Blog Messer

como-resolver-problemas-de-rendimento-no-processamento-de-proteínas

Entenda como resolver problemas comuns de rendimento no processamento de proteínas

Indústrias que trabalham com proteínas processadas podem ter muitos problemas que prejudicam o rendimento final do produto. A proteína pode sofrer com perda de peso por evaporação e aderir a uma esteira transportadora, por exemplo.

Esses tipos de problemas crônicos de rendimento podem resultar em:

– Perda de produção, levando diretamente à redução do faturamento.

– Qualidade menos consistente e maiores taxas de refugo/retrabalho.

– Ingredientes de maior peso na entrada para garantir um peso final adequado após a perda devido à evaporação., elevando os custos de insumo.

Felizmente, com alguns ajustes é possível viabilizar a produção de forma que perdas no rendimento do produto sejam praticamente nulas, otimizando a produção.

Confira algumas dicas a seguir.

Principais causas dos problemas de rendimento nos processadores de proteínas

Um membro da equipe Messer que trabalha com otimização de processos em indústrias de proteínas processadas fez uma observação:

“A primeira coisa que procuro ao avaliar o rendimento é o líquido no chão ou, se for uma indústria de cozimento, o vapor escapando para o teto”.

Com as dicas do nosso especialista, listamos abaixo as causas comuns dos problemas de rendimento.

Quais são as razões comuns para a perda percentual de rendimento no processamento de proteínas?

  1. Processamento ineficiente de ingredientes in natura: qualquer perda de rendimento durante o processamento de ingredientes in natura representa perda percentual, fazendo com que seja necessário utilizar insumos maiores para manter o peso do produto final.
  2. Proteínas cozidas: após o cozimento, qualquer tempo que um produto proteico permanece quente é fator de risco de perda de umidade via vapor ou perda por gotejamento, reduzindo o rendimento.
  3. Congelamento Individual Rápido (IQF): se o rendimento do IQF for perdido (por exemplo, de produto grudado um no outro ou na esteira transportadora), é necessário utilizar um produto extra nos equipamentos para criar uma margem de segurança contra embalagens com peso abaixo ou acima do normal.
  4. Produtos pequenos ou com molho aderidos às esteiras transportadoras: produtos desfiados, em cubos, em tiras ou com molhos podem facilmente grudar nas esteiras, reduzindo o rendimento.

Estratégias e ações para identificar problemas de rendimento de proteínas

Identificar um problema de rendimento é sempre o primeiro passo para resolvê-lo. Portanto, além de simplesmente procurar por água no chão da fábrica ou vapor em demasia, recomendamos uma série de opções para ajudar a detectar esses problemas.

  1. O CEP (Controle Estatístico de Processo) pode ser usado para identificar problemas de rendimento em processos de mistura e dosagem, com um ROI variando de 20% a 30%.
  2. Os sistemas de relatórios de balanço de massa podem ajudar a rastrear e identificar a perda de produtos em toda a linha de produção.
  3. O rastreio e a análise das principais métricas (por exemplo, conteúdo proteico, flutuação de peso e  conteúdo de água) durante todo o processamento podem ajudar a contabilizar a variação da matéria-prima.

Avalie o software do sistema de controle para encontrar uma abordagem que possa proteger a qualidade sem sacrificar a velocidade.

Como as indústrias de proteínas processadas podem resolver problemas comuns de rendimento?

Uma vez identificado um problema, o que fazer? As melhorias podem ser buscadas por dois caminhos relacionados.

Em primeiro lugar, melhorias nos processos podem ajudar a garantir que as melhores práticas sejam seguidas.

Em segundo lugar, as indústrias podem investir em novas capacitações técnicas que ajudem a resolver as causas fundamentais por trás dos problemas de rendimento. Por exemplo, a experiência da Messer na implementação de criogenia no processo produtivo de proteínas mostrou resultados significativos.

Como a criogenia ajuda processadores de proteína a melhorarem o rendimento

Se as experiências passadas com o congelamento mecânico se mostraram insatisfatórias, agora é um ótimo momento para explorar as capacidades das mais recentes soluções criogênicas para a produção de proteínas.

As tecnologias criogênicas de processamento de alimentos podem ser rentáveis, são altamente escaláveis e podem ajudar a melhorar o rendimento, tanto de grandes quanto de pequenas instalações de processamento.

Em cada uma das aplicações descritas abaixo, as soluções criogênicas de resfriamento e congelamento podem melhorar o rendimento do produto, ao mesmo tempo em que oferecem outros benefícios. 

Exemplos de aplicações de aumento de rendimento de proteínas para criogenia Messer

Equipamentos criogênicos

Equipamentos criogênicos, como gabinetes para produções em batelada, túnel contínuo modular, tuneis espirais e os sistemas de imersão, podem resfriar um produto cozido muito mais rapidamente do que um sistema de resfriamento mecânico tradicional, proporcionando resultados gerais melhores em muitos contextos.

Além disso, o congelamento rápido ajuda a reter a umidade ao resfriar o produto e reduzir a perda de vapor e gotejamento. Os sistemas criogênicos Messer podem realizar um congelamento total ou podem ser instalados antes de um sistema mecânico atual para melhorar seu funcionamento.

Equipamentos de crust freezing (congelamento de superficie)

Os equipamentos criogênicos para congelamento de superfície ajudam a resfriar rapidamente os produtos proteicos após o cozimento.

A perda rapida de temperatura é importante porque aumenta a retenção de umidade, reduz o acúmulo de gelo em freezers mecânicos, limita a aderência da correia transportadora e estabiliza o produto para reduzir as taxas de produtos deformados.

Equipamentos criogênicos para congelamento de superfície IQF

Os equipamentos criogênicos para congelamento de superfície rápida IQF melhoram a precisão geral do processamento IQF, reduzindo a junção e a aglomeração dos produtos.

Além disso, o processamento de produtos IQF de maior qualidade garante um peso mínimo de proteção na embalagem final, melhorando o rendimento ao mesmo tempo que garante um produto final confiável.

Outro benefício é que o congelamento preciso do IQF também ajuda a reduzir o dispendioso retrabalho ou refugo nos processos seguintes da linha de produção.

Resfriamento da superfície externa de um produto

O resfriamento de uma camada fina da superfície externa de um produto também pode aumentar o rendimento, estabilizando-o pós-marinação ou injeção.

Essa superfície forma uma camada-limite a fim de evitar a perda de rendimento dos produtos que são prensados a uma espessura consistente ou que são empurrados para o porcionamento.

Resfriamento com sistema de injeção de N2 e CO2

O resfriamento com sistema de injeção de nitrogênio ou dióxido de carbono pode garantir que os ingredientes alcancem consistentemente temperaturas ideais durante as operações de mistura, possibilitando um produto melhor formado.

O controle de temperatura preciso do produto no misturador reduz o retrabalho, limita a perda por meio da aderência à máquina formadora e, por fim, aumenta o rendimento.

A melhoria das operações de conformação pode reduzir o retrabalho e a perda de produto, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade.

Resfriamento e congelamento crio-assistido

O resfriamento e o congelamento crio-assistido podem não apenas melhorar o rendimento, mas também aumentar a produção geral.

Em freezers mecânicos, a umidade nas bobinas de refrigeração muitas vezes exige que a produção seja reduzida (ou que a temperatura do freezer seja aumentada) para acomodar o degelo da bobina.

Em alguns casos, o degelo representa 1-2 horas por dia de produção perdida. O pré-tratamento criogênico pode reduzir a necessidade de descongelamento de bobinas.

Melhore a sua produção de proteínas processadas com as soluções da Messer

Se você tiver interesse em uma discussão mais detalhada sobre como melhorar seus recursos de processamento de proteínas usando criogenia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Temos décadas de experiência na indústria de processados e congelados, e a avaliação de suas instalações e seus processos é uma ótima maneira de iniciar o caminho para melhorar o rendimento do produto.

Conheça a Loja Messer!

Loja Messer é a nossa loja virtual.

Por lá, além de fazer pedidos com a possibilidade de diferentes formas de pagamento, você pode consultar quais cilindros Messer estão em sua posse, atualizar seu cadastro, conferir faturas e boletos, atualizar os níveis do tanque e entrar em contato conosco para atendimento e solicitações de assistência técnica.

Buscar

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas do nosso time de conteúdo

Categorias

Categorias

Alguma dúvida? Pergunte ao nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!    Contate-nos