma das velocidades de corte mais rápidas, o que a torna a mais utilizada no processo de oxicorte

Assim, é possível reduzir a área geral do metal afetada pelas altas temperaturas, o que diminui a quantidade de distorção no aço.

Propileno

O propileno é um gás liquefeito advindo do petróleo. Ele oferece um pico de temperatura de chama médio, mas pode compensar com um alto nível de liberação de calor no cone externo.

Gás para corte a plasma

O corte a plasma teve crescente demanda em relação ao oxicorte nos últimos tempos. Ele tem sido uma ótima opção para cortar todo tipo de material metálico, como aço inoxidável, aço carbono, materiais de ligas especiais, cobre, alumínio e ferro fundido.

Durante o processo, um gás pode ser transformado em plasma por um processo de aquecimento intenso. Assim, ele transita comportamentalmente entre dois estados da matéria: o gasoso, pois os átomos não estão em contato constante, e, simultaneamente, de forma parecida com os líquidos, considerando a capacidade de fluidez ao ser submetido a um campo elétrico e magnético.

Dessa forma, o corte pelo plasma é considerado um método térmico, ou seja, que utiliza o calor para derreter o metal em vez de cortá-lo de forma mecânica.

Durante o processo, os cortadores de plasma usam ar comprimido ou outros gases, como nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. À medida que o arco de plasma entra em contato com o metal, sua alta temperatura o derrete. Ao mesmo tempo, os gases de alta velocidade dispersam o metal fundido.

Entre algumas opções de gases para cortar aço com método de corte a plasma para a indústria, confira as soluções Messer mais adequadas.

Oxigênio

Qualidade e velocidade são garantias do uso de oxigênio na tocha de plasma. Esse gás vital se destaca pela eficiência e pela qualidade de corte dos demais gases também usados no método.

Ao usar plasma de oxigênio, o ar atua como um gás de proteção. Além disso, pode ser utilizado para corte de aço inoxidável e alumínio, embora produza uma superfície de corte mais áspera.

Nitrogênio

A utilização do nitrogênio é recomendada para cortadores de plasma de alta corrente. O gás apresenta excelente qualidade de corte para aço macio e inoxidável ou alumínio.

Sendo assim, o plasma de nitrogênio tem uma ótima afinidade com o CO2? como gás secundário, pois aprimora a velocidade do corte e confere mais vida útil às peças.

Argônio-hidrogênio

A mistura entre argônio e hidrogênio é usada, principalmente, para o corte de aço inoxidável e alumínio. Assim, é possível realizar um corte limpo, milimetricamente preciso e conservando uma superfície lisa.

A proporção mais utilizada é de, aproximadamente, 65% de argônio e 35% de hidrogênio. Um benefício dessa combinação eficiente é que ela também pode ser usada para goivagem a plasma em vários materiais.

Gás para corte a laser

A tecnologia mais avançada em relação ao corte de metais e não metais é o corte a laser. O processo pode ser aplicado a chapas de metal, como aço inoxidável, aço-carbono ou alumínio.

Assim, esses materiais são cortados com um raio laser de alta potência com o auxílio de um gás auxiliar, que pode ser nitrogênio, oxigênio e até mesmo ar comprimido. Cada um desses gases tem suas características, mas um objetivo em comum: remover o material fundido da região de corte.

Os benefícios do laser também chamam atenção de indústrias em várias partes do mundo pela velocidade do corte e pelos baixos níveis de desgaste das ferramentas.

Confira alguns gases e suas aplicações no corte a laser.

Corte a laser com oxigênio

O corte a laser precisa de um gás auxiliar para funcionar. Dessa forma, o oxigênio é a substância mais utilizada para separar aços macios e carbono.

Durante o processo, a reação entre oxigênio e metal cria energia adicional na forma de calor suficiente para o corte, promovendo uma finalização mais precisa e de alta qualidade.

Corte a laser com nitrogênio

Ao optar por gás não reativo (inerte) como auxiliar, o nitrogênio é o mais escolhido. A aplicação é útil para o corte de aços inoxidáveis, alumínio e ligas. O material é derretido apenas pela potência do laser e, diferentemente do corte com oxigênio, os gases inertes não reagem com o metal fundido e nenhum calor adicional é gerado.

O uso adequado dos gases de corte, como o nitrogênio na indústria, interfere diretamente no lucro e no sucesso das operações. Por isso, consultar uma empresa especializada em gases é uma etapa imprescindível para garantir a entrega dos melhores materiais. 

Benefícios de comprar gases com a Messer

A Messer Gases é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases do mundo. O grupo é certificado nos Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001, ou seja, os produtos que oferecemos têm a garantia de sustentabilidade mantendo o alto nível de qualidade.

Para quem trabalha no setor de soldagem e corte, a Messer tem expertise de décadas para conferir as melhores soluções de gases para o corte de metais, alumínios e outros materiais.

Entre os principais benefícios de comprar com a Messer Gases Brasil, destacamos:

  • portfólio completo de gases especiais, industriais e medicinais;
  • produtos com certificado de qualidade;
  • cuidado em cada processo, desde a criação das soluções até a entrega do produto ao cliente;
  • soluções personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa;
  • serviços Messer de consultorias e treinamentos para equipes;
  • compra por telefone, presencialmente e em e-commerce;
  • acompanhamento completo de pedidos, faturas e emissão de documentos por meio do site.

Conheça nossos produtos para corte e soldagem

Dúvidas? Fale com os consultores da Messer

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos