O gás argônio é da família dos Gases Nobres (Grupo 8A), monoatômico, inodoro e com baixíssima reatividade química.
Esse gás é um dos mais utilizados na indústria pois está presente em diversos processos, como:
- soldagem ao arco elétrico
- marcação de chapas com o processo de corte plasma
- resfriamento de lâmpadas de alta intensidade
- utilização em analisadores
- desgaseificação na fundição do alumínio
- aplicações de soldagem Laser
- vidros de parede dupla
- atmosfera inerte em materiais sensíveis à oxidação.
Neste artigo, você vai conhecer as principais características do gás argônio e suas utilidades na indústria.
Conheça as principais características do gás argônio
O argônio é o gás nobre mais abundante do planeta. Cerca de 0,93% do ar que respiramos é composto por ele. Em temperatura ambiente, ele é incolor, inodoro e insípido.
Composição química
Por ser um gás nobre, ele não pode ser formado por reações químicas e apenas é retirado de onde se encontra presente. O argônio é representado pelo símbolo Ar, seu número atômico é 18 — apresenta 18 prótons e 18 elétrons — e a sua massa atômica é 40 u.
Nome
A palavra argônio vem do grego árgon, que significa preguiçoso ou inativo. Esse nome foi escolhido para o gás por ser pouco reativo ou quimicamente inerte — não forma compostos estáveis em temperatura ambiente.
Estado
Em temperatura ambiente, o argônio encontra-se na forma gasosa. O seu ponto de fusão é -189,34 °C, e o de ebulição, -185,84 °C. O ponto de oxidação do argônio é 0 °C.
Toxicidade
Mesmo em altas concentrações, o argônio não é um gás tóxico, diferentemente de outros gases, como o dióxido de carbono (CO2).
Obtenção
Em condições naturais, o argônio é obtido por meio do isótopo de 40K (potássio), do qual se desprende e migra para a natureza. Já em ambiente industrial, ele pode ser obtido por liquefação e destilação fracionada do ar.
Quais são as aplicações do gás argônio na indústria?
As características do argônio permitem que ele seja utilizado em muitas situações, principalmente em atividades industriais. A seguir, conheça as suas principais aplicações.
Soldagem MIG/MAG
Por ter ação anticorrosiva, o argônio é ideal para ser usado como gás de proteção em processos de soldagem.
Para soldagem MIG/MAG e TIG, o argônio pode ser usado tanto em sua forma pura como em misturas com o CO2, He ou O2.
Ele é utilizado na fase gasosa para proteger a poça de fusão (metal líquido), além de servir como condutor dos elétrons uma vez ionizado.
Além disso, também é utilizado em processo de purga para evitar a oxidação pelo ar atmosférico na soldagem dos passes de raiz e reforço de tubulações de aço inoxidável e vasos de pressão.
Pode ser usado também como gás de arraste na soldagem de aços inoxidáveis para evitar/diminuir o uso de ácidos para limpeza e passivação do cordão de solda e zona termicamente afetada após a soldagem.
A escolha depende do material a ser soldado:
- puro ou em misturas com hélio: usado para soldagem de alumínio, cobre, níquel, metais reativos e suas ligas
- em misturas com CO2: usado na soldagem de aços ao carbono e de baixa liga e em ligas de aço inoxidável
- em misturas com O2: indicado para soldagem de ligas de aço inoxidável
Soldagem TIG
O argônio também é o mais indicado para a soldagem TIG, processo que acontece entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão, que possui proteção gasosa.
Para esse tipo de soldagem, ele pode ser utilizado tanto puro como em misturas. Assim como na soldagem MIG/MAG, na TIG a escolha depende do material a ser soldado:
- puro: indicado para soldar aços inoxidáveis austeníticos, duplex, superduplex, ferríticos e muito ligados
- em mistura com He: indicado para todos os casos em que é possível usar somente o gás puro e ainda para a soldagem de ligas de níquel
- em mistura com N2 ou em mistura com He e N2: utilizado como gás de proteção em soldas de aços inoxidáveis duplex e superduplex
Outras aplicações
Além de ser utilizado como gás de proteção nos processos de soldagem, o argônio é aplicado em outros processos industriais. Confira, a seguir, os principais exemplos.
Fabricação de lâmpadas
As lâmpadas fluorescentes são acionadas pela ionização dos átomos de argônio. Já as incandescentes usam o argônio para evitar a oxidação do filamento de tungstênio. Nas lâmpadas neon, o argônio também é utilizado, geralmente em misturas com outros gases.
Laser para medicina
Em cirurgias oftalmológicas, o argônio é aplicado em forma de laser para coagular tecidos e recuperar lesões. O laser de argônio também é utilizado em procedimentos odontológicos.
Preservação de vinhos
Apesar de não ser muito difundida, essa aplicação do argônio ajuda a manter conservadas as bebidas, mesmo depois de as garrafas estarem abertas.
Funciona assim: um mecanismo injeta o gás na bebida para que ela não entre em contato com o oxigênio e, assim, mantenha as suas propriedades.
Conservação de oxidáveis
Além do vinho, o argônio pode ser utilizado para a conservação de muitos materiais, inclusive em peças mantidas em museus. Por ser quimicamente inerte, ele protege as superfícies das substâncias ativas que promovem a oxidação.
Gás argônio: onde comprar?
A Messer é a maior empresa de capital fechado do segmento de gases do mundo, com atuação na Europa, na Ásia e nas Américas.
Trabalhamos com uma série de gases que são utilizados por indústrias de vários setores para manter a competitividade, reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e ganhar produtividade.
O argônio é um dos gases que fazem parte das nossas soluções e está disponível tanto em sua forma pura como em misturas, em cilindros de 10 a 50 litros.
Loja Messer
Na nossa Loja Messer, você pode comprar gases industriais e equipamentos com rapidez e praticidade.
Além disso, através da Loja Messer nossos clientes têm algumas facilidades, como:
- acompanhar o andamento das suas compras
- emitir segunda via de boletos e notas fiscais
- conferir e quitar dívidas e muito mais!
Visite nosso site ou fale conosco pelo número 0800-725-4633.